APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

PCH Coronel Domiciano

PCH Coronel Domiciano

Hidrelétrica

 

Altura da Barragem

8m

Comprimento da Barragem

85m

Volume do ReservatĂłrio

0,134hmÂł

PotĂȘncia Instalada

5,04MW

Unidades Geradoras

1

Erguida no rio Fumaça, a PCH (pequena central hidrelĂ©trica) Coronel Domiciano iniciou sua operação em 1911 e desde 1994 a usina conta com um unidade geradora, totalizando 5,04 MW de potĂȘncia instalada.

O empreendimento, no municĂ­pio de MuriaĂ©- MG, Ă© constituĂ­do por barramento de concreto, com altura mĂĄxima de 8 m e 85 m de comprimento de crista. Seu reservatĂłrio possui, aproximadamente, 0,033 kmÂČ de ĂĄrea inundada no N.A. MĂĄximo Normal e capacidade de acumulação 0,134 hmÂł.

O sistema extravasor da PCH Coronel Domiciano Ă© composto por um Vertedouro de Soleira Livre (VL) equipado com comportas tipo pranchĂŁo, permitindo a elevação do nĂ­vel d’água acima da soleira vertente. Localizado na parte central do barramento, este vertedouro possui cerca de 30 m de comprimento e capacidade de descarga mĂĄxima de 73 mÂł/s.

À esquerda hidrĂĄulica do vertedouro, tem-se a tomada d’água da PCH Coronel Domiciano. ConstruĂ­da em concreto, esta estrutura conta com um vĂŁo, controlado por uma comporta tipo gaveta, e dois painĂ©is de grades para remoção de detritos. A ĂĄgua aduzida Ă© conduzida por um conduto de baixa pressĂŁo atĂ© a CĂąmara de Carga, de onde saem dois condutos forçados de 0,762 m de diĂąmetro.

Na sequĂȘncia, ocorre a junção destas tubulaçÔes para um conduto Ășnico de 1,273 m de diĂąmetro, o qual alimentarĂĄ a unidade geradora localizada na casa de força da PCH Coronel Domiciano.

Do tipo abrigada, a casa de força da PCH Coronel Domiciano conta com 3 unidades geradoras, sendo que, atualmente, apenas um encontra-se em operação. A restituição da vazão turbinada ocorre por canal de fuga, no leito do rio Fumaça, em frente a Cachoeira da Fumaça.