APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Furto de cabos: saiba o que fazer para normalizar sua energia elétrica caso seja vítima deste crime

A pråtica de furto de cabos da rede interna do cliente é um crime que estå aumentando muito na årea de concessão da Cemig, principalmente nos grandes centros urbanos. Essa ação criminosa interrompe de forma inesperada o fornecimento de energia no imóvel do cliente, causando prejuízo e outros transtornos. Para alertar a população como proceder e quais medidas tomar em caso de uma pessoa se deparar com essa situação, a Cemig preparou uma série de informaçÔes sobre o assunto.

O cobre Ă© um metal nobre e excelente condutor de energia elĂ©trica. Dessa forma, os criminosos fazem o furto para extrair esse material para revendĂȘ-lo. Eles queimam a fiação e extraem o cobre. Mas Ă© importante ressaltar que essa prĂĄtica, alĂ©m de ser um crime, Ă© muito perigosa e a pessoa pode sofrer choque elĂ©trico durante o furto, o que pode levar atĂ© a morte.

Caso pessoas suspeitas e não autorizadas sejam flagradas entrando ou fazendo intervençÔes em postes e nas cùmaras subterrùneas dos clientes ou da Cemig, a orientação é que a população acione a Polícia Militar pelo telefone 190, além de acionar também a Cemig.

Caso o cliente esteja com falta de energia elĂ©trica, ele deve registrar pedido de visita tĂ©cnica junto Ă  Cemig, por meio de seus canais de atendimento. Uma equipe da empresa vai ao local e, sendo constatado o furto de fiação em alguma parte da instalação do cliente, a energia da rede da Cemig Ă© desligada para eliminar o risco de acidentes. Esse serviço Ă© chamado de “corte para conserto”. Dessa forma, um eletricista de confiança do morador ou proprietĂĄrio do imĂłvel poderĂĄ providenciar a reposição dos fios roubados.

Por questÔes de segurança, o profissional que irå repor os cabos somente deve atuar depois que a Cemig desligar a energia e informar ao cliente.

 

A Cemig oferece acesso aos seus serviços e informaçÔes pelos canais de atendimento:  Cemig Atende Web, aplicativo Cemig Atende, disponĂ­vel para Android e IOS, e o Fale com a Cemig – telefone 116.

É importante esclarecer que apĂłs o furto, a instalação interna estarĂĄ sem energia, mas a rede da Cemig permanece energizada e, por essa razĂŁo, e para garantir a segurança de todos, a empresa deve ser comunicada para que proceda a desconexĂŁo do padrĂŁo de entrada da instalação com a sua rede elĂ©trica. Ou seja, em nenhuma hipĂłtese o cliente ou alguĂ©m indicado por ele deve se arriscar e trabalhar no padrĂŁo antes da atuação da Cemig.

Desde a década de 2000, os cabos da rede de distribuição årea da Cemig não apresentam cobre, para impedir interrupçÔes de falta de energia por furto do cabeamento. Contudo, a rede subterrùnea da empresa ainda possui a fiação com esse metal. Dessa forma, a companhia estå constantemente desenvolvendo novas tecnologias de trancas e cadeados, além de instalar as grades e tampas bastante pesadas nas galerias da rede subterrùnea que compÔe o hipercentro e região da Savassi, em Belo Horizonte.

A Cemig também conta com o apoio da polícia civil, que tem trabalhado na investigação e consequente criminalização dos receptores dos cabos furtados.

Por fim, a empresa orienta que ninguém estå autorizado, em hipótese alguma, a acessar as cùmaras subterrùneas da companhia, pois além do risco de acidentes graves e até fatais, a ação pode provocar falta de energia para grandes blocos de clientes, causando transtornos e prejuízos à população.

Confira uma série de reportagens feita pela TV Globo sobre furto de cabos neste link.