APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Programa Mais Energia da Cemig entrega nova subestação para reforço do sistema elétrico de Minas Gerais

Além da nova instalação, também está sendo entregue, na Região Sudoeste do estado, uma nova Linha de Distribuição para garantir melhor qualidade e continuidade no fornecimento de energia

A Cemig colocou em operação a nova subestação (SE) Carmo do Rio Claro 2, bem como a Linha de Distribuição (LD) que liga a instalação ao sistema elétrico regional. O empreendimento recebeu um investimento de R$ 53 milhões e já proporciona, desde o final do mês passado, uma maior disponibilidade e qualidade de energia para 61 mil pessoas que vivem nas cidades de Carmo do Rio Claro, Alpinópolis e Conceição da Aparecida, na região Sudoeste de Minas.

Inicialmente, serão acrescidos 15 MVA (mega-volt-amperes) de potência ao sistema elétrico regional. “É mais energia disponível para contribuir com o desenvolvimento da região, incrementar a economia local e melhorar a vida das pessoas por meio da geração de emprego e renda”, destaca o engenheiro Vinícius Santos, da Cemig.

A nova subestação traz outros benefícios, como melhoria nas condições operativas do sistema elétrico, com alívio de carga dos circuitos e eliminação de sobrecargas. “Todas as operações da nova subestação serão realizadas remotamente via Centro de Operação da Distribuição. Essa inovação tecnológica reduz o tempo de restabelecimento da energia em caso de interrupção, otimiza o processo de transmissão e a qualidade de energia entregue aos nossos clientes”, ressalta Vinícius Santos.

O empreendimento faz parte de um extenso plano de obras, que contou ainda com a construção de uma nova linha de distribuição em 138 kV, com extensão de 44 quilômetros, possibilitando expansões futuras, caso necessário.

 

Programa Mais Energia

A SE Carmo do Rio Claro 2 faz parte do programa Mais Energia da Cemig e do Governo de Minas Gerais. O programa aumentará consideravelmente o número dessas instalações no Estado, passando das atuais 415 para 615 subestações. Com as novas subestações, haverá a injeção de aproximadamente 5 mil MVA (mega-volt-amperes) de potência no sistema elétrico, mais de 50% da atual capacidade instalada.

Essa ação integra o maior plano de investimentos da história da companhia. Além de investir na distribuição, a Cemig está aplicando recursos de R$ 42,2 bilhões na ampliação das áreas de geração, transmissão, geração distribuída e comercialização de gás em todo o estado até 2027.

imagem da subestação carmo do rio claro 02

Crédito das fotos: Divulgação/Cemig

Aumento da oferta de energia: A nova unidade vai contribuir para o aumento de oferta de energia na região, de forma a incrementar a economia local e melhorar a vida das pessoas por meio da geração de emprego e renda