APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

UHE Irapé realiza reflorestamento em áreas de recuperação ambiental

Essa ação atende às Condicionantes da Licença de Operação (LO) nº 1652/2022

A UHE Irapé, em atendimento às Condicionantes da Licença de Operação (LO) nº 1652/2022 e ao Parecer Técnico do Biótico, emitido no processo de renovação da licença ambiental conduzido pelo IBAMA, realiza plantios de espécies de mudas nativas em áreas em recuperação ambiental.

 

O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) é executado desde o início das atividades operacionais do empreendimento e tem como objetivo monitorar a situação atual referente à recuperação das áreas degradadas nas áreas de exploração utilizadas na construção da UHE Irapé. Com a elaboração de um novo Termo de Referência protocolado junto ao Ibama, o programa tornou-se mais robusto, contemplando uma lista extensiva de ações e indicadores pertinentes para um devido acompanhamento.

Nas dez áreas utilizadas para a construção do empreendimento, são executadas ininterruptamente atividades de manutenção como coroamento de mudas, manutenção de cercas, adubação de cobertura, aceiros, controle de formigas, limpeza e manutenção de canaletas de drenagem.

Visando acelerar o processo de regeneração natural dessas áreas, foi iniciado um novo ciclo de reflorestamento. Ao todo, será trabalhada, escalonadamente, uma área de aproximadamente 90 ha, distribuída em áreas prioritárias para a recomposição, utilizando diferentes técnicas de plantio, acopladas a medidas de atração de fauna. Com essas medidas, espera-se que, entre um curto e médio espaço de tempo, as áreas sejam reconhecidamente declaradas como recuperadas.

A realização deste programa é uma medida exigida no licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA, conforme disposto na Instrução Normativa nº 02, de 27 de março de 2012.