APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig conclui construção de linha de distribuição para atender mina da Vallourec em Brumadinho

Conexão do cliente ao sistema de distribuição de Alta Tensão permitirá aumento de produção da mineradora e fomento da economia regional

Mais uma obra concluída na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A energização da nova linha de distribuição para atendimento à expansão da Mina Pau Branco, do grupo Vallourec, em Brumadinho, ocorreu no dia 25 de março. O empreendimento permite um aumento de produção da mineradora, o que contribui diretamente para a economia regional, gerando empregos e renda.

De acordo com o gerente de Relacionamento com os Clientes de Alta Tensão de Grande Porte da Cemig, Leopoldo José Fiorizio Sette, ao garantir disponibilidade de sistema para atender à necessidade de expansão da mineradora, o empreendimento reforça a parceria entre as empresas e contribui para o desenvolvimento econômico do estado. “A parceria entre a Vallourec e a Cemig se dá desde a década de 1950, quando, em um momento em que o país iniciava seus grandes passos rumo à industrialização, a companhia, ainda denominada ‘Centrais Elétricas de Minas Gerais’, colocou em funcionamento a Usina Hidrelétrica de Salto Grande para suprir as cargas da recém-instalada Mannesmann (atual Vallourec), possibilitando, assim, o desenvolvimento da indústria em Minas Gerais. Seguindo com o mesmo objetivo, a nova LD, que possui 16 estruturas ao longo de seus 4,3 km de extensão, com investimentos superiores a R$ 5 milhões, reforçará o sistema elétrico que atende a Vallourec, assim como o da região, favorecendo a expansão do cliente e da economia local”, avalia o gerente.

O investimento vai proporcionar a continuidade da produção normal de minério de ferro da Mina Pau Branco – de propriedade da Vallourec. Parte dessa produção tem como destino a própria empresa, e o restante é destinado a atender outras empresas do mercado doméstico e internacional. 

Segundo o gerente de Expansão e Manutenção da Alta Tensão da Distribuição Metropolitana, Emmanuel José Bernardes, outro ponto a ser destacado é a parceria da Vallourec junto às equipes da área de Construção da Cemig, fundamental para execução da obra. “Ao visar o atendimento e a superação de desafios, essa importante ação só fortalece os laços da Cemig com os seus clientes”, acredita.

A disponibilização da LD e a expansão da rede de Média para Alta Tensão para a Vallourec Unidade Mineração contribui de maneira significativa para a implantação do projeto da nova Instalação de Beneficiamento de Minérios da empresa. “A Cemig foi uma importante parceira em um empreendimento que tem como principal objetivo otimizar e dar continuidade ao uso de nossa reserva mineral”, comenta Hildeu Dellaretti Junior, gerente-geral de Relações Institucionais e Infraestrutura da Vallourec. “Além disso, a nova ramificação da rede elétrica é também um benefício para a toda a região, por se tornar uma possibilidade de expansão para outros empreendimentos e também para comunidades locais”, explica.