APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cadastro de Empresa Nacional

.Sejam bem-vindos ao Cadastro de fornecedores da Cemig. Buscamos empresas com desempenho qualificado, boa reputação e que atuam com responsabilidade e sustentabilidade!

Leia atentamente as instruções e documentos abaixo e saiba como se tornar um fornecedor ou atualizar o seu cadastro. É de extrema importância a leitura dos nossos documentos a fim de que, sua empresa conheça os procedimentos para o processo de cadastramento ou atualização.

Em “ANEXOS” estão todas as orientações sobre como se cadastrar, modelos dos nossos documentos, instrução de cadastro, lista de grupos de materiais e serviços, formulário de seleção de grupos, passo a passo para inserir documentos em nosso sistema e logo abaixo nosso “guias rápido” que te auxiliarão de forma mais explicativa sobre alguns temas como: balanço, como atualizar seu cadastro, cadastro novo, como enviar as declarações dentre outros.

Para nós é um prazer ter você como fornecedor.

Nosso horário de atendimento 

08:00 às 12:00.

14:00 às 17:00.

Apenas pessoas jurídicas podem se cadastrar a fim de participarem de processos licitatórios de compras (material ou serviço) na Cemig.

Nosso processo é composto pelo cadastro básico e cadastro complementar.  O Primeiro passo para uma empresa que ainda não possui cadastro básico, é encaminhar o formulário de cadastro que encontra-se nos anexos abaixo para download para o e-mail: cadastrocemig@cemig.com.br

Após o envio do formulário para o e-mail cadastrocemig@cemig.com.br   será criado o seu código de fornecedor e então, sua empresa entrará na etapa do cadastro complementar, este processo é feito por meio do nosso sistema de tráfego de documento que se chama: GEDEX. Sua empresa receberá por e-mail o login e senha do GEDEX para envio da documentação complementar. Para saber quais são os documentos complementares – clique aqui.

Recebemos toda a nossa documentação complementar exclusivamente pelo GEDEX e todo o passo a passo sobre o sistema também encontra-se nos anexos abaixo para download.

Tendo em mãos o login e senha do GEDEX, segue o link do sistema:

GEDEX – Portal (cemig.com.br)

A atualização de cadastro é exclusiva para empresas que já possuem o cadastro básico e os documentos são: – clique aqui.

Se sua empresa possui o cadastro básico, mas ainda não tem o acesso ao sistema GEDEX, ou deseja o encaminhamento de nova senha, solicite o mesmo por meio do e-mail: cadastrocemig@cemig.com.br com o envio do CNPJ e Razão social.

Para saber quais são os documentos que estão vencidos, sua empresa pode acessar a área restrita do GEDEX.  Siga o passo a passo de visualização dos documentos vencidos. clique aqui.

Lembre-se de que o setor de cadastro de fornecedores, não recebe documentos complementares por e-mail. Toda esta documentação é recebida exclusivamente pelo GEDEX.

Tendo em mãos o login e senha do GEDEX, segue o link do sistema:

GEDEX – Portal (cemig.com.br)

Não é necessário compactar arquivos para envio no GEDEX, exceto quando a empresa deseja inclusão de vários grupo de material e/ou serviço para análise, neste caso, os arquivos devem ser encaminhados exclusivamente na extensão .ZIP, caso sua empresa encaminhe arquivos em outra extensão, serão reprovados. 

O GEDEX é o nosso sistema de envio de documentos, e a senha é gerada automaticamente quando solicitado o reenvio para o nosso e-mail: cadastrocemig@cemig.com.br ou no caso de cadastro básico quando o fornecedor recebe o primeiro acesso.

Quanto a senha do Portal de Compras, a mesma é encaminhada pela equipe de cadastro da Cemig, quando se conclui o cadastro complementar e o CRC é encaminhado ao fornecedor e na situação de reenvio de senha para empresas que já possuem acesso. 

AVISO: a senha do GEDEX NÃO é a mesma do Portal de Compras. Para mais informações e solicitações, entre em contato no e-mail: cadastrocemig@cemig.com.br.

Os protocolos no GEDEX são atendidos por ordem de chegada e o prazo de atendimento encontra-se em nossa instrução de cadastro, nos anexos abaixo para download.

A prioridade no atendimento ao protocolo do GEDEX se dá caso sua empresa já esteja cadastrada na Cemig como fornecedora e tenha interesse em participar de um processo licitatório da semana.

Para tanto basta encaminhar um e-mail para cadastrocemig@cemig.com.br com Razão Social, número da licitação e data da mesma, que terá o atendimento priorizado por nossa equipe de analistas.

Tendo em mãos o login e senha do GEDEX, segue o link do sistema:

GEDEX – Portal (cemig.com.br)

 

Se sua empresa possui o cadastro básico, mas ainda não tem o acesso ao sistema GEDEX, ou deseja o encaminhamento de nova senha, solicite o mesmo por meio do e-mail: cadastrocemig@cemig.com.br com o envio do CNPJ e Razão social.

