APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Rádio Inconfidência

.O "Gigante do Ar" desde 1936

A Rádio Inconfidência, desde 1936,  é um espelho da diversidade de Minas e do Brasil, com suas tradições, ousadias, inovações, memórias e reinvenções.

A emissora iniciou suas transmissões na faixa de ondas médias, era “A Voz de Minas para Toda a América”. Em 1938 transmitiu para o Brasil a Copa do Mundo de futebol realizada na França. Dois anos depois, em 1940, começou a transmitir na faixa de ondas curtas. Durante a chamada Era de Ouro do Rádio, foi a rádio mais ouvida de Minas, ganhando o slogan de “O Gigante do Ar”.

Em 1979 surge a “Brasileiríssima”. É o momento em que a Rádio Inconfidência começa a transmissão em FM, levando ao ar apenas músicas brasileiras e programas culturais. A cadeia AM e os canais em ondas curtas mantiveram a programação generalista tradicional, com vários tipos de programas.

Com apoio total a arte e a cultura do Estado, as duas emissoras revelaram vários artistas do cenário mineiro  que ganharam projeção internacional como Clara Nunes, Agnaldo Timóteo, Paulinho Pedra Azul, Vander Lee e até a banda Sepultura.

O Projeto Manutenção e Programação Artística da Rádio Inconfidência, com os recursos oriundos da Cemig, aumenta o alcance, consolida o nome da emissora em Minas e contribui também com atividades culturais como o II Prêmio da Musica Popular Mineira, Cinefonia – Cinema na Escadaria, a exibição de filmes mineiros e o Tombamento da Rádio Inconfidência.