APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig mapeia as possibilidades de produção e uso do Hidrogênio Verde em Minas Gerais

Iniciativa dialoga com as práticas sustentáveis da Companhia e irá contribuir para o processo de descarbonização dos setores produtivos

O Hidrogênio Verde (H2V) é considerado, por muitos especialistas, uma chave promissora para a transição energética, a descarbonização e a sustentabilidade. Buscando contribuir para o posicionamento estratégico de Minas Gerais no desenvolvimento de tecnologias para o H2V, a Cemig está executando um projeto inovador que pretende mapear as possibilidades de produção e uso do H2V no estado. A iniciativa faz parte do Inova Cemig, o programa de inovação desenvolvido pela Companhia que executa iniciativa inovadoras, financia projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI Aneel) e acelera startups.

O objetivo do projeto, além de desenvolver uma metodologia para o planejamento estratégico do H2 Verde no contexto das empresas do setor elétrico, é a construção de um “roadmap” que irá nortear a difusão do H2V nos diversos setores produtivos das diferentes regiões do estado, considerando as particularidades dos vários segmentos. Os estudos tiveram início neste mês de setembro e a previsão é de que seja concluído no final de 2024.

Para o diretor de Estratégia, Meio Ambiente e Inovação da Cemig, Maurício Dall’Agnese, iniciativas como essa corroboram com as práticas inovadoras já realizadas pela empresa e trazem novas perspectivas para o enfrentamento dos desafios que se apresentam no setor elétrico.

“Esse projeto compreende um panorama técnico e mercadológico, descrevendo o potencial e as oportunidades relacionados à disseminação da oferta e demanda do H2 Verde no mercado, enfocando os principais setores econômicos de Minas Gerais. O projeto permitirá a leitura de um cenário atual e em evolução, abordando as principais perspectivas de futuro”.

O gestor também destaca a importância da utilização do hidrogênio verde como um vetor para a eletrificação e descarbonização da economia mineira. “A vantagem de aplicar o hidrogênio é que ele não emite gases poluentes, como o gás carbônico. Como combustível, seu uso pode trazer muitos benefícios para atividades de cargas mais pesadas, por exemplo, que hoje emitem uma quantidade alta de poluentes”, ressaltou.

 

Hidrogênio Verde

O Hidrogênio Verde (H2V) é um subproduto derivado da eletrólise, processo utilizado para isolar o hidrogênio do oxigênio em uma molécula de água. Esse processo é feito com uma corrente elétrica oriunda de fontes de energia limpas e renováveis, como as de matriz hidrelétrica, eólica, solar ou provenientes de biomassa, por exemplo. Ou seja, o H2V é carbono zero, pois ele é obtido sem emissão de gás carbônico (CO2).

Como fonte de energia renovável, o hidrogênio verde também conta com grande importância em razão de sua versatilidade, já que há a possibilidade de ser transformado em combustível ou em eletricidade. Nessa perspectiva, utilizá-lo como combustível é uma solução que reduziria o índice de emissão de gás carbônico na atmosfera, já que ele é extraído de fontes limpas e renováveis, contribuindo para o processo de descarbonização do planeta.

 

 

Referência em sustentabilidade

Referência em sustentabilidade no setor elétrico, a Cemig tem 100% do seu parque gerador advindo de fontes limpas e renováveis de energia. Além disso, a Companhia já emitiu cerca de 12 milhões de Certificados de Energia Renovável (RECs) para seus clientes no mercado livre de energia desde 2019. Essas certificações comprovam a utilização de energia limpa, renovável e rastreável que segue em total consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) relacionados à produção de energia e à preservação do meio ambiente.

Crédito da imagem: Cemig

Mapeamento: O objetivo do projeto é desenvolver uma metodologia para o planejamento estratégico do H2 Verde no contexto das empresas do setor elétrico, e a construção de um “roadmap” que irá nortear a difusão do H2V nos diversos setores produtivos das diferentes regiões do estado.