APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig esclarece informações falsas sobre operação da UHE Três Marias

Operação da UHE Três Marias no dia 03 de janeiro de 2022: Sem abertura de comportas

A Cemig esclarece que o volume útil da Usina de Três Marias está em 54,23% ao contrário de informações que estão circulando na região de que o reservatório está em seu nível máximo. Em função da forte seca que atingiu o Brasil no último período chuvoso, o reservatório está em fase de recuperação e com a capacidade pouco maior do que a metade.

No momento, a Usina está recebendo mais de 2000 m³/s e liberando, exclusivamente por meio das turbinas de geração de energia, 150 m³/s, retendo, portanto, mais de 90% do volume e evitando, assim, qualquer impacto para as populações ribeirinhas a jusante da usina.

Importante destacar que a gestão da capacidade de armazenamento da Usina Três Marias é feita pela Cemig, em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e com a contribuição de todos os agentes representantes dos estados e usuários da bacia hidrográfica.

A Cemig também disponibiliza o aplicativo Prox, onde a população pode acompanhar em tempo real a variação dos níveis e vazões dos rios e reservatórios da região. A companhia desenvolveu esse aplicativo com o objetivo de disponibilizar mais um canal de informações para as populações influenciadas pela operação dos seus reservatórios. A ferramenta permite uma comunicação mais efetiva com a comunidade, bastando apenas o download gratuito do aplicativo (loja Play Store e Apple Store).

Além disso, no site da Cemig a população pode acompanhar a operação do nível da UHE Três Marias por meio deste link .