APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig lança edital para alienação de 15 pequenas usinas com potência instalada de 41,2 MW

Acesso ao data room do leilão deve ser solicitado até 12 de abril

A Cemig lançou edital para alienação, mediante realização de leilão público, de um conjunto de 15 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), com capacidade total de 41,2 MW. Será leiloado um lote único, composto de ativos da Cemig GT e da Horizontes Energia S.A., sua subsidiária integral, localizados em Minas Gerais e em Santa Catarina. O leilão está previsto para 10 de agosto deste ano e o valor mínimo para o lote é de R$ 48,2 milhões. A lista com a descrição dos ativos pode ser consultada aqui.

Os ativos representam uma grande oportunidade para empresas especializadas em gestão e operação de Pequenas Centrais Hidrelétricas que desejam expandir sua atuação, afirma o superintendente de Desenvolvimento de Negócios da Cemig, Robson Carminati.

“O conjunto possui uma potência instalada interessante, equivalente a uma usina hidrelétrica. Esses ativos colocados para alienação podem ser de grande utilidade para outras empresas, interessadas em expandir sua atuação no setor de PCHs com foco em eficiência e rentabilidade”, explica o superintendente,

De acordo com o planejamento estratégico da Cemig, a alienação das PCHs e CGHs tem o objetivo de melhorar a eficiência operacional e a alocação de capital. “São ativos de grande qualidade, mas que possuem hoje capacidade muito inferior à de outras usinas da empresa, como Emborcação (1.192 MW) e Três Marias (396 MW). A orientação do planejamento estratégico da Cemig é de que os recursos humanos e financeiros sejam alocados prioritariamente em empreendimentos mais representativos para o parque gerador da Companhia”, destaca Carminati.

Os empreendimentos que compõem o lote serão alienados sem vínculos contratuais de fornecimento da energia gerada, e a Cemig propõe, a critério do comprador, manter operação assistida por três meses, mediante celebração de contrato de prestação de serviços.

Acesso ao Data Room

Saiba como solicitar o acesso ao data room consultando o item 04 do anexo B do edital do processo. O acesso pode ser solicitado até o dia 12 de abril pelos interessados. As visitas técnicas serão agendadas para realização entre 8 de maio e 14 de julho deste ano.

O anexo B do edital e todos os outros documentos relacionados ao processo estão disponíveis no Portal de Compras da Cemig. Para consultá-los, é necessário acessar compras.cemig.com.br. Em seguida, no campo “Painel de Licitações” – “A vencer”, informar o número do processo: 500-Y17124.

01 – Acesse o Portal de Compras da Cemig.

 

02- No Painel de Licitações clicar em “A vencer”

 

 

03 – No campo Número do Processo, colocar 500-Y17124.

Em seguida, clicar em Consultar.

 

04- Clicar no link referente ao processo.

 

05- É exibida a página do processo e é possível baixar a Documentação do Edital.

Cronograma

Clique na imagem para amplia-la.