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Serviços por canal de atendimento

.Conheça os canais de atendimento da Cemig e os serviços disponíveis em cada um.

Pensando na proteção e comodidade dos clientes, os nossos serviços estão disponíveis nos canais digitais de atendimento. Confira abaixo o passo a passo para acessá-los.

Canais digitais de atendimento:

  • Cemig Atende Web
  • App Cemig Atende¬†– dispon√≠vel para¬†Android¬†e¬†iOS.
  • Mensagem SMS:¬†29810
  • WhatsApp:¬†(31) 3506-1160
  • Telegram: @cemigbot
  • Bot:¬†@cemigbot (Web) – acesso pelo site cemig.com.br ou clicando diretamente¬†no link.
  • Central de atendimento 116: prioridade para emerg√™ncias (alguns servi√ßos continuam dispon√≠veis no atendimento eletr√īnico).
  • Agendamento para atendimento presencial ou v√≠deo atendimento: solicite pelo link

Confira na lista abaixo como acessar os principais serviços nos canais de atendimento:

Primeiramente, observe se o disjuntor da caixa de medi√ß√£o e disjuntores do quadro de distribui√ß√£o interno (quando existir) est√£o acionados. Desligue e acione-os novamente. Se durante esses testes o disjuntor desarmar com forte ru√≠do ou cheiro de ‚Äúqueimado‚ÄĚ, entre em contato com um eletricista particular para realiza√ß√£o de reparo nas instala√ß√Ķes.

Caso a energia tenha sido suspensa por falta de pagamento, verifique o servi√ßo “Religa√ß√£o” (op√ß√£o 6, nesta p√°gina).

Caso o problema n√£o seja nas instala√ß√Ķes, e nem a energia tenha sido suspensa para a realiza√ß√£o de reparos no padr√£o, voc√™ pode avisar sobre a falta de luz.¬†Um protocolo ser√° gerado, e uma equipe se deslocar√° at√© o local o mais r√°pido poss√≠vel para verificar.

Aten√ß√£o:¬†durante o atendimento, se for constatado algum dos problemas listados, e essas instala√ß√Ķes da Cemig estiverem em perfeito estado, a concession√°ria poder√° cobrar servi√ßo de vistoria.

Você pode avisar a falta de energia pelos seguintes canais:

–¬†Cemig Atende Web:¬†Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Estou sem Luz”. Preencha o campo com o n√ļmero do seu celular, adicione uma “Observa√ß√£o ou Refer√™ncia” e clique em ENVIAR. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

–¬†App Cemig Atende:Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Estou sem Luz”. Voc√™ receber√° um aviso de que uma equipe se deslocar√° at√© o local para verificar. Caso queira continuar, escolha a op√ß√£o ‚ÄúSim‚ÄĚ. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

–¬†SMS:¬†Envie um torpedo para 29810. O atendimento responder√° pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes e, ap√≥s a resposta autom√°tica, escolha a op√ß√£o 1 (Luz).¬†O atendimento responder√° com o seu endere√ßo. Caso esteja correto, responda com SIM.

–¬†Telegram:¬†Busque o @cemigbot no app e clique em COME√áAR. Escolha o comando¬†/cadastro¬†e, em seguida, digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes. Depois, escolha o comando¬†/luz.¬†O bot responder√° com o seu endere√ßo. Caso esteja correto, responda com SIM.

–¬†116:¬†Ligue para o n√ļmero gratuitamente. Ap√≥s ouvir a mensagem autom√°tica, digite a op√ß√£o 2 para notificar falta de luz ou acidentes com a rede el√©trica (como fio partido, por exemplo).

–¬†Bot:¬†Em nosso site, clique no canal @cemigbot (web) e escolha a primeira op√ß√£o: “Falta de energia”. Em seguida, digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). O sistema tamb√©m pedir√° o n√ļmero da instala√ß√£o (que consta em sua conta) e pedir√° para confirmar o endere√ßo. Siga as instru√ß√Ķes para finalizar a solicita√ß√£o.

Os clientes podem solicitar uma segunda via de conta de energia pendente de pagamento de forma gratuita e r√°pida pelos nossos canais.

