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Serviços por canal de atendimento

Conheça os canais de atendimento da Cemig e os serviços disponíveis em cada um.

Pensando na proteção e comodidade dos clientes, os nossos serviços estão disponíveis nos canais digitais de atendimento. Confira abaixo o passo a passo para acessá-los.

Canais digitais de atendimento:

  • Cemig Atende Web
  • App Cemig Atende – disponível para Android e iOS.
  • WhatsApp(31) 3506-1160
  • Telegram: @cemigbot
  • Central de atendimento 116: prioridade para emergências (alguns serviços continuam disponíveis no atendimento eletrônico).
  • Agendamento para atendimento presencial ou vídeo atendimento: solicite pelo link

Confira na lista abaixo como acessar os principais serviços nos canais de atendimento:

Primeiramente, observe se o disjuntor da caixa de medição e disjuntores do quadro de distribuição interno (quando existir) estão acionados. Desligue e acione-os novamente. Se durante esses testes o disjuntor desarmar com forte ruído ou cheiro de “queimado”, entre em contato com um eletricista particular para realização de reparo nas instalações.

Caso a energia tenha sido suspensa por falta de pagamento, verifique o serviço “Religação” (opção 6, nesta página).

Caso o problema não seja nas instalações, e nem a energia tenha sido suspensa para a realização de reparos no padrão, você pode avisar sobre a falta de luz. Um protocolo será gerado, e uma equipe se deslocará até o local o mais rápido possível para verificar.

Atenção: durante o atendimento, se for constatado algum dos problemas listados, e essas instalações da Cemig estiverem em perfeito estado, a concessionária poderá cobrar serviço de vistoria.

Você pode avisar a falta de energia pelos seguintes canais:

– Cemig Atende Web: Acesse o site e, após fazer o login, escolha a opção “Estou sem Luz”. Preencha o campo com o número do seu celular, adicione uma “Observação ou Referência” e clique em ENVIAR. Caso não seja cadastrado, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende:Após fazer o login no app, escolha a opção “Estou sem Luz”. Você receberá um aviso de que uma equipe se deslocará até o local para verificar. Caso queira continuar, escolha a opção “Sim”. Caso não seja cadastrado, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.

WhatsApp: Adicione aos seus contatos o número (31) 3506-1160. Digite “estou sem luz” e siga as instruções. Tenha em mãos o CPF ou CNPJ (para empresas) e o número da instalação.

– Telegram: Busque o @cemigbot no app e clique em COMEÇAR. Digite “estou sem luz” e siga as instruções. Tenha em mãos o CPF ou CNPJ (para empresas) e o número da instalação.

– 116: No atendimento automático, fale “estou sem luz”. O atendimento responderá pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Siga as orientações para concluir o pedido. Para notificar acidentes com a rede elétrica (como fio partido, por exemplo), fale “acidente com a rede” no atendimento automático.

– Bot: Em nosso site, clique no ícone “Posso Ajudar”, digite “estou sem luz”. e siga as instruções. Tenha em mãos o CPF ou CNPJ (para empresas) e o número da instalação.

– SMS: Envie um torpedo para 29810. O atendimento responderá pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numeração sem pontuações e, após a resposta automática, escolha a opção 1 (Luz). O atendimento responderá com o seu endereço. Caso esteja correto, responda com SIM.

Os clientes podem solicitar uma segunda via de conta de energia pendente de pagamento de forma gratuita e rápida pelos nossos canais.

Nas contas de energia pagas em atraso, haverá cobrança de multas, juros moratórios e atualização financeira, que serão inseridos no próximo faturamento, depois da data de identificação do pagamento.

Para emissão de contas já quitadas, o cliente deve optar pelo serviço “Histórico de Contas” (opção 9, nesta página).

Para instalação com contrato encerrado, o cliente deve optar pelo serviço “Consultar débitos” (opção 5, nesta página).

Você pode solicitar segunda via pelos seguintes canais:

– Cemig Atende Web: Acesse o site e, após fazer o login, escolha a opção “Segunda Via”. Você verá a sua conta de energia em aberto (caso possua) e terá a opção de enviá-la para seu e-mail ou fazer download em PDF. Caso não seja cadastrado, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende: Após fazer o login no app, escolha a opção “Segunda Via de Conta”. O cliente precisa escolher o endereço para o atendimento e, em seguida, clicar no mês da conta de energia em aberto. Em seguida, o download da fatura em PDF terá início automático.

No app, o cliente também pode escolher a opção “Código de barras” e seguir os mesmos procedimentos para segunda via. Ao final, o cliente pode copiar os números do código de barras exibido, para pagamento rápido via internet banking.

Caso não seja cadastrado, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.

– WhatsApp: Adicione aos seus contatos o número (31) 3506-1160. Digite “segunda via” e siga as instruções. Tenha em mãos o CPF ou CNPJ (para empresas) e o número da instalação.

– Telegram: Busque o @cemigbot no canal. Digite “segunda via” e siga as instruções. Tenha em mãos o CPF ou CNPJ (para empresas) e o número da instalação.

– Bot: Em nosso site, clique no canal @cemigbot (web) e escolha a segunda opção: “Segunda via”. Em seguida, digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). O sistema também pedirá o número da instalação (que consta em sua conta) e pedirá para confirmar o endereço. Siga as instruções para finalizar a solicitação.

