APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig-REC recebe a certificação e o reconhecimento do Bureau Veritas

O Certificado de Energia Renovável da Cemig, o Cemig-REC, foi verificado e validado pelo Bureau Veritas Certification Brasil – Bureau Veritas, organização internacional de certificação em sistemas de gestão de qualidade, meio ambiente, sustentabilidade, entre outros.

banner certificado cemig rec

O Certificado de Energia Renovável da Cemig, o Cemig-REC, foi verificado e validado pelo Bureau Veritas Certification Brasil – Bureau Veritas. A verificação foi concluída em julho de 2022 e o processo de viabilização de emissão, armazenamento e transferência do Cemig-REC, possui rastreabilidade, segurança das informações e dados, acesso, criação e geração, atendendo aos altos padrões e criterioso processo de certificação do Bureau.

O Programa de Certificação do Cemig-REC envolveu diversos especialistas com experiência das áreas de energia, sustentabilidade, mercado e certificação, que foram responsáveis pela definição dos critérios para certificação e disponibilização aos Clientes do Mercado Livre. A Cemig atua com este programa desde 2020, com o objetivo de garantir que a energia comercializada no Mercado Livre seja, comprovadamente, proveniente de fontes renováveis e que atenda aos critérios de adicionalidade e sustentabilidade nos aspectos sociais, ambientais e relação com a comunidade, assim como agregação de todos os atributos ambientais.

Energia para o desenvolvimento sustentável  

Os Certificados de Energias Renováveis – RECs, vem despontando com uma rápida e exponencial evolução, devido à grande necessidade das empresas em demonstrar o impacto de suas operações em relação aos termos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Dessa forma, por meio dos certificados, a Cemig garante que seus processos trabalham no sentido de ampliar a geração de valor para todos os stakeholders e de apresentar seu desempenho em termos de sustentabilidade. 

O acrônimo ESG, do inglês, Environmental, Social and Governance, e os temas relacionados à sustentabilidade são pilares fundamentais para a sustentabilidade nos negócios e na vida pública, valorizando os aspectos ambiental, social, econômico e de governança, fazendo parte da agenda de empresas de diversos setores. Esses valores representam uma importante e necessária resposta das empresas frente aos desafios relacionados à comprovação da origem dos atributos sustentáveis da energia que consomem, aliados à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. 

Grandes empresas estão liderando as ações de responsabilidade e comprometimento com o mercado em que atuam, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores, quanto ao consumo de energia limpa no mundo. Gigantes globais, como Google, HP, Nike, Adobe, Coca-Cola, Nestlé, dentre outras, estão buscando compensar suas emissões de gases efeito estufa, consumindo energia a partir de fontes renováveis e incentivando seus fornecedores e clientes a fazerem o mesmo. Selos verdes, assim como a agregação de todos os atributos ambientais, estão sendo, a cada dia, exigidas pelos grandes compradores mundiais e garantem a padronização dos critérios para emissão dos certificados em todo o mundo.  

Liderança no Mercado Livre de energia 

A Cemig, maior comercializadora de energia elétrica no Mercado Livre brasileiro, oferece o Cemig-REC e, também, emite o International REC Standard – I-REC, selo de reconhecimento internacional, da produção de energia da usina de Emborcação, certificada e registrada, pelo Instituto Totum e pelo I-REC Service BV. Tanto o Cemig-REC quanto o I-REC, são certificados confiáveis de rastreamento de atributos e têm sido cada vez mais procurados por empresas que buscam demonstrar alinhamento com as práticas de ESG. Esses selos comprovam que o consumo de energia está isento de emissão de gases de efeito estufa, atendendo aos critérios do Programa Brasileiro GHG Protocol, escopo 2.  

Desde 2020, a Cemig já emitiu mais de 7,5 milhões de Certificados de Energia Renovável, sendo aproximadamente 5,2 milhões de Cemig-REC. 

Bureau Veritas, tradição e confiabilidade 

O Bureau Veritas é uma organização internacional de certificação em sistemas de gestão de qualidade, meio ambiente e sustentabilidade, entre outros e, têm por objetivo, indicar padrões de qualidade na produção, comercialização e respeito ao meio ambiente por parte das empresas de todo o mundo.

A certificação pelo Bureau Veritas é resultado de uma minuciosa auditoria realizada em todas as etapas do processo de emissão, controle, armazenamento de informações e publicação do Cemig-REC, das usinas de Irapé, Sá Carvalho e Rosal. Dessa forma, é garantida a confiabilidade e rastreabilidade da negociação do certificado, aumento da demanda por esse produto e, ainda, constitui um marco no fortalecimento da imagem da Cemig como referência em sustentabilidade.  

 

Acesse e saiba mais: