APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Instituto Cultural Corpo

.O Instituto Cultural Corpo promove a produção cultural, o desenvolvimento de novas linguagens artísticas, a experimentação nas mais variadas áreas de criação, a capacitação de novos talentos, a sensibilização e a formação de novos públicos

O Instituto Cultural Corpo (ICC) é uma associação civil sem finalidades lucrativas, que atua nas áreas cultural, artística, educacional e social. Tem como objetivo promover a produção cultural, o desenvolvimento de novas linguagens artísticas, a experimentação nas mais variadas áreas de criação, a capacitação de novos talentos, bem como a sensibilização e a formação de novos públicos em seu campo de trabalho. Além disso promove o intercâmbio com artistas, companhias e grupos com atuação no país e no exterior, sendo o Grupo Corpo um significativo exemplo.

O Grupo Corpo é reconhecido como a mais importante e inovadora companhia da dança contemporânea do país e, que desde a sua fundação, em 1975, projeta para o mundo a cultura e a identidade do povo brasileiro. Entre suas atividades artísticas estão ensaios, preparação de espetáculos, aulas e workshops (tanto virtuais quanto presenciais).

Desde a década de 1970, o Grupo Corpo é reconhecido pela crítica especializada como o mais importante veículo de divulgação da cultura e da dança contemporânea do país, projetando nacional e internacionalmente a arte brasileira. Esta difusão proporciona ao mercado de trabalho para bailarinos e técnicos, um intercâmbio nacional e internacional.

No Brasil, já foram mais de 45 localidades visitadas, muitas destas no interior, onde a população que habitualmente possui pouco acesso à cultura, pôde testemunhar uma experiência estética inesquecível. O Grupo Corpo também realiza apresentações gratuitas, cada vez mais frequentes, o que possibilita a divulgação não elitizada do trabalho para um público cada vez maior.

As inúmeras premiações recebidas, dentre elas, Ordem do Ipiranga – Governo do Estado de São Paulo; Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte; Prêmio Associação Chilena de Críticos de Arte; Prêmio Lei Sarney; Prêmio Golden Metais; Prêmio Fundacen; Prêmio MINC-FUNARTE – Troféu Mambembe; Ordem do Mérito Cultural 2000 e 2006 (Ministério da Cultura) e uma série de publicações, vídeos e artigos com citações críticas positivas dedicadas à obra do Grupo Corpo comprovam a extensão de sua atuação e sua posição como referência no panorama coreográfico internacional.

Aproximadamente 60.000 pessoas por ano assistem aos espetáculos do Grupo Corpo, que sempre se apresenta nas mais conceituadas casas de espetáculos do Brasil e do exterior.