APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Medidores Inteligentes

O que são os medidores inteligentes?

Os medidores inteligentes de energia são aparelhos eletrônicos que registram e acompanham o uso elétrico de um cliente. Já utilizados em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, eles trazem uma série de mudanças e benefícios tanto para a Cemig, como para você.

Conectados à uma rede própria, segura e privada, os medidores inteligentes permitem que leituras, cortes e religamentos de energia sejam feitos de forma remota, sem necessidade de esperas ou deslocamento de técnicos.

Problemas que antes poderiam durar horas para serem resolvidos, levarão apenas alguns minutos. Isso porque com este sistema é possível identificar e responder com rapidez a situações que podem afetar as redes de distribuição e o fornecimento de energia, por exemplo, quedas de árvores

Os medidores inteligentes permitem ainda entender a demanda quase em tempo real, o que permitirá futuramente, que tanto você quanto a Cemig acompanhem o perfil de consumo energético de forma mais detalhada. Você poderá fazer um uso mais otimizado e econômicos, nós poderemos adaptar a geração de energia à demanda.

 

Os medidores inteligentes permitem que leituras, cortes e religamentos de energia sejam feitos de forma remotaOs medidores inteligentes permitem que leituras, cortes e religamentos de energia sejam feitos de forma remota.

O que muda agora?

 

  Leitura e Religação de forma remota 

Acionamento automático da Cemig em caso de falta de energia

 

O que está por vir?

 

Facilidade no acompanhamento do seu consumo, pelo aplicativo cliente Cemig Cliente +

Permitirá que você acompanhe o perfil de consumo energético de forma mais detalhada.

 

O que continua igual?

 

 

Você não pagará nada por esta mudança

As datas de faturamento e vencimento da sua conta continuarão as mesmas

Calendário de Trocas

Veja o período de troca na sua região:

A partir de 04 de outubro 2021
Região: Ribeirão das Neves

Perguntas Frequentes

Não. A troca do medidor e totalmente gratuita.

Sim. Não há mudanças na leitura nem no cálculo de sua conta de energia.

Não. Apenas será feita a troca do medidor que estiver instalado pelo novo medidor inteligente.

Fique tranquilo, a tarifa continua a mesma não haverá mudanças.

Sim, o padrão deverá ter livre acesso e a pessoa que estiver no local receberá um documento informando a efetivação da troca do medidor.

Não se preocupe, há um monitoramento contínuo dos medidores onde é possível a detecção imediata de qualquer irregularidade na medição, seja falta de energia, falha técnica do equipamento, atos de vandalismo, rompimento de cabos ou furto do medidor, a Cemig detectará de imediato antes mesmo do cliente entrar em contato.

Sim, não haverá problemas, basta seguir os mesmos passos para adequação, homologação e instalação, conforme orienta o Manual de Geração Distribuída. Para mais informações, acesse aqui.

Sim, o medidor inteligente também possui o visor com a leitura no formato digital de fácil visualização.

Há alguma dúvida?

 

Entre em contato com a Cemig pelo 116 (0800 723 8007 para deficientes auditivos) ou envie uma mensagem para falecomacemig@com.br.