APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig lança editais para seleção de projetos nas áreas de esporte e proteção aos idosos Interessados têm até julho de 2022 para pleitear aportes da companhia

.Promoção de cidadania, inclusão social, inclusão digital, diversidade, empreendedorismo, geração de renda, saúde e cultura estão entre as características que serão priorizadas na classificação.

A Cemig lançou, na última semana, chamada pública para seleção de projetos aprovados e aptos à captação de recursos via Leis de Incentivo ao Esporte Federal e Estadual e para seleção de projetos voltados à população idosa, devidamente selecionados e aprovados pelos Fundos Municipais ou Estadual do Idoso. Os editais estão disponíveis no site da Cemig na página de Chamadas Públicas (sendo um edital para seleção de projetos na área do esporte e outro para seleção de projetos voltados à população idosa), e especificam as particularidades a serem atendidas pelos proponentes. Promoção de cidadania, inclusão social, inclusão digital, diversidade, empreendedorismo, geração de renda, saúde e cultura estão entre as características que serão priorizadas na classificação. O prazo para submissão dos projetos vai até 15 de julho de 2022, com quatro datas de corte para inscrição dos projetos, uma em 2021 e três em 2022.

A companhia pretende realizar aportes de até R$ 350 mil por projeto esportivo. Os projetos devem estar direcionados à transformação e ao impacto social duradouros para alcance do desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades, assim como a formação para o exercício da cidadania e prática do lazer.

Segundo Cláudio Bianchini, diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, a companhia está incrementando sua atuação no setor esportivo, pois acredita que assim gerará impactos positivos nas comunidades onde atua. “Dessa forma, a Cemig reafirma seu compromisso na promoção da cidadania, fomentando o aprendizado e a valorização dos direitos e deveres, da cultura de paz e dos Direitos Humanos”, declara.

Proteção e atendimento à pessoa idosa

A Cemig também pretende destinar recursos para projetos relacionados à proteção e ao atendimento à pessoa idosa, como forma de melhor exercer sua cidadania corporativa. Segundo o diretor, a companhia está comprometida em continuar atuando como um dos mais importantes atores de investimento social no estado de Minas Gerais. “O foco, além do desenvolvimento social e educacional, do fortalecimento do setor cultural e do incremento do setor esportivo, inclui ainda o atendimento a esse público crescente, que muitas vezes se encontra em situação de vulnerabilidade, que são os idosos”, comenta Bianchini.

O objeto da chamada pública revela que a Cemig está atenta ao fato de que a proporção de pessoas da terceira idade vem crescendo rapidamente no país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui hoje mais de 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos, número que representa 13% da população do país. E esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas, como aponta a Projeção da População do IBGE, atualizada em 2018.

Fonte do áudio: Marina Souza Lucio Oliveira – analista de sustentabilidade empresarial da Cemig.
Arquivo de áudio. Clique aqui para fazer o download.

Marcas Cemig