APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig informa sobre operação da UHE Três Marias em 7 de janeiro de 2022

A Cemig esclarece a operação da Usina Hidrelétrica de Três Marias está acontecendo normalmente e visando a recuperação do nível do reservatório da instalação. Apesar das fortes chuvas que atingem o estado, a usina está recebendo, nesta sexta-feira (7/1),  mais de 3.700 m3/s e liberando, exclusivamente por meio das turbinas de geração de energia, 400 m3/s, amortecendo os impactos da cheia na região.

Neste final de semana, os modelos de previsão meteorológica têm indicado grandes volumes de chuvas em toda a porção mineira da bacia do Rio São Francisco. Assim, cabe a atenção a todos os afluentes que desaguam na bacia após a barragem, como por exemplo: rio Abaeté, das Velhas, Paracatu e demais. As vazões seguirão subindo ao longo de todo o final de semana, com reflexos no nível do São Francisco até a próxima quarta-feira (12/1).

Para os rios que deságuam no reservatório também cabe estado de atenção dado que as chuvas resultaram em um grande aumento de suas vazões. Destacam-se as vazões no rio Pará e no rio Paraopeba. A Cemig esclarece, ainda, que está em contato constante com as defesas civis dos municípios para informar sobre a operação da usina.

Importante destacar que a gestão da capacidade de armazenamento da Usina Três Marias é feita pela Cemig, em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e com a contribuição de todos os agentes representantes dos estados e usuários da bacia hidrográfica.

Para saber informações da usina em tempo real, a Cemig disponibiliza o aplicativo Prox, onde a população pode acompanhar em tempo real a variação dos níveis e vazões dos rios e reservatórios da região.  A companhia desenvolveu esse aplicativo com o objetivo de disponibilizar mais um canal de informações para as populações influenciadas pela operação dos seus reservatórios.  A ferramenta permite uma comunicação mais efetiva com a comunidade, bastando apenas o download gratuito do aplicativo (loja Play Store-Android e Apple Store-iOS).

Além disso, no site da Cemig a população pode acompanhar a operação do nível da UHE Três Marias por meio deste link.