APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

UHE Irapé realiza melhorias nas placas educativas no rio Jequitinhonha

A UHE Irapé, em atendimento às Condicionantes da Licença de Operação (LO) nº 1652/2022 e ao Parecer Técnico do Meio Socioeconômico, emitido no processo de renovação da licença ambiental conduzido pelo IBAMA, realizou manutenções nas placas de sinalização instaladas a jusante da barragem do empreendimento, ao longo do rio Jequitinhonha, entre os meses de abril e junho de 2023.

A implantação e a manutenção periódica das placas são uma recomendação de segurança estabelecida, ainda quando o processo de licenciamento era conduzido em nível estadual, visando conscientizar a população ribeirinha sobre a possibilidade de oscilação do nível do rio, bem como inibir ocupações irregulares em áreas de risco, considerando as regras operativas da usina.

O Ibama, recentemente, manteve o entendimento acerca da importância dessa sinalização e de suas ações correlatas, sugerindo algumas melhorias e incorporando a condicionante dentro do Programa de Comunicação Social do empreendimento, em uma linha específica de atuação, podendo se desdobrar ainda em campanhas de conscientização junto à população local.

Atualmente, estão instaladas 22 placas situadas em ambas as margens do rio Jequitinhonha, abrangendo uma distância de até 85 km a jusante da barragem, alcançando a comunidade de Itira. Todas as placas são inspecionadas regularmente, podendo passar por uma simples manutenção, substituída completamente caso o estado de conservação não esteja adequado ou até adicionada uma nova, caso seja identificada uma maior movimentação de pessoas no local e exista essa necessidade. A Cemig pretende com essas ações manter seu compromisso em contribuir com a segurança das pessoas e informá-las adequadamente sobre as questões do empreendimento.

A realização do Programa de Comunicação Social é uma medida de mitigação exigida no licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, conforme disposto na Instrução Normativa nº 02, de 27 de março de 2012.


Crédito da imagem: Cemig