APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Siemens implementa projeto de comunicação inteligente para rede de distribuição da Cemig

.Batizada de Projeto Transcende, iniciativa permite uma melhor gest√£o dos dados sobre a energia fornecida na regi√£o metropolitana de Belo Horizonte

L√≠der em solu√ß√Ķes para o mercado de energia, a Siemens recentemente fechou um plano inovador junto √† Cemig, uma das principais concession√°rias de energia el√©trica do Brasil. Denominada Projeto Transcende, a parceria consistiu no desenvolvimento de uma infraestrutura privada de telecomunica√ß√Ķes para automa√ß√£o completa da rede de distribui√ß√£o da companhia, melhorando a qualidade da energia fornecida na regi√£o metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Por meio da iniciativa, a CEMIG consegue identificar e agir com mais rapidez em casos de falhas, reduzindo o tempo que os consumidores ficam sem energia. Dessa forma, os operadores t√™m acesso a informa√ß√Ķes detalhadas sobre qual equipamento apontou algum tipo de problema, que pode ser desde descargas atmosf√©ricas e queda de galhos at√© acidentes de tr√Ęnsito que danificam os postes.
Sergio Sevileanu, especialista em redes da Siemens, explica que, anteriormente, quando o servi√ßo ca√≠a em uma regi√£o, a concession√°ria dependia da rede celular p√ļblica e da liga√ß√£o dos moradores locais para ent√£o detectar onde estava o problema e assim mandar uma equipe ao local. ‚ÄúAs redes celulares, no entanto, n√£o atendem o crit√©rio de disponibilidade necess√°rio para monitorar e comandar as redes de distribui√ß√£o el√©trica como a da Cemig‚ÄĚ, explica o executivo.
Para o projeto, a Siemens foi responsável por todo o desenho e implementação da solução pedida pela concessionária. Em sua primeira fase, foram conectados 630 equipamentos da rede de distribuição, que estão distribuídos por toda a região metropolitana de Belo Horizonte e são responsáveis pelo envio dos dados estratégicos à Cemig.

De acordo com Sevileanu, a solu√ß√£o de telecomunica√ß√Ķes do projeto Transcende permite que mensagens e alarmes gerados por equipamentos distribu√≠dos na rede sejam enviados em tempo real at√© o Centro de Opera√ß√£o e aos t√©cnicos da Cemig. ‚ÄúPara que isso seja poss√≠vel, instalamos r√°dios nos equipamentos e em outros pontos estrat√©gicos como torres de telecomunica√ß√Ķes e pr√©dios da empresa‚ÄĚ, explica.
Assim, a comunica√ß√£o entre esses dois r√°dios permite que os t√©cnicos da concession√°ria tenham uma vis√£o consolidada dos incidentes na rede, podendo tomar a√ß√Ķes corretivas como enviar comandos para os equipamentos atrav√©s da mesma rede ou at√© enviar um colaborador ao local para realizar atividades de manuten√ß√£o.
Com prazo de instalação de 16 semanas, 12 equipes estiveram envolvidas para entregarem o projeto a tempo. Dentre os resultados positivos trazidos com a solução, destacam-se o aumento da efetividade do serviço, ganho de produtividade da equipe, aumento de disponibilidade, operação garantida em momentos críticos e gerenciamento completo de rede.

‚ÄúA taxa de disponibilidade da comunica√ß√£o com os equipamentos aumentou de 90,47% para 98,69% com o uso da rede pr√≥pria da CEMIG em rela√ß√£o ao uso das operadoras de celular. Este aumento corresponde a aproximadamente a 60 horas por m√™s ou 30 dias por ano‚ÄĚ, explica o executivo, ao acrescentar que agora a equipe pode se antever a problemas por receber dados importantes em tempo real.

Por conta da excel√™ncia do projeto, a Cemig conquistou, em mar√ßo, o Pr√™mio ALTA – America Latina Telecom Award, que aconteceu durante a oitava edi√ß√£o do semin√°rio UTCAL Summit 2019 (Utilities Telecom & Technology Council America Latina). Sediado no Rio de Janeiro, o evento √© um dos mais importantes da Am√©rica Latina sobre Tecnologia da Informa√ß√£o e Comunica√ß√Ķes, reunindo nomes importantes do governo, ind√ļstria, fornecedores e grandes concession√°rias de servi√ßos p√ļblicos.

Marcas Cemig