APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Voluntariado empresarial

.Programa de incentivo ao trabalho voluntĂĄrio dos profissionais empregados, com o objetivo de promover a solidariedade e o bem-estar para as comunidades.

O Voluntariado empresarial Ă© uma iniciativa de responsabilidade social das empresas que visam incentivar e apoiar açÔes voluntĂĄrias de seus profissionais em benefĂ­cio da sociedade. TambĂ©m Ă© reconhecido no mundo corporativo como uma importante ferramenta para melhoria do clima organizacional e desenvolvimento de habilidades. Nesse contexto, a Cemig conta com o Programa VocĂȘ – Voluntariado Cemig, que engloba diversas açÔes para incentivar e apoiar o envolvimento dos empregados em atividades voluntĂĄrias.

O Programa VocĂȘ, tem como finalidade estimular e difundir a solidariedade e o trabalho voluntĂĄrio da força de trabalho, a fim de promover o desenvolvimento humano e contribuir com o bem-estar das comunidades onde atua. A PolĂ­tica de Voluntariado Empresarial da Cemig Ă© o instrumento norteador da prĂĄtica do serviço voluntĂĄrio e a Instrução de Serviços especĂ­fica estabelece as regras de execução e as diretrizes a serem seguidas pelos participantes do VocĂȘ.

Estruturado para potencializar as açÔes do voluntariado em curso, cuja trajetĂłria migra gradativamente do assistencialismo Ă  cidadania participativa e Ă  transformação social, a Empresa vem investindo em projetos que beneficiam jovens de comunidades, alunos de escolas pĂșblicas e mulheres em situação de risco social. Destacamos alguns dos projetos realizados pelo Voluntariado Empresarial em parceria com a EficiĂȘncia EnergĂ©tica e com a Junior Achievement, instituição sem fins lucrativos, como exemplo:

Miniempresa

Proporciona aos estudantes de escolas pĂșblicas, o conhecimento e a experiĂȘncia prĂĄtica em economia e negĂłcios por meio da organização e operação de uma miniempresa. Os alunos aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Ao final do projeto Ă© realizado uma feira que reĂșne os participantes em um evento voltado para a venda dos produtos desenvolvidos pelos prĂłprios alunos durante o projeto, e posteriormente se encerra com um evento de formatura.

Neste projeto destacamos a “Miniempresa Econudos”. A Cemig, por meio do Voluntariado Empresarial, forneceu desde o investimento financeiro atĂ© a mentoria dos projetos com voluntĂĄrios treinados. Os alunos da “Econudos” receberam quatro dos sete prĂȘmios distribuĂ­dos (Top Inovação, Top Socioambiental, Miniempresa Destaque e Desafio Nexa), e representaram o Brasil no COY, evento da Junior Achievement, que escolhe as 20 melhores miniempresas das AmĂ©ricas. O evento ocorreu na RepĂșblica Dominicana no mĂȘs de novembro de 2019, onde trĂȘs alunos da Escola Estadual Mauricio Murgel estiveram presentes na competição.

Mulheres Empreendedoras

É uma iniciativa de fomento ao empreendedorismo que tem como finalidade desenvolver o espírito empreendedor de mulheres em situação de vulnerabilidade social, estimulando a criação de sua própria empresa e melhora da autoestima.

Atitude Pelo Planeta

Desenvolve conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentĂĄvel e Ă  sustentabilidade, com objetivo de atingir equilĂ­brio social, ambiental e econĂŽmico, preservando os recursos do planeta para o futuro.

As Vantagens de Permanecer na Escola

O foco é a conscientização dos adolescentes sobre a importùncia e os benefícios de continuar os estudos, fornecendo informaçÔes educacionais e apresentando opçÔes de carreira.

Vamos falar de Ă©tica

Proporciona aos jovens estudantes reflexÔes sobre os benefícios de uma conduta ética em suas vidas pessoal e profissional, contribuindo para a melhor compreensão de seu papel como cidadãos.

Desafio da Energia

O objetivo Ă© encontrar soluçÔes inovadoras para um desafio especĂ­fico de energia, voltado para o mundo dos negĂłcios, que devem ser solucionados pelos alunos/ participantes, organizados em equipes, por meio de uma experiĂȘncia intensa.

Empreenda com Energia

O programa tem como objetivo estimular os jovens a se tornarem protagonistas sociais e descobrirem formas de empreender em soluçÔes de eficiĂȘncia energĂ©tica.

