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Quais as taxas incidem sobre o pagamento de contas em atraso?

.Esclarecimentos sobre juros e a atualização financeira sobre todos os valores da conta de energia, além de como regularizar a sua situação com a Cemig

Aqui você encontra todas as informações sobre as taxas que incidem no pagamento de contas em atraso e como regularizar esta situação.

 

Tire as suas dúvidas no nosso FAQ:

Quando uma conta de energia elétrica é paga em atraso, ela está sujeita a cobrança de multa, juros e atualização financeira proporcionais ao tempo de atraso. Quanto mais tempo se demorar para pagar a fatura, maior será o valor a ser cobrado depois.

Digamos que há uma fatura pendente referente a abril de 2021, na fatura de maio já constará uma multa de 2% cobrada uma única vez por fatura atrasada. Isso quer dizer que se houve atraso no pagamento da conta, será cobrada uma multa de 2% do valor, pendente, na próxima fatura.

Além da multa, a cada dia que a fatura continuar atrasada serão cobrados juros monetários e atualização financeira.

Vamos supor que a conta foi paga com seis meses de atraso. Há cobrança de juros de 1% ao mês proporcional ao número de dias em atraso, ou seja 0,03333% por dia, mais a atualização financeira referente ao mesmo período do índice IGP-M, para contas emitidas até 01.06.2021 e IPCA, para as que forem emitidas após essa data.

Os valores referentes aos índices IGP-M e IPCA podem ser simulados utilizando a Calculadora do Cidadão.

Os juros e a atualização financeiros incidirão sobre todos os valores da conta de energia, exceto valores referentes a Iluminação Pública – CIP (sujeita à legislação específica), os valores relativos às contribuições ou doações de interesse social (COB), multas e juros de períodos anteriores e restituições/créditos. O valor virá na próxima conta emitida após o pagamento, nesse exemplo, na conta referente a Outubro de 2021.

Caso tenha contas em atraso e queira regularizar a situação, a Cemig oferece duas formas de parcelamento: por cartão de credito, em até 12x ou por pagamento na própria conta de energia elétrica (consultar condições nos canais de atendimento). Entretanto, é importante ficar atento, pois no parcelamento por cartão os juros e atualização financeira serão cobrados na próxima conta, enquanto, se o cliente optar por parcelar na própria conta, os juros e correções já estarão embutidos no valor da parcela.

Fique sempre atento as informações contidas na fatura e em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento.