APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig alerta sobre os riscos da instalação de antenas de TV próximas à rede elétrica

.É importante que as pessoas tenham bastante atenção com as antenas de TV, que podem causar acidentes tanto com a rede elétrica quanto em relação à quedas de altura.

Cemig alerta sobre os riscos da instalação de antenas de TV próximas à rede elétrica

População deve ter bastante atenção, pois é comum acidentes envolvendo este tipo de equipamento

Com a aproximação do período chuvoso em Minas Gerais, as tempestades, que vêm geralmente acompanhadas de ventos fortes, podem causar diversos transtornos à população. Na última semana, a Região Metropolitana de Belo Horizonte registrou ventos superiores a 70 km/h.  Com este cenário, é importante que as pessoas tenham bastante atenção com as antenas de TV, que podem causar acidentes tanto com a rede elétrica quanto em relação à quedas de altura.

A Cemig recomenda instalar antenas com pelo menos três metros de distância dos circuitos elétricos – desde que a haste de sustentação seja menor que esta distância, e os cabos do equipamento estejam sempre ser protegidos por tubulação adequada. Além disso, as pessoas jamais devem executar esse tipo de serviço quando houver chuvas, ventos ou relâmpagos.

“É preciso ter muito cuidado, porque, na rede de média tensão, não precisa nem encostar, só de a pessoa ficar a uma distância menor que 50 cm, já pode levar um choque elétrico de até 13,8 kV (13.800 volts), o que pode provocar queimaduras graves e até mesmo a morte”, alerta o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares.

Importante destacar que, além dos instaladores, em casos de acidentes, outras pessoas também podem ser vítimas de choque elétrico e queimaduras, se no momento da ocorrência estiverem tocando ou mesmo próximas à TV ou receptores, que podem receber a energização acidental.

“Hoje em dia é muito comum as pessoas contratarem um serviço de TV a Cabo ou internet. Por isso, é essencial que o morador alinhe com o profissional o melhor local para instalar as antenas, cabos e equipamentos, e observar os possíveis riscos elétricos envolvendo a rede de distribuição de energia. Há casos de choque elétrico durante a instalação dos cabos da TV por assinatura por erro de manuseio dos instaladores que aproximam ou tocam este cabo da rede elétrica da Cemig.”, afirma.

Em casos de acidente  desta natureza, a empresa orienta que a  população ligue imediatamente para o número 116 – que funciona 24 horas por dia, e aguarde a chegada dos  técnicos especializados da companhia. Além da Cemig, a população também pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.