APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética é reaberto à visitação

.Ação aproxima o público da tecnologia de ponta do setor elétrico e da sustentabilidade no uso da energia

O Museu de Artes e Ofícios, localizado na Praça da Estação em Belo Horizonte, reabre as portas para os visitantes, com visitas agendadas gratuitamente pelo Sympla, a partir do dia 18 de fevereiro.

Na ocasião, será reativado o Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética, integrado ao conjunto do Museu. Nesse espaço, o público poderá conhecer de perto a evolução da energia elétrica, desde os primórdios de seu desenvolvimento industrial até as novas e sustentáveis fontes de energia renovável, por meio de dispositivos de realidade aumentada, jogos interativos, maquetes, exposições de artistas que utilizam matrizes energéticas em seu trabalho, palestras, oficinas e seminários relacionados à eficiência energética e à sustentabilidade. Ideal para um passeio com as crianças. Vale a pena conhecer o acervo e o espaço. O público levará para casa uma cartilha ilustrativa com jogos, quadrinhos, adesivos de “Guardião da Energia” e dicas de eficiência energética.

Como participar

Como: agendamento gratuito pelo Sympla
Quando: de quinta a sábado, de 11h às 16h. Horários: 11:00 | 12:00 | 13:00 | 14:00 | 15:00
Onde: Museu de Artes e Ofícios (SESI MAO) – Praça Rui Barbosa, 600, Centro, Belo Horizonte

Confira alguns dos protocolos adotados para garantir a segurança dos funcionários e visitantes.

A temperatura corporal de todos os visitantes será aferida na entrada.

É obrigatório o uso da máscara de forma adequada durante toda a permanência no Museu de Artes e Ofícios.

O número de guarda-volumes a serem utilizados está reduzido, e a utilização dos mesmos será intercalada. Chaves e armários serão devidamente higienizados após cada uso.

Durante toda a visita, fique atento à distância segura de 1,5 m de outras pessoas. Atenção especial às filas e bancos de descanso.

Estarão disponíveis em diversos pontos do Museu dispensadores com álcool 70%. Higienize as mãos sempre que achar necessário.

Está suspenso, temporariamente, o empréstimo de carrinhos de bebê e cadeiras de roda.

Os elevadores devem ser utilizados individualmente ou por pessoas de um mesmo grupo de convivência. Pessoas com mobilidade reduzida terão prioridade.

Fique atento ao número de visitantes permitidos em cada espaço/sala, para que seja possível manter o distanciamento.

Não é permitido tocar nas peças. Procure também não tocar em corrimões, portas e vidros das exposições.

Nenhum dos equipamentos interativos poderá ser tocado pelos visitantes.

Algumas experiências, como os jogos manuais, serão apresentados por uma instrutora seguindo protocolos.

Sobre o Espaço

Esta é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujo objetivo é disseminar a cultura do uso eficiente da energia, com foco na sustentabilidade e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente aqueles relacionados à promoção de oportunidades de aprendizagem e do acesso à inovação.

Segundo o diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, a empresa reconhece a importância dos espaços de arte e cultura para a educação, principalmente quando se trata do consumo sustentável. “Com seu acesso democrático, no coração de Belo Horizonte, a Cemig acredita que a reabertura do Espaço de Eficiência Energética cumprirá um importante papel na educação dos visitantes”, afirma Passanezi.

O Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética é resultado de uma parceria firmada entre a Cemig e o SESI MAO, com investimento de R$ 5 milhões. O objetivo é atrair estudantes de escolas públicas e privadas, bem como o público em geral. O espaço se encontrava fechado devido à pandemia do novo coronavírus.