APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Troca de titularidade

.Veja como trocar o nome (titularidade) da conta de energia

A Troca de Titularidade é a alteração do nome na conta de energia. Muito utilizado quando se compra ou aluga um imóvel e o novo cliente deseja que a conta de energia seja faturada em seu nome.

Assista o vídeo a seguir e veja como é simples realizar a troca de titularidade:

Dicas do Cemig Atende: Troca de Titularidade

D√ļvidas frequentes:

O serviço de troca de titularidade pode ser solicitado pelo cliente responsável da unidade consumidora ou por seu representante legal, devidamente qualificado por meio de procuração.

Para solicitar a troca da titularidade, devem ser apresentados os seguintes documentos:

Documentos do novo cliente:

Pessoa Física:

  • CPF, Identidade (RG) ou outro documento oficial com foto
  • Se ind√≠gena, basta apresentar o RANI

Pessoa Jurídica:

  • CNPJ, documentos de constitui√ß√£o da empresa (Contrato Social)
  • Documentos pessoais do representante legal (Pessoa F√≠sica)

Documentos do imóvel:

Caso exista algum débito, deverá ser apresentado um documento de propriedade ou posse do imóvel, contendo o endereço completo do imóvel, que pode ser:

  • Escritura P√ļblica ou Registro do Im√≥vel, ou;
  • Contrato de compra e venda, ou;
  • Contrato de loca√ß√£o, ou;
  • Termo de doa√ß√£o, ou;
  • Termo de permiss√£o de uso, ou;
  • Contrato de arrendamento / comodato, ou;
  • Formal de partilha

Caso não tenha débito no imóvel, é dispensada a documentação acima.

Formul√°rio: Declara√ß√£o de Carga Instalada, contendo as informa√ß√Ķes sobre a quantidade e pot√™ncia dos equipamentos el√©tricos existentes no im√≥vel.

Comprova√ß√£o de Atividade Espec√≠fica: ser√° necess√°rio apresentar um documento que comprove a atividade desenvolvida no im√≥vel quando se tratar de atividades rurais, servi√ßo p√ļblico de √°gua, esgoto, saneamento ou tra√ß√£o el√©trica.

Observação: é dispensada a comprovação de atividade específica para os imóveis classificados como residencial.

Geração Distribuída: para a troca de titularidade de clientes com geração distribuída na modalidade compartilhada (condomínios, consórcios e cooperativas), é preciso anexar à solicitação o documento do ato constitutivo da pessoa jurídica e informar a alteração/manutenção dos percentuais de energia excedente alocados entre os integrantes cadastrados no Sistema de Compensação.

O servi√ßo normalmente √© executado imediatamente ap√≥s a confer√™ncia e certifica√ß√£o de veracidade das informa√ß√Ķes prestadas. Mas, o prazo m√°ximo de atendimento s√£o de 2 (dois) dias √ļteis para im√≥veis localizados em √°rea urbana e de 5 (cinco) dias √ļteis em √°rea rural; e de 7 (sete) dias √ļteis para grandes clientes (unidade consumidora do grupo A ‚Äď M√©dia Tens√£o).

Se houver alguma inconsist√™ncia nas informa√ß√Ķes apresentadas, a Cemig emitir√° comunica√ß√£o ao solicitante para que as informa√ß√Ķes sejam corrigidas.

Importante salientar que a troca de titularidade está condicionada à aceitação dos Termos do Contrato de Adesão (anexo IV, Resolução Aneel 414). Após a troca, o contrato de adesão definitivo será encaminhado para o endereço de correspondência até a data de apresentação da primeira fatura.

Confira o canal para realizar a solicitação do serviço:

  • Acesse Cemig Atende Web
  • Fa√ßa o login e escolha a op√ß√£o ‚ÄúTroca de Titularidade‚ÄĚ.
  • Leia atentamente as instru√ß√Ķes, aceite o Termo de Ades√£o ao servi√ßos e clique no bot√£o Continuar.
  • Preencha o n√ļmero de instala√ß√£o, presente na conta de energia do atual titular da conta.
  • Preencha o formul√°rio e anexe os documentos solicitados.

Caso n√£o seja cadastrado no canal, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.