APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig informa sobre a operação da UHE Irapé – 20/02/2022

Cemig esclarece sobre abertura de comportas na UHE Irapé, localizada no Rio Jequitinhonha

Atualização dia 25/02/2022 16:30

Passados os efeitos de maiores afluências, o reservatório da UHE Irapé iniciou seu rebaixamento, à medida que a liberação de vazão da usina se mantém em patamares superiores aos volumes que chegam até ele. Dessa maneira, a Cemig informa que no dia de hoje, 25/02/2022, foi iniciada a redução do vertimento até o patamar de 100 m³/s. Considerando que a geração de energia na usina se manterá em seu máximo, a liberação total de vazão passará a ser de 360 m³/s.

As reduções são realizadas de forma gradual, evitando assim, a variação brusca do nível do rio Jequitinhonha. Não são esperados acumulados de chuvas significativos nas próximas semanas. Assim, posteriormente será indicado o fechamento total do vertedouro


Atualização dia 23/02/2022 14:00

A Cemig vem informar que a UHE Irapé continua com uma afluência (vazão que chega ao reservatório) em patamares altos, mantendo-se acima de 700 m³/s nos últimos dias. Neste dia 23/02, o reservatório se encontra com um armazenamento de 95,3% de seu volume útil, estando ligeiramente acima do volume de espera do período, que é 94,0%.

Em função destas altas vazões e consequente subida do nível no reservatório, foi necessário ampliar a vazão liberada pelo vertedouro na última terça-feira (22/02) para 410 m³/s, totalizando uma defluência de 664 m³/s. Essa vazão liberada total ainda é inferior à vazão que o reservatório recebe. Assim, a tendência de subida deve se manter, mas em uma condição mais controlada.

O aumento do vertimento foi feito de forma gradativa e as comunicações com as Defesas Civis locais e do Estado de Minas Gerais foram efetuadas antes de dar início a ampliação.

Para este patamar de vazão liberada, os efeitos de inundação no Rio Jequitinhonha ainda são reduzidos.

Considerando o cenário de poucas chuvas para os próximos dias, vê-se uma condição favorável para seguir com a redução da vazão vertida pela usina já na semana seguinte.


Informe dia 20/02/2022

Devido às fortes chuvas verificadas na bacia do Rio Jequitinhonha neste final de semana, a vazão afluente (que chega) ao reservatório da UHE Irapé se elevou consideravelmente, saindo de um patamar de 580 m³/s no último sábado (19/02) para vazões próximas a 1200 m³/s neste domingo (20/02). Desta forma, a Cemig informa que será necessário iniciar o procedimento de vertimento pelas comportas da UHE Irapé, ainda em patamar mínimo de 200 m³/s, de forma a controlar a tendência de subida de nível do reservatório, que já se encontra com 93%. A abertura será programada para as 15h deste domingo.

Após a abertura das comportas, a vazão liberada pela usina será de cerca de 450 m³/s, ainda inferior à vazão que o reservatório vem recebendo, seguindo a tendência de subida de nível. Para este patamar de vazão os efeitos de inundação no Rio Jequitinhonha ainda são reduzidos, mas há o risco de inundação da Ponte do Colatino, localizada cerca de 15 km após a usina e que possibilita o acesso ao distrito de São João de Vacarias. A vazão de restrição mapeada para a UHE Irapé é de 2100 m³/s, relativa ao início de inundação para a cidade de Coronel Murta.