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Cemig amplia para 830 mil o n√ļmero de clientes beneficiados com a Tarifa Social

.Tarifas destes clientes e com consumo mensal de at√© 220 KWh voltam √†s condi√ß√Ķes normais ap√≥s fim do efeito da MP 950

Durante o período de abril a junho de 2020, em função da pandemia, a Cemig, atendendo a Medida Provisória 950/2020, que foi editada pelo Governo Federal, isentou a parcela do consumo de energia elétrica para todos os clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e com consumo mensal de até 220 KWh.

Além dos clientes cadastrados previamente, a Cemig ampliou o benefício para mais de 160 mil clientes, chegando ao montante de 830 mil clientes.

Com o término do benefício nesta terça-feira (30/06), esses clientes da companhia voltarão a ter as faturas de energia calculadas de acordo com a tarifa social, ou seja, com os valores praticados antes da MP, que são especiais e menores que as tarifas aplicadas aos clientes em geral, que não tem direito ao benefício.

De acordo com o gerente de Faturamento e Cadastro de Clientes da Cemig, Wellington Cabral, os efeitos da MP beneficiaram milhares de famílias que tiveram as vidas impactadas pela pandemia do novo coronavírus, e serviu para dar um conforto maior a estas pessoas neste momento tão delicado.

‚ÄúCertamente essa isen√ß√£o contribuiu muito com estas fam√≠lias nesse momento de Pandemia e a a√ß√£o da Cemig em cadastrar mais de 160 mil clientes mostra o compromisso do Governo do Estado e da Cemig com a popula√ß√£o mais carente de Minas, um compromisso social da empresa e respeito aos consumidores mais simples‚ÄĚ, comenta o gerente da Cemig.

Tarifa Social de Energia Elétrica

Mesmo com o fim desse desconto previsto na MP 950, é importante orientar que aqueles clientes da Cemig que tem direito à tarifa social e que ainda não se cadastraram, que o façam, para que possam usufruir do benefício, que oferece a energia com valores mais baixos. Para ter direito à tarifa social, as famílias devem atender a um desses três requisitos:

– Estarem inscritas no Cadastro √önico do Governo Federal ‚Äď CAD√öNICO, com renda familiar de at√© meio sal√°rio m√≠nimo por pessoa; ou

– Estarem inscritas no Cadastro √ļnico do Governo Federal ‚Äď CAD√öNICO, com renda mensal de at√© tr√™s sal√°rios m√≠nimos, que tenha portador de doen√ßa ou patologia cujo tratamento ou procedimento m√©dico requeira o uso continuado de aparelhos el√©tricos; ou

РTerem algum membro familiar que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Como solicitar o benefício?
Um dos integrantes da família deve solicitar à Cemig, a classificação da unidade consumidora na subclasse residencial baixa renda, informando:

РNome, CPF e Carteira de Identidade ou, na inexistência desta, outro documento de identificação oficial com foto, ou ainda, o RANI, no caso de indígenas;

РCódigo da unidade consumidora a ser beneficiada;

– N√ļmero de identifica√ß√£o social ‚Äď NIS e/ou o C√≥digo Familiar no Cadastro √önico ou o N√ļmero do Benef√≠cio ‚Äď NB quando do recebimento do Benef√≠cio de Presta√ß√£o Continuada ‚Äď BPC; e

РApresentar o relatório e atestado subscrito por profissional médico, somente nos casos de famílias com uso continuado de aparelhos.

Dessa forma, a Cemig efetuar√° consulta ao Cadastro √önico ou ao Cadastro do Benef√≠cio da Presta√ß√£o Continuada para verificar as informa√ß√Ķes prestadas, sendo que a √ļltima atualiza√ß√£o cadastral deve ter ocorrido em at√© dois anos.

Para informa√ß√Ķes sobre como se registrar no Cadastro √önico entre em contato com o Centro de Refer√™ncia de Assist√™ncia Social (CRAS) da prefeitura local, ou acesse a p√°gina do Minist√©rio da Cidadania em cidadania.gov.br/.

Qual a documentação necessária para requerer o benefício junto à Cemig?
Para ter direito ao benef√≠cio da Tarifa Social de Energia El√©trica, o interessado deve entrar na Ag√™ncia Virtual ‚Äčno site da Cemig‚Äč e procurar o campo ‚ÄúCadastramento da Tarifa Social‚ÄĚ.

Nesta etapa, o cliente deve informar o n√ļmero de Identifica√ß√£o Social ‚Äď NIS, ou no caso de recebimento do BPC, o N√ļmero do Benef√≠cio ‚Äď NB; fornecer tamb√©m nome, CPF e Carteira de Identidade ou outro documento de identifica√ß√£o oficial com foto, ou ainda o Registro Administrativo de Nascimento de Ind√≠gena- RANI, no caso de ind√≠genas, e os dados da unidade consumidora a ser beneficiada.

Vale destacar que se o cliente se enquadrar nos crit√©rios para recebimento da Tarifa Social de Energia El√©trica ‚Äď TSEE, o benef√≠cio ter√° validade a partir do m√™s subsequente ao da an√°lise realizada pela distribuidora. Mais d√ļvidas, o cliente pode acessar o FAQ elaborada pela Aneel sobre o assunto‚ÄĚ.

Como posso negociar meus débitos?

Vale destacar que é muito importante que nossos clientes mantenham-se em dia com os pagamentos das contas, para evitar seu endividamento e contribuir com a estabilidade na prestação dos serviços para toda sociedade. A adimplência por parte dos clientes garante a eficiência e equilíbrio de todo o Sistema Interligado Nacional, sem risco de descontinuidade da prestação de serviço e garantia de segurança energética para a população.

A empresa permite o parcelamento de d√©bitos dos seus clientes por meio da Ag√™ncia Virtual. Para fazer essa solicita√ß√£o, basta acessar a op√ß√£o “parcelamento de d√©bitos”.

Em caso de segunda via de fatura, os clientes podem utilizar o canal WhatsApp da companhia (adicionar o n√ļmero 31 3506-1160) ou por meio da Ag√™ncia Virtual‚Äč.