APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig desenvolve projeto de P&D para otimizar inspe√ß√Ķes a√©reas de Linhas de Transmiss√£o

.Ferramentas proporcionam melhorias e redução de custos em diversas etapas da inspeção

A Cemig desenvolve um projeto que visa atender √†s necessidades dos procedimentos de inspe√ß√Ķes a√©reas de Linhas de Transmiss√£o. Trata-se do P&D GT0621 ‚ÄúTrixel LT 2017‚ÄĚ, iniciativa proposta pela Trixel Desenvolvimento de Sistemas, no √Ęmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Ag√™ncia Nacional de Energia El√©trica (Aneel).

O projeto é composto por um hardware adaptado em helicóptero e um software que abarca todas as etapas da inspeção, como planejamento e controle do voo, geração de modelo digital 3D e interface própria para inspeção em escritório; além de ferramentas de deeplearning para identificação auxiliada de inconformidades, incluindo isoladores quebrados, para-raios soltos e pontos de erosão.

O projeto teve in√≠cio no ano de 2018, com previs√£o de t√©rmino em janeiro de 2021. De acordo com Marcus Vinicius de Ara√ļjo Amaral, t√©cnico de planejamento da manuten√ß√£o eletroeletr√īnica da transmiss√£o da Cemig e gerente do projeto por parte da companhia, o equipamento desenvolvido ‚Äď que se encontra em fase final de homologa√ß√£o junto √† Ag√™ncia Nacional de Avia√ß√£o Civil (Anac) ‚Äď permite que a inspe√ß√£o seja feita dentro das normas legais e de seguran√ßa operacional.

‚ÄúO levantamento √© feito em alta velocidade, cerca de 140km/h, com autonomia para grandes dist√Ęncias, da ordem de 500 km/dia, abrangendo toda a faixa de dom√≠nio; al√©m produzir imagens de alta resolu√ß√£o das torres em v√°rios √Ęngulos‚ÄĚ, explica Marcus Amaral.

Ainda segundo o especialista, a produtividade do equipamento permite um custo menor, aliado √† alta qualidade de resultados. ‚ÄúA ferramenta de inspe√ß√£o em realidade virtual permite extra√ß√£o de se√ß√Ķes transversais e perfis longitudinais, inclusive com a caten√°ria dos cabos, bem como verifica√ß√£o de dist√Ęncias e controle de invas√Ķes, al√©m de an√°lise temporal em compara√ß√£o com levantamentos anteriores. Permite, tamb√©m, a importa√ß√£o de dados de outras fontes, como drones e sat√©lites‚ÄĚ, completa Amaral.

Investimentos
O P&D GT0621 √© um ‚Äúprojeto em continuidade‚ÄĚ, desenvolvido a partir do P&D GT0503, originalmente proposto pela empresa Visual Virtual, com participa√ß√£o da Cemig, e desenvolvido entre os anos de 2012 e 2016. O total de investimentos em ambos os projetos √© da ordem de R$ 8 milh√Ķes, sendo aproximadamente 73% desse valor financiado pela Cemig por meio de recursos do programa de P&D regulado pela Aneel.

Para mais informa√ß√Ķes, acesse: www.trixel.com.br

Marcas Cemig