APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Conduta Ética

.Para a Cemig, Ética Ă© fundamental. Conheça o nosso compromisso:

Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional da Cemig

Ética Ă© um valor indispensĂĄvel para a Cemig e para todos os profissionais que fazem parte do nosso time. Isso porque sabemos que, para desempenhar um trabalho com excelĂȘncia, Ă© necessĂĄrio seguir diretrizes e regulamentaçÔes que orientem nosso dia a dia. Em nossos negĂłcios, nos pautamos por diversas prĂĄticas e polĂ­ticas que compĂ”em a Declaração de PrincĂ­pios Éticos e CĂłdigo de Conduta Profissional da Cemig, o CĂłdigo de Conduta, alinhando atividades e relacionamentos nos conceitos de Ă©tica e moral.

É fundamental, para a Cemig, lidar de forma transparente em todos os nossos processos e ampliar a compreensão sobre nossos princípios e valores, dentro e fora da nossa empresa. Confiança, respeito e qualidade são pilares fundamentais na construção de nossa história, atuando no setor de energia com rentabilidade e responsabilidade social.

Clique aqui e conheça a Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional da Cemig.

Combate a fraudes

Para garantir que nosso trabalho seja conduzido nos mais elevados padrÔes de integridade, foi criada a Política Antifraude, que garante o desempenho de nossas atividades internas, com base nas mais altas expectativas em relação ao comportamento ético de administradores, colaboradores e fornecedores.

NĂŁo aceitamos a prĂĄtica e a ocultação de fraude e de corrupção em todas as suas formas e reiteramos o compromisso de desenvolver e manter sistemas de controle, normas, procedimentos, padrĂ”es e atividades orientados para a prevenção, a detecção, a denĂșncia e o efetivo combate Ă s prĂĄticas irregulares.

Clique aqui e conheça a Política Antifraude da Cemig.

Comissão de Ética da Cemig

Para coordenar nossas açÔes, sob as orientaçÔes da Declaração de PrincĂ­pios Éticos e CĂłdigo de Conduta Profissional da Cemig, foi criada uma comissĂŁo, formada por membros nomeados pela Diretoria Executiva.

São responsabilidades principais da Comissão de Ética da Cemig:

  • assegurar a apuração de todas as denĂșncias recebidas e o encaminhamento interno dos demais registros recebidos pelo Canal de DenĂșncias da Cemig ou diretamente por seus membros por outros meios;
  • solicitar documentos internos ou externos visando Ă  apuração dos fatos e, se necessĂĄrio, solicitar a intervenção dos ĂłrgĂŁos competentes;
    encaminhar aos ĂłrgĂŁos responsĂĄveis as provas que tiverem sido colhidas durante o processo de apuração das denĂșncias;
  • garantir o anonimato em relação a todas as denĂșncias que chegarem ao seu conhecimento e que forem objeto de seu processamento;
  • cumprir as normas internas que disciplinam sua competĂȘncia e procedimentos que devem ser seguidos;
  • apurar todas as retaliaçÔes havidas ao direito ao anonimato que chegarem ao seu conhecimento;
  • responder Ă s denĂșncias ou consultas Ă©ticas, anĂŽnimas ou identificadas;
  • promover a divulgação e a aplicação dos princĂ­pios Ă©ticos para os Administradores e a força de trabalho;
  • promover treinamentos anuais sobre este CĂłdigo de Conduta a Administradores e empregados;
  • realizar atualizaçÔes deste CĂłdigo de Conduta sempre que necessĂĄrio.

Todos os nossos colaboradores, no ato da posse do cargo ou no momento da celebração do contrato de trabalho, prestam compromisso solene e declaram conhecer, observar e acatar os valores e princĂ­pios constantes na Declaração de PrincĂ­pios Éticos e CĂłdigo de Conduta Profissional da Cemig. Este compromisso Ă© renovado anualmente.

Clique aqui e conheça o documento que normatiza os trabalhos da Comissão de Ética da Cemig

Canal de DenĂșncias da Cemig

Desde 2006 a Cemig disponibiliza, a toda sua força de trabalho, um Canal de DenĂșncias com o objetivo de receber consultas e denĂșncias, anĂŽnimas ou identificadas, sobre temas Ă©ticos vinculados Ă  Empresa.

O Canal de DenĂșncias da Cemig Ă© o meio pelo qual vocĂȘ tambĂ©m pode fazer relatos de natureza Ă©tica que possam estar relacionados a infraçÔes Ă  legislação vigente, Ă s normas internas ou que contrariem os preceitos da Declaração de PrincĂ­pios Éticos e CĂłdigo de Conduta Profissional da Cemig.

Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, vocĂȘ pode fazer um relato acessando o site do Canal de DenĂșncias da Cemig ou pelo telefone 0800 800 9393. A ligação Ă© gratuita e o atendimento Ă© realizado 24 horas por dia, sete dias por semana.

IMPORTANTE: Ă© essencial fornecer um relato o mais detalhado possĂ­vel, descrever o ocorrido, informar o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) envolvida(s), bem como quando e como o fato ocorreu e se ainda continua ocorrendo. Indicar o local de ocorrĂȘncia tambĂ©m Ă© importante, assim, informe sempre o local da ocorrĂȘncia, como por exemplo, o endereço completo, municĂ­pio, nome do prĂ©dio, andar, sala, etc.

Caso vocĂȘ tenha alguma prova sobre o ocorrido, o Canal de DenĂșncias da Cemig permite que vocĂȘ anexe arquivos como fotos, vĂ­deos, ĂĄudios, etc.

LEMBRE-SE: a ausĂȘncia de fatos objetivos e a apresentação de relatos sucintos, genĂ©ricos ou repletos de juĂ­zos de valor prejudicam e atrasam a apuração, comprometendo o resultado final.

Clique aqui e acesse o Canal de DenĂșncias da Cemig.

Informamos que o Canal de DenĂșncias da Cemig Ă© reservado exclusivamente para avaliação de questĂ”es Ă©ticas e nĂŁo deve ser utilizado para dĂșvidas, reclamaçÔes, sugestĂ”es ou crĂ­ticas relacionadas aos produtos e serviços fornecidos. Nesses casos, vocĂȘ deve entrar em contato com nossos canais de atendimento, clicando aqui.