Sendo uma das empresas mais sustentáveis do mundo, estamos determinados a substituir o papel pelo meio digital. Assim, o cliente recebe sua conta de energia de modo seguro, prático e sustentável. Além disso, evita perdas e extravios. O serviço é gratuito e pode ser alterado pelos nossos canais a qualquer momento.

Basta acessar o nosso site. Em apenas um minuto e sem sair de casa o cadastro para receber informações e a conta por e-mail é realizado.

Recomendamos, para quem faz essa escolha, adicionar o domínio @conta.servicoscemig.com.br aos remetentes confiáveis no seu provedor de e-mails para evitar que as mensagens sejam enviadas para a lixeira e classificadas como Spam.

Para seguir as atuais recomendações dos órgãos de saúde, sugerimos a conta de energia por e-mail e o pagamento por canais digitais ou débito automático.

Para receber a sua conta por e-mail, confira o serviço “Conta por e-mail” (opção 3, nesta página).

Pagamento on-line com o código de barras da conta de energia

O pagamento on-line pode ser realizado pelo aplicativo ou site de internet banking do seu banco.

    • Se você já recebe a sua conta por e-mail, basta acessar a conta de energia, em formato PDF, que é enviada anexa, ou copiar o código de barras no corpo do e-mail. No internet banking ou aplicativo do seu banco, na seção de “Pagamentos”, cole ou digite o código de barras.
    • Se você não recebe sua conta por e-mail e não deseja aderir, você pode solicitar a segunda via digital, em formato PDF, ou o código de barras de sua conta de energia pelos nossos canais digitais. Para tal, confira o serviço “Segunda via” (opção 2, nesta página).

Débito automático

O cadastro da conta de energia em débito automático é gratuito e prático: evita multas por esquecimento, extravio da conta, entre outras vantagens.

Será necessária a confirmação do seu banco para o procedimento ser efetivado. Verifique a autorização pelo app ou internet banking.

Você pode também fazer a adesão ao débito automático diretamente pelo seu banco:

    • Entre no app ou site do seu banco e escolha a opção “Débito Automático” (que pode estar dentro da opção “Pagamento”). Dependendo do banco, será necessário informar o código de barras de sua última conta ou escolher a Cemig entre as listas de conveniadas.
    • Para autorizar, o banco pedirá o código identificador para débito automático de sua fatura. Você pode localizar esse código de 12 dígitos na sua conta de energia, ao lado da data de vencimento, próximo ao código de barras.
  • O sistema do banco informará quantos dias serão necessários para confirmar o débito automático. Até que a confirmação se efetue, você deve continuar pagando suas contas da forma como fazia antes. E lembre-se: depois de autorizado, é de responsabilidade do cliente ter o saldo para que o débito seja efetuado, acarretando multas e juros caso não haja crédito suficiente em conta.

Além das opções no serviço “Segunda via” (item 2, nesta página), você pode consultar o valor e a data de vencimento das suas contas de energia.

Para consultar contas de energia já vencidas, acesse o seguinte canal:

– Cemig Atende Web: Acesse o site e, após fazer o login, escolha a opção “Consultar Débitos Vencidos”. Caso não seja cadastrado, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua fatura.

Para consultar contas de energia em aberto, utilize os seguintes canais:

– App Cemig Atende: Após fazer o login no app, escolha a opção “Meus débitos” e clique no endereço para o atendimento. Em seguida, o cliente poderá ver o valor e a data de vencimento da sua conta de energia em aberto, além do protocolo de atendimento. Caso não seja cadastrado, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.

– WhatsApp: Adicione aos seus contatos o número (31) 3506-1160. Digite “meus débitos” e siga as instruções. Tenha em mãos o CPF ou CNPJ (para empresas) e o número da instalação.

– Telegram: Busque o @cemigbot no app e clique em COMEÇAR. Digite “meus débitos” e siga as instruções. Tenha em mãos o CPF ou CNPJ (para empresas) e o número da instalação.

– SMS: Envie um torpedo para 29810. O atendimento responderá pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numeração sem pontuações e, após a resposta automática, escolha a opção 3 (Conta). Em seguida, o cliente poderá ver o valor e a data de vencimento da sua conta de energia em aberto, além do protocolo de atendimento.

– 116: No atendimento automático, fale “meus débitos”. O atendimento responderá pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Em seguida, o cliente poderá ouvir o valor e a data de vencimento da sua conta de energia em aberto.

Esse serviço permite solicitar religação de instalação de baixa tensão que esteja com o fornecimento suspenso por atraso no pagamento. Após a regularização, utilize os canais abaixo e siga as orientações.

Para outras situações de falta de energia, veja o serviço “Estou sem Luz” (opção 1, nesta página), exceto para a situação em que a energia tenha sido suspensa para a realização de reparos no padrão.

Para que a unidade consumidora seja religada, é necessário que a Cemig tenha livre acesso ao padrão de energia. Após a solicitação, aguarde o prazo de religação, que é de até 24 horas na área urbana e 48 horas na área rural.

Você pode solicitar religação nos seguintes canais:

– Cemig Atende Web: Acesse o site e, após fazer o login, escolha a opção “Religação”. Confira os horários de atendimento e confirme após o sistema informar o valor que será cobrado da taxa de religação. Caso não seja cadastrado, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende: Após fazer o login no app, escolha a opção “Religação”. Confirme após o sistema informar o valor da taxa de religação que será cobrado. Caso não seja cadastrado, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.

– 116: No atendimento automático, fale “religação”. O atendimento responderá pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas) e siga as instruções para concluir o pedido.