Tendo em mãos o login e senha do GEDEX, segue o link do sistema:

GEDEX – Portal (cemig.com.br)

Para fornecedores que já possuem o acesso ao GEDEX, a qualquer tempo, podem consutar o seu “STATUS”, ou seja, quais documentos estão vencidos. Basta clicar no lik abaixo onde se encontra o passo a passo de como visualizar a documentação vencida. clique aqui.

Tendo em mãos o login e senha do GEDEX, segue o link do sistema:

GEDEX – Portal (cemig.com.br)

A senha do portal de compras é enviada apenas para fornecedores cadastrados na Cemig.

No caso de fornecedores novos que estão em processo de envio de documentação complementar, a senha só será encaminhada após a análise e aprovação de todos os documentos.

No caso de fornecedores já cadastrados na Cemig, a senha poderá ser reenviado caso não haja troca de e-mail, mas se o fornecedor desejar o envio para outro e-mail, deve ser encaminhada a Declaração de Acesso ao Portal juntamente com o contrato social ou procuração de quem assina pelo  GEDEX para a alteração e reenvio. A solicitação de reenvio de senha, e verificação do e-mail cadastrado, pode ser feita através do e-mail: cadastrocemig@cemig.com.br

AVISO: a senha do GEDEX NÃO é a mesma do Portal de Compras. Para mais informações e solicitações, entre em contato no e-mail: cadastrocemig@cemig.com.br.

Se a empresa já possui cadastro na Cemig e deseja incluir grupo de material e/ou serviço em seu cadastro, deve primeiramente verificar nossa lista de grupos de material e/ou serviço que encontra-se em nossos anexos abaixo para download e encaminhar a documentação correspondente do grupo que deseja, pelo GEDEX.

Junto à documentação, deve ser enviado o número do(s) grupo(s) por meio do  formulário de dados técnicos que encontra-se em nossos anexos abaixo para download.

A empresa encaminhará no item 01 do GEDEX o formulário de dados técnicos ( com a identificação do número dos grupos) e no item 07 a documentação técnica corresponde aos mesmos.

O prazo de atendimento do cadastro complementar caso todos os documentos sejam aprovados no GEDEX, será à partir de 5 dias úteis. Analisamos apenas 5 grupos por protocolo e acima de 5 grupos de serviço e/ou de material encaminhados no GEDEX, serão estendidos o seu período de análise para um prazo superior de 5 dias úteis, lembrando que os documentos técnicos, devem ser separados por grupo por pasta compactadas (do tipo ZIP) para facilitar a análise técnica. Para cada 5 grupos um novo protocolo com a identificação do número do grupo de material e/ou serviço que se pretende cadastrar deve ser obrigatoriamente criado no GEDEX. Se o fornecedor tiver tido documentos reprovados quando das etapas indicadas acima, o prazo de atendimento deverá ser reiniciado. Não recebemos documentos em pastas compactadas do tipo RAR.

O prazo de atendimento do cadastro complementar  caso todos os documentos sejam aprovados no GEDEX, é de 5 dias úteis. Se o fornecedor tiver tido documentos reprovados quando das etapas indicadas acima, o prazo de atendimento deverá ser reiniciado.  Além disso, protocolos acima de 5 grupos de serviço e/ou de material encaminhados para análise, serão estendidos o seu período de análise para acima de 5 dias úteis.

A emissão do CRC ( certificado de registro cadastral) é condicionada a atualização do cadastro e emitido e encaminhado exclusivamente por nossos analistas de cadastro através de e-mail.

Se a empresa está com o cadastro atualizado e deseja reenvio do CRC, basta solicitar para o e-mail cadastrocemig@cemig.com.br  encaminhando a razão social e CNPJ.

 

Para cadastro ou alteração de dados bancários de fornecedor cadastrado, ressalvados os casos de trava de domicílio bancáriobasta encaminhar o comprovante bancário com CNPJ e Razão Social : cadastrocemig@cemig.com.br e solicitar o mesmo.

Se a empresa possuir matriz e filial cadastradas na Cemig recebendo por mesma conta, deve ser feito o procedimento de “Direcionamento de Pagamento” que encontra-se em nosso Guia rápido ou clicando abaixo.  clique aqui.

 

Para solicitar a trava de domicílio bancário, o Fornecedor deverá providenciar o envio da Carta de Solicitação de Travamento de Domicílio Bancário de Fornecedores, clique aqui, baixe, preencha e assinar, encaminhando para o e- mail cadastrocemig@cemig.com.br. A CEMIG emitirá a resposta, por meio de Declaração de trava de domicílio bancário, no prazo de até 05 dias úteis.