APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Energia de qualidade e com mais segurança para a população

Comunidade Dandara (BH-MG) recebe investimento de R$ 8,1 milhões em amplo projeto para eletrificação e eficiência energética.

Iniciado em 2018, o projeto propiciou a eletrificação do bairro com a instalação de 13 transformadores, 179 postes e implantação de 9,5 quilômetros de rede de distribuição. Além dessas ações, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram disponibilizados 1.291 padrões de energia, substituídas 4.732 lâmpadas ineficientes por outras de LED, trocados 206 chuveiros por duchas eletrônicas e 59 geladeiras. E, para reforçar a orientação aos moradores quanto ao uso eficiente e seguro de energia elétrica, a fim de evitar o desperdício, foram realizadas palestras e 1.300 visitas de eficiência energética aos imóveis beneficiados.

No dia 14 de janeiro, realizamos a última etapa do projeto, que contou com cerca de 30 colaboradores, sendo 7 equipes multifuncionais, 2 equipes pesadas e 2 duplas de ligação, que permitiu a retirada de 70 postes de madeira e a execução de 40 novas ligações.

Ao longo do projeto, regularizamos a ligação da energia de mais de 1.300 imóveis. Sem as ligações irregulares, a redução em perdas comerciais estimada é de R$290 mil/ano, correspondentes a 1.400 MWh/ano.

Vale lembrar que as ligações irregulares colocam em risco a segurança da população, causando ocorrências na rede elétrica. Além disso, furtar energia é um crime previsto em lei, que pode ser enquadrado nos artigos 155 e 171 do Código Penal.

Uma rede segura traz benefícios para o sistema elétrico da região como um todo, evitando interrupções no fornecimento de energia para clientes regulares, incêndios e queima de aparelhos e equipamentos.