Requisitos de Sustentabilidade
Compromisso da Cemig com a sustentabilidade e a visão de um mundo mais próximo por meio de boas práticas.
Em 2019, a Cemig iniciou uma revisão do processo da Cadeia de Suprimentos. O Projeto incluiu revisão dos requisitos para qualificação dos fornecedores, incluindo requisitos de sustentabilidade. Outra novidade foi que a Empresa passou também a realizar auditorias externas em direitos humanos. A disseminação de práticas sustentáveis foi mais uma etapa deste processo que se materializou por meio das cartilhas a seguir
A Cemig, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e em alinhamento com a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) e os “Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre as Empresas e Direitos Humanos”, disponibiliza a Cartilha de Assédio Moral e Sexual para seus fornecedores.
A Cemig combate e condena qualquer forma de assédio moral e sexual. A Cartilha visa disseminar junto aos seus fornecedores e prestadores de serviços, orientações para impedir ou mitigar impactos adversos que estão ligados ou não às suas operações, produtos ou serviços. A empresa respeita e apoia a proteção aos direitos humanos, reconhecidos internacionalmente em sua área de influência, buscando certificar-se de que não é cúmplice em abusos e violações dos direitos humanos.
Clique aqui para fazer o download da cartilha.
A decisão de crescer em harmonia com o meio ambiente e com as pessoas por uma gestão econômica eficiente sempre foi a base de ação da companhia. A sustentabilidade nunca foi uma utopia para a Cemig. Ela é, sim, um grande desafio, um caminho de superações.
Não se trata apenas de processos, mas de posturas, de respeito, de valores, de escolhas – sempre em prol de uma sociedade mais justa e equilibrada. Esse é um valor e uma missão essenciais para a Cemig.
Por isso, a companhia é referência em sustentabilidade no mercado. Ano após ano, a Cemig figura nas posições mais altas dos diversos índices globais de empresas que melhor gerenciam os fatores econômicos, ambientais e sociais.
No pilar ambiental, a matriz energética da Cemig é 100% limpa, contando com usinas hidrelétricas, solares e eólicas. No âmbito social, vários programas levam educação e eficiência energética a cidades, comunidades rurais, escolas, hospitais e outros setores da sociedade. Somado a isso, a Cemig é a maior patrocinadora da cultura em Minas Gerais, promovendo grandes expressões artísticas e iniciativas relevantes que levam entretenimento e conhecimento à população.
Clique aqui para mais informações sobre o ODS
A cartilha ODS 8 visa promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo. O trabalho decente para todos. Priorizar a ODS 8 é trabalhar para eliminar o trabalho forçado e infantil. É eliminar qualquer tipo de discriminação no emprego. É apoiar a liberdade de associação e pagar salário digno a todos os empregados.
Clique aqui para fazer o download.
A cartilha ODS 13 versa sobre o compromisso da Cemig em promover a responsabilidade socioambiental como fator primordial de suas ações, dentro das quais a preservação da natureza é vital para o desenvolvimento sustentável.
do planeta. Clique aqui para fazer o download da ODS 13.
A Cartilha trata da gestão e gerenciamento ambientalmente adequado de resíduos, por parte da Companhia.
Clique aqui para fazer o download da Cartilha.
Esta cartilha tem como objetivo apresentar aos fornecedores da Cemig as atividades relacionadas à vegetação, propiciando o entendimento de que é possível relacioná-las a indicadores como Saúde e bem-estar (ODS 3), Cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), Ações contra a mudança global do clima (ODS 13) e Vida terrestre (ODS 15).
Clique aqui, para fazer o download.
O objetivo central deste guia é consolidar orientações práticas para que as empresas,
especialmente do setor elétrico-energético brasileiro, implementem a Devida Diligência
em Direitos Humanos (DDDH), ferramenta prevista nos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos (POs) da Organização das Nações Unidas (ONU) e proativamente
identifiquem e tratem os impactos aos direitos humanos relacionados às suas atividades e operações (UN OHCHR, 2018).
Clique aqui, para fazer o download.
O objetivo deste Toolkit é consolidar orientações práticas sobre a Devida Diligência em
Direitos Humanos (DDDH) para pessoas gestoras de empresas do setor elétrico-energético
brasileiro, considerando especialmente o seu poder de influência na tomada de decisão sobre o tema.
Clique aqui, para fazer o download.
O objetivo desta Cartilha é consolidar orientações práticas sobre como a Abordagem Baseada em Direitos Humanos (ABDH) pode ser incorporada em Avaliações de Impactos Ambientais (AIAs). O público-alvo principal dessas orientações são as pessoas das áreas de
Sustentabilidade, Responsabilidade Social Corporativa e Meio Ambiente, bem como outros profissionais das empresas que participam, de alguma forma, dos processos de licenciamento ambiental conduzidos no setor elétrico-energético
brasileiro.
Clique aqui, para fazer o download.
Com o objetivo de disseminar as melhores práticas de sustentabilidade a Cemig disponibilizou cursos gratuitos no site de sua Universidade Corporativa.
Clique aqui para acessar a plataforma de cursos da Univercemig.