APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética é reaberto à visitação

.A√ß√£o aproxima o p√ļblico da tecnologia de ponta do setor el√©trico e da sustentabilidade no uso da energia

O Museu de Artes e Ofícios, localizado na Praça da Estação em Belo Horizonte, reabre as portas para os visitantes, com visitas agendadas gratuitamente pelo Sympla, a partir do dia 18 de fevereiro.

Na ocasi√£o, ser√° reativado o Espa√ßo Cemig SESI de Efici√™ncia Energ√©tica, integrado ao conjunto do Museu. Nesse espa√ßo, o p√ļblico poder√° conhecer de perto a evolu√ß√£o da energia el√©trica, desde os prim√≥rdios de seu desenvolvimento industrial at√© as novas e sustent√°veis fontes de energia renov√°vel,por meio de dispositivos de realidade aumentada, jogos interativos, maquetes, exposi√ß√Ķes de artistas que utilizam matrizes energ√©ticas em seu trabalho, palestras, oficinas e semin√°rios relacionados √† efici√™ncia energ√©tica e √† sustentabilidade. Ideal para um passeio com as crian√ßas. Vale a pena conhecer o acervo e o espa√ßo. O p√ļblico levar√° para casa uma cartilha ilustrativa com jogos, quadrinhos, adesivos de ‚ÄúGuardi√£o da Energia‚ÄĚ e dicas de efici√™ncia energ√©tica.

Como participar

Como: agendamento gratuito pelo Sympla
Quando: de terça a sexta, de 11h às 15h e aos sábados de 9h às 16h. Sujeitos à capacidade do local.
Onde: Museu de Artes e Of√≠cios (SESI MAO) ‚Äď Pra√ßa Rui Barbosa, 600, Centro, Belo Horizonte

Confira alguns dos protocolos adotados para garantir a segurança dos funcionários e visitantes.

A temperatura corporal de todos os visitantes ser√° aferida na entrada.

√Č obrigat√≥rio o uso da m√°scara de forma adequada durante toda a perman√™ncia no Museu de Artes e Of√≠cios.

O n√ļmero de guarda-volumes a serem utilizados est√° reduzido, e a utiliza√ß√£o dos mesmos ser√° intercalada. Chaves e arm√°rios ser√£o devidamente higienizados ap√≥s cada uso.

Durante toda a visita, fique atento √† dist√Ęncia segura de 1,5 m de outras pessoas. Aten√ß√£o especial √†s filas e bancos de descanso.

Estarão disponíveis em diversos pontos do Museu dispensadores com álcool 70%. Higienize as mãos sempre que achar necessário.

Está suspenso, temporariamente, o empréstimo de carrinhos de bebê e cadeiras de roda.

Os elevadores devem ser utilizados individualmente ou por pessoas de um mesmo grupo de convivência. Pessoas com mobilidade reduzida terão prioridade.

Fique atento ao n√ļmero de visitantes permitidos em cada espa√ßo/sala, para que seja poss√≠vel manter o distanciamento.

N√£o √© permitido tocar nas pe√ßas. Procure tamb√©m n√£o tocar em corrim√Ķes, portas e vidros das exposi√ß√Ķes.

Nenhum dos equipamentos interativos poder√° ser tocado pelos visitantes.

Algumas experiências, como os jogos manuais, serão apresentados por uma instrutora seguindo protocolos.

Sobre o Espaço

Esta √© uma iniciativa do Programa de Efici√™ncia Energ√©tica da Cemig, regulado pela Ag√™ncia Nacional de Energia El√©trica (Aneel), cujo objetivo √© disseminar a cultura do uso eficiente da energia, com foco na sustentabilidade e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustent√°vel (ODS) da Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas (ONU), principalmente aqueles relacionados √† promo√ß√£o de oportunidades de aprendizagem e do acesso √† inova√ß√£o.

Segundo o diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, a empresa reconhece a import√Ęncia dos espa√ßos de arte e cultura para a educa√ß√£o, principalmente quando se trata do consumo sustent√°vel. ‚ÄúCom seu acesso democr√°tico, no cora√ß√£o de Belo Horizonte, a Cemig acredita que a reabertura do Espa√ßo de Efici√™ncia Energ√©tica cumprir√° um importante papel na educa√ß√£o dos visitantes‚ÄĚ, afirma Passanezi.

O Espa√ßo Cemig SESI de Efici√™ncia Energ√©tica √© resultado de uma parceria firmada entre a Cemig e o SESI MAO, com investimento de R$ 5 milh√Ķes. O objetivo √© atrair estudantes de escolas p√ļblicas e privadas, bem como o p√ļblico em geral. O espa√ßo se encontrava fechado devido √† pandemia do novo coronav√≠rus.