Engajamento com Stakeholders
.Trata-se do relacionamento que a Cemig tem com todas as partes interessadas, como investidores, empregados, clientes, comunidades e imprensa.
Em busca de melhorar ainda mais nossas atividades, estamos sempre em sintonia com estratégias de desenvolvimento e tecnologia. Em 2017, o nosso plano de engajamento com os stakeholders foi reavaliado por um grupo multifuncional de empregados, validando conceitos e práticas a serem adotados em nossa empresa, no relacionamento com as partes interessadas.
Para nós da Cemig, a identificação de estratégias adequadas de gestão de stakeholders pode trazer inúmeros benefícios para os nossos negócios. Alguns deles são:
- Antecipa tendências e questões relevantes;
- Reforça a credibilidade e transparência;
- Permite a criação de sinergias;
- Evidencia oportunidades de melhorias nos negócios;
- Contribui na obtenção da “licença social para operar”;
- Auxilia na melhoria da imagem e da marca da Empresa;
- Minimiza risco no relacionamento da Cemig com as partes interessadas;
- Aumenta a confiança dos investidores.
Mas o que são stakeholders?
Este é um dos termos utilizados em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social, administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas por uma empresa.
Considerando este conceito, foram definidas algumas etapas para o nosso processo de engajamento:
- Identificação dos diferentes grupos de stakeholders;
- Definição das partes interessadas de alta prioridade;
- Conhecimento das suas necessidades e expectativas;
- Estabelecimento dos compromissos e quadros de relacionamento;
- Desenvolvimento e aplicação de ferramentas relativas à avaliação e melhoria do processo;
- Disseminação das lições aprendidas.
Então, os stakeholders identificados como de alta prioridade foram:
- Empregados próprios, contratados, subcontratados e estagiários;
- Comunidade Financeira – Entidades Financeiras, Acionistas e Investidores;
- Clientes – consumidores residenciais, rurais, comerciais, industriais e poder público;
- Empresas/ Comunidade Empresarial – empresas brasileiras de geração, transmissão e distribuição de energia, empresas do Grupo Cemig;
- Fornecedores;
- Imprensa;
- Sociedade Civil – Associações, Sindicatos, Movimentos Sociais, Organizações do Terceiro Setor, Autarquias, Associações, Comunidade Científica, Partidos Políticos, Instituições Internacionais;
- Comunidades locais;
- Governo e Órgãos Públicos.