Nas contas de energia pagas em atraso, haverá cobrança de multas, juros moratórios e atualização financeira, que serão inseridos no próximo faturamento, depois da data de identificação do pagamento.

Para emiss√£o de contas j√° quitadas, o cliente deve optar pelo servi√ßo ‚ÄúHist√≥rico de Contas‚ÄĚ (op√ß√£o 9, nesta p√°gina).

Para instala√ß√£o com contrato encerrado, o cliente deve optar pelo servi√ßo ‚ÄúConsultar d√©bitos‚ÄĚ (op√ß√£o 5, nesta p√°gina).

Você pode solicitar segunda via pelos seguintes canais:

–¬†Cemig Atende Web:¬†Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Segunda Via”. Voc√™ ver√° a sua conta de energia em aberto (caso possua) e ter√° a op√ß√£o de envi√°-la para seu e-mail ou fazer download em PDF. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

–¬†App Cemig Atende:¬†Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Segunda Via de Conta”. O cliente precisa escolher o endere√ßo para o atendimento e, em seguida, clicar no m√™s da conta de energia em aberto. Em seguida, o download da fatura em PDF ter√° in√≠cio autom√°tico.

No app, o cliente tamb√©m pode escolher a op√ß√£o “C√≥digo de barras” e seguir os mesmos procedimentos para segunda via. Ao final, o cliente pode copiar os n√ļmeros do c√≥digo de barras exibido, para pagamento r√°pido via internet banking.

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

–¬†WhatsApp:¬†Envie uma mensagem para o n√ļmero (31) 3506-1160. Voc√™ receber√° uma resposta autom√°tica com op√ß√Ķes. Digite 2 para a op√ß√£o “Meus d√©bitos”. Em seguida, o sistema pedir√° o n√ļmero do CPF do titular (ou CNPJ, para empresas) ou N√ļmero do Cliente.

Digite os n√ļmeros sem nenhuma pontua√ß√£o. O sistema responder√° com seu nome, sua segunda via de conta de energia em aberto em PDF e o c√≥digo de barras para pagamento r√°pido por internet banking, al√©m de um n√ļmero de protocolo.

–¬†Telegram:¬†Busque o @cemigbot no app e clique em COME√áAR. Escolha o comando¬†/cadastro¬†e, em seguida, digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes. Depois, escolha o comando¬†/conta.

O bot responder√° com seu n√ļmero de instala√ß√£o, sua segunda via de conta de energia em aberto em PDF e o c√≥digo de barras para pagamento r√°pido via internet banking, al√©m de um n√ļmero de protocolo.

–¬†Bot:¬†Em nosso site, clique no canal @cemigbot (web) e escolha a segunda op√ß√£o: “Segunda via de conta”. Em seguida, digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas).¬†O sistema tamb√©m pedir√° o n√ļmero da instala√ß√£o (que consta em sua conta) e pedir√° para confirmar o endere√ßo. Siga as instru√ß√Ķes para finalizar a solicita√ß√£o.

Sendo uma das empresas mais sustentáveis do mundo, estamos determinados a substituir o papel pelo meio digital. Assim, o cliente recebe sua conta de energia de modo seguro, prático e sustentável. Além disso, evita perdas e extravios. O serviço é gratuito e pode ser alterado pelos nossos canais a qualquer momento.

Basta acessar¬†o nosso site. Em apenas um minuto e sem sair de casa o cadastro para receber informa√ß√Ķes e a conta por e-mail √© realizado.

Recomendamos, para quem faz essa escolha, adicionar o domínio @faturacemig.com.br aos remetentes confiáveis no seu provedor de e-mails para evitar que as mensagens sejam enviadas para a lixeira e classificadas como Spam.

Para seguir as atuais recomenda√ß√Ķes dos √≥rg√£os de sa√ļde, sugerimos a conta de energia por e-mail e o pagamento por canais digitais ou d√©bito autom√°tico.

Para receber a sua conta por e-mail, confira o servi√ßo ‚ÄúConta por e-mail‚ÄĚ (op√ß√£o 3, nesta p√°gina).

Pagamento on-line com o código de barras da conta de energia

O pagamento on-line pode ser realizado pelo aplicativo ou site de internet banking do seu banco.

