APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

PCH Erv√°lia

PCH Erv√°lia

Hidrelétrica

 

Altura da Barragem

13m

Comprimento da Barragem

28m

Volume do Reservatório

0,79hm³

Potência Instalada

6,965MW

Unidades Geradoras

1

A pequena central hidrelétrica Ervália iniciou sua operação em 1999 e conta com 1 unidade geradora com potência total instalada de 6,965 MW. A usina é atualmente propriedade da Cemig Geração Leste S.A. e foi instalada entre os municípios de Ervália e Guiricema, MG, no rio dos Bagres.

Construído em concreto tipo gravidade, o barramento da PCH Ervália conta com altura máxima de 13 m e cerca 28 m de comprimento de crista. Seu reservatório possui, aproximadamente, 0,28 km² de área inundada e capacidade máxima de acumulação de 0,79 hm³.

O sistema extravasor da PCH Ervália é composto por um Vertedouro tipo creager, controlado por duas comportas segmento de 3,85 m de largura e 5,0 m de altura, com soleira na elevação 710,00 m. Localizado na parte central do barramento, este vertedouro possui uma capacidade de descarga máxima de 327 m³/s.

√Ä direita hidr√°ulica do vertedouro de soleira controlada, tem-se a tomada d‚Äô√°gua da PCH Erv√°lia. Esta √© constru√≠da em concreto armado, possuindo uma v√°lvula borboleta instalada em po√ßo na estrutura. A √°gua aduzida √© conduzida por conduto for√ßado, com cerca de 1.475 m de extens√£o, 1m de di√Ęmetro e 375 m de desn√≠vel. Inicialmente este conduto encontra-se na margem direita do rio dos Bagres, alterando para a margem esquerda, onde permanece at√© chegar na casa de for√ßa, cerca de 100m a jusante do barramento.