APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

UHE Rosal

UHE Rosal

Hidrelétrica

 

Início da Construção

1998

Início das OperaçÔes

1999

Altura da Barragem

40m

Comprimento da Barragem

214,5m

Volume do ReservatĂłrio

17hmÂł

PotĂȘncia Instalada

55MW

Unidades Geradoras

2

A usina hidrelĂ©trica (UHE) Rosal, da Rosal Energia S.A., iniciou sua operação em 1999, erguida no rio Itabapoana, entre os municĂ­pios de GuaçuĂ­, no EspĂ­rito Santo, e Bom Jesus do Itabapoana, no Rio de Janeiro. Rosal conta com 2 unidades geradoras, totalizando 55 MW de potĂȘncia instalada.

O barramento Ă© constituĂ­do em concreto gravidade, com altura mĂĄxima de 40 m e 214,50 m de comprimento de crista. Seu reservatĂłrio possui cerca de 1,70 kmÂČ de ĂĄrea inundada e capacidade mĂĄxima de acumulação 17 hmÂł.

O sistema extravasor da UHE Rosal é composto por um Vertedouro de Crista Livre (VL) com soleira em degraus. Situado na região central do barramento, esta estrutura conta com 55 m de comprimento e capacidade de descarga måxima de 890 m³/s. Com o intuito de manter uma vazão mínima no trecho de vazão reduzida, tem-se, também, uma vålvula dispersora localizada a direita hidråulica do vertedouro da UHE Rosal.

Localizada na margem esquerda do reservatĂłrio, a Tomada d’Água (TA) da UHE Rosal estĂĄ situada a, aproximadamente, 50 m a montante da barragem. A ĂĄgua aduzida Ă© conduzida por um tĂșnel de adução, por cerca de 4690 m de extensĂŁo, atĂ© o tĂșnel de pressĂŁo. Na sequĂȘncia, tem-se a chaminĂ© de equilĂ­brio, e os tĂșneis intermediĂĄrio e auxiliar. Por fim, tem-se um trecho blindado de, aproximadamente, 170 m de comprimento. Ao final de seu trecho, ocorre a bifurcação em 2 (dois) condutos forçados, os quais alimentarĂŁo 2 (duas) unidades geradoras localizadas na Casa de Força da UHE Rosal.

A Casa de Força da UHE Rosal é do tipo abrigada, comportando 2 (duas) turbinas do tipo Francis. A restituição da vazão turbinada é feita diretamente no rio Itabapoana.