    • Se voc√™ j√° recebe a sua conta por e-mail, basta acessar a conta de energia, em formato PDF, que √© enviada anexa, ou copiar o c√≥digo de barras no corpo do e-mail. No internet banking ou aplicativo do seu banco, na se√ß√£o de ‚ÄúPagamentos‚ÄĚ, cole ou digite o c√≥digo de barras.
    • Se voc√™ n√£o recebe sua conta por e-mail e n√£o deseja aderir, voc√™ pode solicitar a segunda via digital, em formato PDF, ou o c√≥digo de barras de sua conta de energia pelos nossos canais digitais. Para tal, confira o servi√ßo ‚ÄúSegunda via‚ÄĚ (op√ß√£o 2, nesta p√°gina).

Débito automático

O cadastro da conta de energia em débito automático é gratuito e prático: evita multas por esquecimento, extravio da conta, entre outras vantagens.

Será necessária a confirmação do seu banco para o procedimento ser efetivado. Verifique a autorização pelo app ou internet banking.

Você pode também fazer a adesão ao débito automático diretamente pelo seu banco:

    • Entre no app ou site do seu banco e escolha a op√ß√£o “D√©bito Autom√°tico” (que pode estar dentro da op√ß√£o ‚ÄúPagamento‚ÄĚ). Dependendo do banco, ser√° necess√°rio informar o c√≥digo de barras de sua √ļltima conta ou escolher a Cemig entre as listas de conveniadas.
    • Para autorizar, o banco pedir√° o c√≥digo identificador para d√©bito autom√°tico de sua fatura. Voc√™ pode localizar esse c√≥digo de 12 d√≠gitos na sua conta de energia, ao lado da data de vencimento, pr√≥ximo ao c√≥digo de barras.
  • O sistema do banco informar√° quantos dias ser√£o necess√°rios para confirmar o d√©bito autom√°tico. At√© que a confirma√ß√£o se efetue, voc√™ deve continuar pagando suas contas da forma como fazia antes. E lembre-se: depois de autorizado, √© de responsabilidade do cliente ter o saldo para que o d√©bito seja efetuado, acarretando multas e juros caso n√£o haja cr√©dito suficiente em conta.

Al√©m das op√ß√Ķes no servi√ßo ‚ÄúSegunda via‚ÄĚ (item 2, nesta p√°gina), voc√™ pode consultar o valor e a data de vencimento das suas contas de energia.

Para consultar contas de energia j√° vencidas, acesse o seguinte canal:

–¬†Cemig Atende Web:¬†Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Consultar D√©bitos Vencidos”. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua fatura.

Para consultar contas de energia em aberto, utilize os seguintes canais:

–¬†App Cemig Atende:¬†Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Meus d√©bitos” e clique no endere√ßo para o atendimento. Em seguida, o cliente poder√° ver o valor e a data de vencimento da sua conta de energia em aberto, al√©m do protocolo de atendimento. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

–¬†SMS:¬†Envie um torpedo para 29810. O atendimento responder√° pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes e, ap√≥s a resposta autom√°tica, escolha a op√ß√£o 3 (Conta). Em seguida, o cliente poder√° ver o valor e a data de vencimento da sua conta de energia em aberto, al√©m do protocolo de atendimento.

–¬†116:¬†No atendimento autom√°tico, escolha a op√ß√£o 4 para consultar o valor e a data de vencimento de sua conta de energia em aberto. Em seguida, digite a op√ß√£o 2 para consultar o valor. O atendimento responder√° pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes. Em seguida, o cliente poder√° ouvir o valor e a data de vencimento da sua conta de energia em aberto.

Esse servi√ßo permite solicitar religa√ß√£o de instala√ß√£o de baixa tens√£o que esteja com o fornecimento suspenso por atraso no pagamento. Ap√≥s a regulariza√ß√£o, utilize os canais abaixo e siga as orienta√ß√Ķes.

Para outras situa√ß√Ķes de falta de energia, veja o servi√ßo ‚ÄúEstou sem Luz” (op√ß√£o 1, nesta p√°gina), exceto para a situa√ß√£o em que a energia tenha sido suspensa para a realiza√ß√£o de reparos no padr√£o.

