APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Política ambiental

.Política ambiental com princípios básicos voltados para a prática de ações mais sustentáveis, como a proteção ao meio ambiente e conservação da biodiversidade.

É por meio das nossas políticas ambientais que buscamos utilizar de forma racional todos os recursos naturais, com a devida preservação do meio ambiente. Por meio dos princípios da Política Ambiental, definimos também a nossa postura perante a natureza e sua preservação, nos auxiliando a estabelecer normas e mecanismos que possibilitam aos empregados e parceiros transformar essa postura em ações.

Dividida em sete princípios, nossa Política Ambiental evidencia as metas que vão orientar nossos trabalhos de redução, compensação ou eliminação dos impactos ambientais gerados pelas atividades da empresa, para garantir o desenvolvimento sustentável.

Conheça os sete princípios da nossa Política Ambiental:

Princípio n.º 1: Nós da Cemig planejamos, projetamos e desenvolvemos nossas atividades, levando em consideração as implicações relativas ao meio ambiente.

Princípio n.º 2: Administramos preventivamente as implicações ambientais de nossas atividades.

Princípio n.º 3: Administramos os impactos ambientais significativos de nossas atividades, adotando medidas mitigadoras e práticas adequadas.

Princípio n.º 4: Buscamos a valorização ambiental viável que pode ir além da administração de impactos exigidos pela legislação, sem, contudo, assumir funções de responsabilidade de outros órgãos dos Governos Federal, Estadual ou Municipal.

Princípio n.º 5: Consideramos enriquecedora a participação das comunidades afetadas ou interessadas, durante as fases de projeto de suas atividades.

Princípio n.º 6: Além do cumprimento das leis, regulamentos e políticas governamentais aplicáveis, podemos complementá-los com nossas próprias regras, se necessário.

Princípio n.º 7: O respeito e a valorização do meio ambiente constituem responsabilidade de todos os nossos empregados, parceiros e subsidiárias.

 

Comprometimento da Cemig com a Biodiversidade

A Cemig dedica especial atenção à conservação da biodiversidade dos ambientes onde se inseriu, uma vez que água e biodiversidade estão intimamente relacionadas. Existe um compromisso legal de recuperar, proteger e conservar as matas, os rios e a fauna do entorno dos empreendimentos.

O impacto das atividades humanas nos ecossistemas vem levando ao declínio da diversidade biológica. Assim, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, ciente dos impactos causados por suas atividades sobre a biodiversidade e reconhecendo a importância em definir diretrizes estratégicas para sua preservação, adotou uma política específica (Política de Biodiversidade) que foi construída com a participação de vários segmentos da sociedade envolvidos com o tema.

A Cemig busca minimizar o impacto de suas atividades sobre a biodiversidade, considerando a hierarquia de mitigação de impactos (prevenir, mitigar, reabilitar/restaurar, compensar).

Estamos trabalhando para alcançar, em longo prazo, o impacto líquido neutro sobre a biodiversidade, respeitando o princípio de nenhuma perda líquida (no net loss), contribuindo, por conseguinte para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 (Proteção da Vida na Terra) da Organização das Nações Unidas – ONU.

Desenvolvemos programas e estudos visando à prevenção e controle dos impactos de espécies não nativas invasoras e implementar estratégias para compensar o desmatamento, visando atingir o desmatamento líquido zero (no net desforestation), decorrentes de suas atividades de expansão dos negócios de geração e distribuição de energia elétrica.

Reforçamos o compromisso de adquirir produtos provenientes de fornecedores que promovam a conservação dos ecossistemas naturais, monitorando fornecedores em sua cadeia de suprimentos.

Desenvolvemos iniciativas e realizamos projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação, contribuindo para melhoria do desempenho ambiental das atividades ligadas ao fornecimento de energia elétrica, visando à conservação da biodiversidade.

Confira a nossa Política de Biodiversidade, no anexo abaixo.