Historicamente, com a participação efetiva dos empregados, a Empresa sempre realizou açÔes de voluntariado, com campanhas pontuais, de apoio Ă s organizaçÔes da sociedade civil ou decorrentes de catĂĄstrofes naturais, bem como desenvolve açÔes de abrangĂȘncia social, definidas pela AgĂȘncia Nacional de Energia ElĂ©trica – Aneel, ĂłrgĂŁo regulador do setor elĂ©trico. Destacamos alguns dos projetos:

AI 6% – Formando CidadĂŁos

O AI 6% Ă© uma das açÔes corporativas consagradas pelos empregados com forte impacto social. Amparado pela Lei Federal 8069/1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Programa visa incentivar empregados da Cemig a repassar atĂ© 6% do seu imposto de renda devido aos Fundos da InfĂąncia e da AdolescĂȘncia (FIA). Implantado em 2000, o AI 6% busca, tambĂ©m, incentivar o trabalho voluntĂĄrio de empregados nas instituiçÔes apoiadas pelo Programa.

Dia V

O “Dia V” Ă© a comemoração do Dia do Voluntariado. As açÔes realizadas pela Cemig para celebrar essa data propiciam aos moradores das comunidades uma sĂ©rie de benefĂ­cios gratuitos, como emissĂŁo de carteira de trabalho e de identidade, atendimento mĂ©dico, oftalmolĂłgico, orientaçÔes sobre saĂșde bucal, bazar, oficina de beleza, orientação jurĂ­dica, profissional e empreendedora, alĂ©m de circuito de brincadeiras para as crianças.

O evento Ă© realizado sempre no Ășltimo domingo do mĂȘs de agosto, e tem como finalidade a mobilização e o incentivo Ă  realização de açÔes solidĂĄrias, que acontece anualmente em uma comunidade previamente selecionada pela equipe coordenadora. Essa mobilização acontece desde 2001 sob a coordenação geral da Cemig SaĂșde em parceria com vĂĄrias empresas do grupo Cemig.

Dia SustentĂĄvel

Trata-se de uma ação pontual de voluntariado, focada em questĂ”es ligadas Ă  sustentabilidade, no modelo “Team Building com Impacto Social”, incluindo a revitalização do canteiro central da avenida Barbacena, nas proximidades da Sede da Cemig. A programação do Dia SustentĂĄvel contou com oficinas de sustentabilidade, educação ambiental, paisagismo, entretenimento, estĂ­mulo ao voluntariado, a participação popular e a economia de pequenos produtores locais.

SOS Chuvas

No inĂ­cio de 2020 o estado foi fortemente impactado com enchentes e deslizamentos, causando grandes danos em alguns municĂ­pios de Minas Gerais. Diante deste cenĂĄrio, a Cemig, por meio do seu programa de Voluntariado Empresarial realizou uma campanha emergencial para auxiliar os atingidos pelas chuvas que assolaram o estado de Minas Gerais e a regiĂŁo sudeste.

AlĂ©m da arrecadação de donativos, a Companhia liberou horas para os empregados prestarem serviço voluntĂĄrio no Servas – Serviço Social AutĂŽnomo e na Cruz Vermelha, auxiliando na triagem e confecção de kits (roupas, mantimentos, produtos de higiene pessoal, etc.) para os atingidos pelas chuvas.

Adote uma cartinha

Em parceria com o Servas, Serviço Social AutÎnomo, foram disponibilizadas cartinhas de crianças acolhidas pelos abrigos institucionais de Belo Horizonte, para serem apadrinhadas pelos empregados e fazer a alegria das crianças no Natal.

Outras iniciativas tambĂ©m sĂŁo desenvolvidas pela Companhia com o intuito de incentivar Ă  participação dos empregados como voluntĂĄrios. Alinhados com o propĂłsito de ser, cada vez mais, uma Empresa socialmente comprometida, a Cemig faz parte de entidades promotoras do desenvolvimento do voluntariado empresarial: CMVC – ComitĂȘ Mineiro de Voluntariado Corporativo  e CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial.

Objetivos de Desenvolvimento SustentĂĄvel

A Organização das NaçÔes Unidas (ONU) reconhece que o voluntariado é uma forma poderosa de envolver pessoas para fazer uma frente de desenvolvimento em todo o mundo, e que pode ser decisiva para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentåvel (ODS).

A Cemig aderiu ao Pacto Global da ONU, que incentiva as empresas a adotarem valores fundamentais relacionados à responsabilidade social e a sustentabilidade. E por meio do Programa de Voluntariado Corporativo, a Cemig também tem como objetivo atender aos ODS, e contribuir com açÔes contra a pobreza, proteção do planeta e para que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Os ODS sĂŁo metas que foram assumidas por todos os paĂ­ses membros da Organização das NaçÔes Unidas. Esses objetivos geraram uma agenda mundial adotada durante a CĂșpula das NaçÔes Unidas sobre o Desenvolvimento SustentĂĄvel, e foram construĂ­dos como agenda sustentĂĄvel, que deve guiar a atuação da sociedade mundial atĂ© 2030.