Para que a unidade consumidora seja religada, é necessário que a Cemig tenha livre acesso ao padrão de energia. Após a solicitação, aguarde o prazo de religação, que é de até 24 horas na área urbana e 48 horas na área rural.

Você pode solicitar religação nos seguintes canais:

– Cemig Atende Web:¬†Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Religa√ß√£o”. Confira os hor√°rios de atendimento e confirme ap√≥s o sistema informar o valor que ser√° cobrado da taxa de religa√ß√£o. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende:¬†Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Religa√ß√£o”. Confirme ap√≥s o sistema informar o valor da taxa de religa√ß√£o que ser√° cobrado. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– 116:¬†No atendimento autom√°tico, escolha a op√ß√£o 5 para solicitar religa√ß√£o. O atendimento responder√° pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes.

O¬†servi√ßo est√° dispon√≠vel apenas para instala√ß√Ķes ligadas em baixa tens√£o e permite que o pr√≥prio cliente envie a leitura, quando n√£o √© poss√≠vel que o leiturista realize o servi√ßo.

O procedimento para informar a leitura é o seguinte:

  • Observe a data da pr√≥xima leitura, dispon√≠vel na conta de luz do m√™s anterior, e realize a leitura entre tr√™s e cinco dias¬†antes¬†da data informada.
  • Anote os n√ļmeros registrados no medidor. Nos medidores com ponteiro, se o ponteiro estiver entre dois n√ļmeros, anote o que for menor.

Realize e envie a leitura em até três dias antes da data da próxima leitura, pelos seguintes canais:

–¬†Cemig Atende Web:¬†Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Informar leitura”. Em seguida, digite a leitura anotada e clique em ENVIAR. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

–¬†App Cemig Atende:¬†Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Informar leitura”. Em seguida, digite a leitura anotada e clique em ENVIAR. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

–¬†SMS:¬†Envie um torpedo para 29810. O atendimento responder√° pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes e, ap√≥s a resposta autom√°tica, escolha a op√ß√£o 2 (Leitura). Ap√≥s a resposta, digite a leitura anotada e envie.

–¬†WhatsApp:¬†Envie uma mensagem para o n√ļmero (31) 3506-1160. Voc√™ receber√° uma resposta autom√°tica com op√ß√Ķes. Digite 1 para a op√ß√£o “Informar leitura”. Em seguida, o sistema pedir√° o n√ļmero do CPF do titular (ou CNPJ, para empresas) ou N√ļmero do Cliente.

Digite os n√ļmeros sem nenhuma pontua√ß√£o. O sistema responder√° pedindo para confirmar seu endere√ßo. Caso esteja correto, responda SIM. Ap√≥s a resposta do sistema, digite a leitura anotada e envie.

–¬†Telegram:¬†Busque o @cemigbot no app e clique em COME√áAR. Escolha o comando¬†/cadastro¬†e em seguida digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes. Depois, escolha o comando¬†/leitura.

O bot responderá com seu endereço e pedindo a leitura. Caso o endereço esteja correto, digite a leitura anotada e envie.

–¬†116:¬†No atendimento autom√°tico, escolha a op√ß√£o 6 para informar leitura. O atendimento responder√° pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes. Em seguida, quando o atendimento pedir, responda com a leitura anotada.

–¬†Bot:¬†Em nosso site, clique no canal @cemigbot (web) e escolha a terceira op√ß√£o: “Informar Leitura”. Em seguida, digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas).¬†O sistema tamb√©m pedir√° o n√ļmero da instala√ß√£o (que consta em sua conta) e pedir√° para confirmar o endere√ßo. Siga as instru√ß√Ķes para finalizar a solicita√ß√£o.

Aten√ß√£o: caso o cliente n√£o envie a autoleitura, e o trabalho do leiturista n√£o seja poss√≠vel por algum motivo, a conta ser√° calculada por estimativa de consumo com base na m√©dia registrada nos √ļltimos 12 meses.

Para saber como está sendo feito o procedimento de leitura durante a pandemia, assista ao vídeo abaixo.

