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SoluçÔes tecnológicas para que não falte energia e segurança

.Investimentos em religadores e manutençÔes constantes na rede jå mostram resultado para nossos clientes

Com o objetivo de promover melhorias para atender aos clientes de forma cada vez mais satisfatória, estamos realizando uma série de investimentos em nossas redes. Neste ano, temos como destaque o investimento de mais de R$ 100 milhÔes na instalação de equipamentos capazes de religar automaticamente a energia em casos de interrupçÔes.

Para nossos clientes, essas funcionalidades contribuem diretamente para a redução do nĂșmero de interrupçÔes ao longo do ano e do tempo de desligamento. Os religadores tambĂ©m contribuem durante o perĂ­odo chuvoso, quando galhos de ĂĄrvores tocam na rede e causam curtos-circuitos com mais frequĂȘncia. A capacidade do religador de se rearmar sozinho diminui as interrupçÔes sustentadas de energia aos clientes.

Em casos mais severos, em que temporais derrubam årvores ou lançam objetos na rede, como telhas metålicas e outdoors, isso pode levar ao rompimento de fios de energia ou até mesmo à queda dos postes. Nesses casos, o religador faz a proteção contra acidentes, cortando a energia o mais råpido possível, até que uma equipe reconstrua a rede danificada.

Mais energia em 2020

A AgĂȘncia Nacional de Energia ElĂ©trica (Aneel) exige que as concessionĂĄrias cumpram um padrĂŁo de qualidade e, para isso, estabelece alguns indicadores para mensurar esse desempenho. Os indicadores sĂŁo apurados pelas distribuidoras e enviados periodicamente para a Aneel, o que permite que a agĂȘncia avalie a continuidade do fornecimento de energia Ă  população.

Um dos indicadores coletivos de continuidade Ă© o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora). Ele mostra o tempo mĂ©dio, em horas, em que cada consumidor ficou sem energia elĂ©trica, considerando interrupçÔes iguais ou superiores a trĂȘs minutos em toda a ĂĄrea de concessĂŁo. O resultado previsto para o DEC da nossa companhia, neste ano, Ă© de 9,48 horas, para um limite regulatĂłrio de 10,44 horas. Isso quer dizer que, considerando as 8.760 horas do ano, nĂłs prestaremos um serviço com 99,89% de disponibilidade aos nossos clientes em 2020, melhor que o mĂ­nimo exigido pela regulação, contribuindo inclusive para melhorar a colocação da empresa no ranking de desempenho da Aneel.

Tecnologia, equipes preparadas e manutençÔes constantes

Além da instalação de religadores, destacamos a implantação de um sistema de rådio digital em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, que permite uma comunicação entre os equipamentos da rede, demais sistemas e sala de controle com praticamente 100% de disponibilidade. Nas åreas remotas do estado, onde não hå cobertura de celular, nós implantamos comunicação via satélite.

A execução de obras estruturantes do sistema elĂ©trico – como construção de novas subestaçÔes e linhas de distribuição e obras de dupla alimentação e reforço – tambĂ©m Ă© um dos pilares para a melhoria do desempenho, pois sĂŁo fundamentais para a mudança do patamar tecnolĂłgico da nossa companhia, melhorando todos os aspectos de qualidade.

Outra questĂŁo fundamental foi a execução de um robusto plano de manutenção nos Ășltimos trĂȘs anos, com a realização de podas de ĂĄrvores, limpeza de faixa de servidĂŁo, substituição de cruzetas e manutenção de estruturas, alĂ©m da contratação de equipes de Linha Viva, capazes de realizar esses trabalhos sem desligar a rede, mantendo o ativo em plenas condiçÔes de funcionamento.

Por fim, nĂłs tambĂ©m realizamos um estudo buscando um reposicionamento de bases e equipes para atendimento do plantĂŁo de emergĂȘncias, aumentando a capilaridade em todo o estado e reduzindo o tempo de atuação em caso de falhas. “Essas melhorias proporcionam benefĂ­cios como a redução do nĂșmero de interrupçÔes por cliente e do tempo de duração das interrupçÔes, garantindo melhor qualidade do fornecimento de energia elĂ©trica aos nossos clientes”, destaca nosso engenheiro de planejamento de ativos em operação da distribuição, Henrique Eduardo Pinto Diniz.

Sala de Guerra

Para monitorar a execução de todas as açÔes de melhoria, nĂłs criamos um comitĂȘ multidisciplinar denominado “Sala de Guerra do DEC”, cuja finalidade Ă© garantir o cumprimento do limite de DEC regulatĂłrio em 2020 por meio de ferramentas de business intelligence, de anĂĄlise de riscos e previsĂŁo de resultados, mas, principalmente, de interaçÔes e alinhamento com as ĂĄreas envolvidas no processo, de maneira ĂĄgil e objetiva, promovendo o engajamento total das equipes.

“SĂŁo realizadas, diariamente, reuniĂ”es rĂĄpidas para monitorar, deliberar e implantar, quando necessĂĄrio, ajustes de rota na execução dos planos, integrando as ĂĄreas e alinhando os esforços nos alvos que trarĂŁo um melhor resultado”, comenta Henrique.