APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig conclui conjunto de obras de melhoria na infraestrutura energética de Morada Nova de Minas

O empreendimento faz parte do Programa Mais Energia, cujos investimentos chegam a R$ 800 mil na cidade

Morada Nova de Minas, na região Oeste, inicia 2023 com sua infraestrutura energética reforçada graças às obras concluídas pela Cemig na cidade. A ampliação da Subestação Morada Nova de Minas totalizou um investimento de cerca de R$ 800 mil em melhorias no sistema elétrico. O empreendimento faz parte do Programa Mais Energia. Com isso, os clientes do município vão poder perceber uma qualidade do fornecimento de energia ainda melhor do que era antes.

Segundo o engenheiro de expansão de alta tensão da Cemig, Vinícius Santos, essas obras vão melhorar não apenas o desempenho do sistema elétrico para os atuais clientes, mas também ampliar a capacidade de conexão de novos clientes. “A ampliação da SE Morada Nova de Minas vai possibilitar um incremento de 5 MVA (mega Volt-Ampéres) de energia no município, o suficiente para atender uma demanda adicional de 5 mil clientes. Toda essa nova infraestrutura de ampliação, que foi energizada no dia 28 de janeiro, vai permitir, ainda, que os clientes da região liguem mais equipamentos e máquinas sem que haja qualquer problema de sobrecarga no sistema, além de deixar a rede elétrica da região preparada para o crescimento futuro”, afirmou o engenheiro.

 

Outras obras na região Oeste de Minas

A região Oeste está recebendo uma série de obras do Programa Mais Energia. Ainda em fevereiro deste ano, estão previstas para serem energizadas as Subestações Carmo do Rio Claro 2, Conceição de Aparecida 2 e Carmo da Mata 2. Essas subestações vão, juntas, proporcionar um incremento na disponibilidade de energia de 45 MVA para a região, beneficiando uma população de mais de 178 mil pessoas. “A população dessas cidades perceberá um salto na qualidade de energia distribuída, oferecendo novas oportunidades para o crescimento econômico da região Oeste de Minas”, acrescentou o engenheiro.

 

Programa Mais Energia

Entre as ações realizadas pela Cemig que impactam diretamente na melhoria da qualidade de vida dos mineiros de cada localidade do estado, muitas são estruturantes e buscam contribuir para o desenvolvimento local. Um dos principais programas em execução é o Programa Mais Energia, que amplia o número de subestações em todo o estado. Com a iniciativa, 200 subestações mais modernas e potentes estão sendo construídas, sendo que muitas delas já foram entregues, integrando o parque de subestações já existente. O objetivo é garantir a ampliação do fornecimento de energia para novas cargas e melhorar a confiabilidade do sistema elétrico para toda a população mineira.

Antes do início da execução do Programa Mais Energia, em 2021, cerca de 30% das subestações da Cemig possuíam restrição de cargas. Com as novas subestações, a previsão é de que este número seja zerado até 2027, eliminando a demanda reprimida por energia em Minas Gerais. Isso porque haverá a injeção de aproximadamente 5 mil MVA de potência no sistema elétrico, mais de 50% da capacidade instalada.