Cemig – Como fazer autoleitura

Voc√™ pode consultar todos os protocolos de atendimento das solicita√ß√Ķes registradas nos canais de relacionamento pelos seguintes canais:

–¬†Cemig Atende Web:¬†Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Consulta a Protocolos de Atendimento”. Na lista, o protocolo relacionado √† solicita√ß√£o de servi√ßo exibe o n√ļmero da Nota de Servi√ßo e o respectivo andamento.

Para verificar o status e o detalhamento de atendimentos comerciais e emerg√™ncias solicitados nos √ļltimos 90 dias e tamb√©m o estado das obras no sistema el√©trico, acesse a op√ß√£o “Andamento de Servi√ßos”.

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

–¬†App Cemig Atende:¬†Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Hist√≥rico de atendimento”. Ser√° exibida uma lista com n√ļmeros de protocolos, servi√ßos e datas dos atendimentos das solicita√ß√Ķes registradas nos canais de relacionamento nos √ļltimos 30 dias. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

Esse servi√ßo permite verificar o hist√≥rico de suas contas de energia dos √ļltimos 12 meses. Voc√™ pode ter acesso pelos seguintes canais:

– Cemig Atende Web:¬†Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Hist√≥rico de contas”. O sistema exibir√° uma lista com as suas √ļltimas 12 faturas, apresentando:

  • M√™s/Ano
  • Consumo (em kWh)
  • Valor
  • Data de vencimento
  • Status de pagamento
  • Op√ß√£o para enviar a respectiva conta de energia por e-mail
  • Op√ß√£o para fazer download da respectiva conta de energia em PDF
  • Detalhamento da composi√ß√£o tarif√°ria da conta
  • O sistema tamb√©m exibe um gr√°fico com o hist√≥rico do seu consumo e a m√©dia dos √ļltimos 12 meses. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

–¬†App Cemig Atende:¬†Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Hist√≥rico de contas” e, em seguida, selecione seu endere√ßo. O sistema exibir√° uma lista com as suas √ļltimas 12 contas de energia, apresentando:

  • M√™s/Ano
  • Status de pagamento

Ao clicar, você poderá ver os seguintes detalhamentos da conta de energia:

  • Consumo (em kWh)
  • Valor
  • Data de vencimento
  • Data de pagamento

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

Para alterar o titular de uma instala√ß√£o, em caso de mudan√ßa para novo endere√ßo, por exemplo, acesse¬†Cemig Atende Web¬†e escolha a op√ß√£o “Troca de Titularidade”.

Nessa opção, o cliente verá uma lista com os documentos que devem ser anexados.

Ao fim da p√°gina, clique na op√ß√£o “Aceito os termos do contrato de ades√£o dispon√≠vel no portal da Cemig”, ap√≥s a leitura do contrato.

Abaixo, o cliente dever√° preencher o n√ļmero da instala√ß√£o ou medidor (dispon√≠vel na conta de luz) que ser√° assumido por ele e clicar em¬†VERIFICAR.

Siga as instru√ß√Ķes seguintes do sistema para concluir. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

O servi√ßo permite solicitar uma nova liga√ß√£o urbana de baixa tens√£o. Para tal, acesse a op√ß√£o “Liga√ß√£o Nova”, no¬†Cemig Atende Web.

Nessa opção, o cliente verá uma lista com os documentos que devem ser anexados.

Ao fim da p√°gina, clique na op√ß√£o “Aceito os termos do contrato de ades√£o dispon√≠vel no portal da Cemig”, ap√≥s a leitura do contrato, e clique no bot√£o CONTINUAR.

Preencha todos os campos do formulário da página e anexe os respectivos documentos. Clique em SALVAR ao final, para registrar sua solicitação.

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

Os clientes inadimplentes poder√£o ver as contas de energia que est√£o vencidas e solicitar o parcelamento.

Acesse o canal¬†Cemig Atende Web, v√° √† op√ß√£o “Parcelamento de D√©bitos” e leia com aten√ß√£o as principais regras e os termos do TARD – Termo de Acordo e Reconhecimento de D√≠vidas.

Ao final do serviço, serão disponibilizados um arquivo em PDF do TARD РTermo de Acordo e Reconhecimento de Dívida e o boleto para pagamento da entrada. A entrada do parcelamento deve ser paga na data de sua emissão.

Quando a unidade consumidora estiver desligada, será necessário solicitar a religação e apresentar o comprovante de pagamento da entrada ao eletricista na unidade consumidora.

