APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

UHE Rosal

UHE Rosal

Hidrelétrica

 

Início da Construção

1998

In√≠cio das Opera√ß√Ķes

1999

Altura da Barragem

40m

Comprimento da Barragem

214,5m

Volume do Reservatório

17hm³

Potência Instalada

55MW

Unidades Geradoras

2

A usina hidrelétrica (UHE) Rosal, da Rosal Energia S.A., iniciou sua operação em 1999, erguida no rio Itabapoana, entre os municípios de Guaçuí, no Espírito Santo, e Bom Jesus do Itabapoana, no Rio de Janeiro. Rosal conta com 2 unidades geradoras, totalizando 55 MW de potência instalada.

O barramento é constituído em concreto gravidade, com altura máxima de 40 m e 214,50 m de comprimento de crista. Seu reservatório possui cerca de 1,70 km² de área inundada e capacidade máxima de acumulação 17 hm³.

O sistema extravasor da UHE Rosal é composto por um Vertedouro de Crista Livre (VL) com soleira em degraus. Situado na região central do barramento, esta estrutura conta com 55 m de comprimento e capacidade de descarga máxima de 890 m³/s. Com o intuito de manter uma vazão mínima no trecho de vazão reduzida, tem-se, também, uma válvula dispersora localizada a direita hidráulica do vertedouro da UHE Rosal.

Localizada na margem esquerda do reservat√≥rio, a Tomada d‚Äô√Āgua (TA) da UHE Rosal est√° situada a, aproximadamente, 50 m a montante da barragem. A √°gua aduzida √© conduzida por um t√ļnel de adu√ß√£o, por cerca de 4690 m de extens√£o, at√© o t√ļnel de press√£o. Na sequ√™ncia, tem-se a chamin√© de equil√≠brio, e os t√ļneis intermedi√°rio e auxiliar. Por fim, tem-se um trecho blindado de, aproximadamente, 170 m de comprimento. Ao final de seu trecho, ocorre a bifurca√ß√£o em 2 (dois) condutos for√ßados, os quais alimentar√£o 2 (duas) unidades geradoras localizadas na Casa de For√ßa da UHE Rosal.

A Casa de Força da UHE Rosal é do tipo abrigada, comportando 2 (duas) turbinas do tipo Francis. A restituição da vazão turbinada é feita diretamente no rio Itabapoana.