APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig inicia ciclo de simulados de evacuação das comunidades a jusante de suas barragens

Treinamentos foram realizados no mês de outubro em várias cidades onde a Cemig possui unidades de geração de energia 

Seguindo as diretrizes do Plano de Ação de Emergência (PAE), a Cemig realizou simulados de evacuação em quatro usinas do seu parque gerador. Cerca de 100 pessoas que residem ou atuam nas proximidades das geradoras de energia receberam treinamento prévio e realizaram o simulado de evacuação seguindo as rotas de fuga até o ponto de encontro mais próximo, após ouvirem o toque das sirenes. Os eventos aconteceram nas Usinas Hidrélétricas -UHEs- Rosal e Sá Carvalho, além das Pequenas Centrais Hidrelétricas -PCHs- Dona Rita e Coronel Domiciano.

O PAE atende à Lei Federal 12.334/2010, que determina que as empresas de geração de energia devem elaborar, implementar e operacionalizar o PAE, estabelecido pela Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Nesse contexto, a Cemig conta com o “Projeto VAMOS (Vigilância, Alerta, Mobilização, Organização e Salvamento)”, que trata de ações relacionadas aos PAEs como treinamentos, capacitações e na conscientização quanto à cultura de prevenção de riscos das populações a jusante dos empreendimentos.

Os simulados foram realizados na ZAS – Zona de Autossalvamento, que são as áreas que podem ser afetadas caso aconteça uma situação de emergência com a estrutura e que se localizam a menos de 10 km de distância das barragens ou a 30 minutos de distância para a chegada da onda de inundação. O treinamento também contou com a presença de representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

 

Conhecimento e prevenção

O gerente de Planejamento Energético da Cemig, Ivan Carneiro, destaca que o treinamento é feito para que a população tenha conhecimento dos elementos de proteção do PAE. Além disso, o especialista garante a integridade e segurança das barragens da empresa, que mantém rígido controle sobre todos os seus empreendimentos e instalações dentro e fora de Minas Gerais.

“Os PAEs foram criados para que a população e a Defesa Civil possam ser treinadas e tenham uma rotina preventiva de segurança, caso haja uma situação extrema de emergência. Mas é importante destacar que as barragens estão seguras e não há nenhum risco para a população”, explica.

A Cemig possui 18 PAEs, abrangendo usinas de maior e menor porte, e conforme determina a legislação vigente, as informações sobre os PAEs da Cemig podem ser consultadas no site da companhia.

 

 O que é o PAE?  

O PAE é um documento que resume as ações da empresa em uma série de potenciais situações de risco com as barragens de suas usinas hidrelétricas. Esse plano contém estudos técnicos para conceder orientações para os órgãos de resposta e medidas do empreendedor em cenários de emergência, além do mapeamento de áreas impactadas em caso de desastres com a estrutura da barragem.

 

 Mapeamento de riscos  

Além das situações de emergência das barragens, os PAEs da Cemig trazem também mapeamentos de riscos para eventos hidrológicos extremos (cheias naturais) que possam gerar alagamentos nas comunidades a jusante das barragens. A inserção desses cenários, que têm uma maior recorrência para os municípios, torna esse documento uma ferramenta valiosa para auxiliar o poder público em seu dever de garantir a segurança da população, facilitando sua preparação para esse tipo de emergência.

Como suporte ao mapeamento de riscos, além dos PAEs, a Cemig conta com o Aplicativo PROX e PROX – Multiplicando segurança , para informações em tempo real da operação do reservatório e notificação, pela Defesa Civil, para a população impactada por um evento de ruptura de barragem ou de cheia natural.


Crédito da imagem: Cemig