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

Você pode alterar a data de vencimento da conta de energia conforme sua necessidade e conveniência.

Informamos que, devido ao ajuste que o sistema faz para alterar a data, existe a possibilidade de ocorrer o vencimento de duas faturas durante o mês.

Alertamos também que, alterando a data de vencimento agora, uma nova alteração somente poderá ser feita após 12 meses.

Para solicitar a alteração, utilize os seguintes canais:

– Cemig Atende Web:¬†Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Alterar Data de Vencimento da Fatura”. Em seguida, escolha uma das datas dispon√≠veis no calend√°rio e clique em SOLICITAR.

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende:¬† Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Altera√ß√£o de vencimento” e, em seguida, selecione seu endere√ßo. O sistema exibir√° a lista com as datas dispon√≠veis. Clique na data desejada. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

O servi√ßo permite alterar o endere√ßo de entrega da conta de energia para outro local de Minas Gerais. Para simplificar, recomendamos que fa√ßa a ades√£o da conta por e-mail, conforme instru√ß√Ķes do servi√ßo “Conta por e-mail” (op√ß√£o 3, nesta p√°gina).

Para instala√ß√Ķes localizadas em √°rea urbana, caso haja op√ß√£o de receber a conta de luz em endere√ßo alternativo ao do local do padr√£o de entrada de energia el√©trica, ser√° cobrado mensalmente o valor correspondente √†s despesas com o envio postal pelos Correios, conforme previsto na Resolu√ß√£o Normativa da ANEEL ‚Äď Ag√™ncia Nacional de Energia El√©trica n¬ļ 414/2010.

Você pode alterar pelos seguintes canais:

– Cemig Atende Web:¬†Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Atualizar Endere√ßo de Entrega da Conta”. Em seguida, escolha uma das op√ß√Ķes de altera√ß√£o, digite os dados de acordo com a escolha e clique em SOLICITAR.

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

–¬†App Cemig Atende:¬†Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Alterar Endere√ßo de Entrega” e, em seguida, selecione seu endere√ßo. O sistema exibir√° em qual endere√ßo a conta de energia √© entregue atualmente. Caso deseje, clique em ALTERAR. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

O servi√ßo permite o encaminhamento da solicita√ß√£o de corre√ß√£o cadastral nos dados do cliente pela op√ß√£o “Atualiza√ß√£o de Cadastro do Cliente”, no¬†Cemig Atende Web.

Preencha seus dados corretamente, anexe os documentos comprobatórios dos seus dados e clique em SALVAR.

Recomendamos manter seu cadastro sempre atualizado para ser informado dos serviços da Cemig.

O cliente pode informar que a sua fatura foi paga e evitar a suspens√£o da energia caso o vencimento tenha ocorrido h√° menos de 15 dias.

Após 15 dias de atraso no pagamento, a ordem de corte já pode ter sido expedida, e o cliente deve apresentar a fatura paga à equipe da Cemig, quando esta chegar ao local.

Você pode informar a conta paga pelos seguintes canais:

– Cemig Atende Web :Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Informar Conta Paga”. Siga as instru√ß√Ķes do sistema. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende:¬†Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Informar Conta Paga” e, em seguida, selecione seu endere√ßo. Siga as instru√ß√Ķes do sistema. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

Esse serviço possibilita o encerramento de contrato de instalação vinculada ao cliente. O serviço está disponível apenas para o titular da conta.

Acesse o canal¬†Cemig Atende Web¬†e selecione a op√ß√£o “Encerramento de contrato” e leia as instru√ß√Ķes com cuidado.

Voc√™ pode fazer o encerramento informando a leitura do seu medidor pelo sistema ou fazendo o c√°lculo pela m√©dia de consumo dos √ļltimos 12 meses.

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

Pela op√ß√£o “Manifesta√ß√£o do Cliente”, no¬†Cemig Atende Web, o cliente pode encaminhar den√ļncia, elogio, reclama√ß√£o ou sugest√£o. Use essa op√ß√£o para denunciar liga√ß√Ķes clandestinas e tamb√©m para fazer qualquer tipo de reclama√ß√£o sobre os servi√ßos prestados.

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