APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Operação PCH Rio de Pedras – Município de Sabará – 07/02/2021

A Cemig esclarece que a Pequena Central Rio de Pedras (PCH) localizada no Rio das Velhas, em Itabirito, está localizada a cerca de 62,5 km do município de Sabará. Tal distância significa que qualquer vazão verificada pela liberação pelos vertedouros da usina leva de 10 a 12 horas para se propagar ao longo do rio e chegar à cidade de Sabará. Ainda assim, tal distância conta com a contribuição de diversos outros rios (Itabirito, do Peixe, Ribeirão Macacos, Ribeirão Cambimba, Córrego Cortesia e Ribeirão do Cardoso, conforme link.

A distância entre a PCH Rio de Pedras e a cidade de Sabará significa que a área total que drena as chuvas para a cidade de Sabará é muito superior do que a área que produz água para o reservatório. A título de exemplo, ao considerar a área de captação de chuvas (área de drenagem da bacia), a estação de monitoramento de Raposos (50 km de distância ao longo do Rio das Velhas) possui uma área total de 1.450 km². Ao comparar com a área de captação do reservatório, o valor cai 38% do valor em Raposos (564 km²). Ou seja, a produção de água a partir de eventos chuvosos é muito maior para o trecho entre a barragem de Rio de Pedras e a cidade de Sabará do que o reservatório consegue produzir sozinho.

Vale destacar que o reservatório da PCH Rio de Pedras opera normalmente com uma faixa de apenas 40 cm, ou seja, não possui capacidade nem de produzir artificialmente nenhuma cheia e nem amortecer um volume muito significativo.

Às 21h deste domingo (7/2), as vazões recebidas na usina de Rio de Pedras apresentavam queda, registrando o valor de 24 m³/s. Ainda assim, as próximas horas apresentam acumulados de chuva significativos para toda a bacia do Rio das Velhas, sendo necessário manter o monitoramento devido a possíveis efeitos de inundação, gerados pela chuva localizada na região, bem como toda a região dos afluentes entre a barragem e a cidade de Sabará.

A Cemig se mantém disponível para esclarecimentos junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, bem como junto à prefeitura, conforme contatos realizados ao longo do dia de hoje.