APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig lança primeiro e-commerce brasileiro para venda de energia

O sistema possibilita a negociação de forma totalmente digital. Descontos na conta podem chegar a 35%.

Com foco em novos mercados, a Cemig, mais uma vez, sai na frente e lança o “Energia Livre Cemig”, um sistema de e-commerce inovador que oferece aos clientes de média tensão a possibilidade de simular e contratar energia renovável com desconto de até 35% na fatura mensal. A nova plataforma, que revoluciona o setor, foi planejada para tornar a jornada simples e ágil, possibilitando a contratação de energia de forma 100% digital em apenas três etapas: simulação, proposta e contratação.

A novidade atenderá clientes de todas as regiões do país, que desejam migrar para o chamado Mercado Livre de Energia – ambiente onde a Cemig é líder e referência no setor. Nessa modalidade, empresas têm liberdade para escolher de quem desejam comprar energia, com a vantagem de preços mais competitivos.

“O Energia Livre Cemig foi construído para que os clientes possam ter a melhor experiência de compra, aliando a solidez do Grupo Cemig à tecnologia e à inovação. O mercado livre de energia, que já era uma realidade para os clientes de maior porte, agora está disponível para todos as unidades conectadas à média tensão, que já podem garantir a compra de energia e migrar a partir de janeiro de 2024”, ressalta Dimas Costa, diretor da Cemig Comercialização.

 

Mudanças no setor

Segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), nos últimos 20 anos, o ambiente de contratação livre foi responsável por uma redução acumulada de gastos de energia da ordem de R$339 bilhões, sendo R$41 bilhões somente em 2022.

A ampliação atual do Mercado Livre de Energia é decorrente da Portaria 50/2022, do Ministério de Minas e Energia – MME.

Essa Portaria definiu que, a partir de janeiro de 2024, todos os consumidores do Grupo A, ou seja, aqueles ligados em média ou alta tensão, estarão aptos à aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre – ACL, independentemente do volume de energia demandado.

Assim, mais de 100 mil unidades consumidoras do país – de supermercados a shopping-centers e indústrias de pequeno porte, passando até por condomínios – poderão ser representados por agente varejista perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Esse modelo já está consolidado em vários mercados de energia em todo o mundo e entre eles, destacamos os Estados Unidos, Japão, Alemanha, Coreia do Sul, Reino Unido e França.

 

 


Crédito da foto: Cemig/Divulgação

Agilidade e Segurança: O Energia Livre Cemig foi projetado de forma a tornar a jornada do cliente simples e ágil, possibilitando a contratação de forma 100% digital em apenas três etapas: simulação, proposta e contratação.