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Cemig amplia para 830 mil o nĂșmero de clientes beneficiados com a Tarifa Social

.Tarifas destes clientes e com consumo mensal de até 220 KWh voltam às condiçÔes normais após fim do efeito da MP 950

Durante o período de abril a junho de 2020, em função da pandemia, a Cemig, atendendo a Medida Provisória 950/2020, que foi editada pelo Governo Federal, isentou a parcela do consumo de energia elétrica para todos os clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e com consumo mensal de até 220 KWh.

Além dos clientes cadastrados previamente, a Cemig ampliou o benefício para mais de 160 mil clientes, chegando ao montante de 830 mil clientes.

Com o término do benefício nesta terça-feira (30/06), esses clientes da companhia voltarão a ter as faturas de energia calculadas de acordo com a tarifa social, ou seja, com os valores praticados antes da MP, que são especiais e menores que as tarifas aplicadas aos clientes em geral, que não tem direito ao benefício.

De acordo com o gerente de Faturamento e Cadastro de Clientes da Cemig, Wellington Cabral, os efeitos da MP beneficiaram milhares de famĂ­lias que tiveram as vidas impactadas pela pandemia do novo coronavĂ­rus, e serviu para dar um conforto maior a estas pessoas neste momento tĂŁo delicado.

“Certamente essa isenção contribuiu muito com estas famílias nesse momento de Pandemia e a ação da Cemig em cadastrar mais de 160 mil clientes mostra o compromisso do Governo do Estado e da Cemig com a população mais carente de Minas, um compromisso social da empresa e respeito aos consumidores mais simples”, comenta o gerente da Cemig.

Tarifa Social de Energia Elétrica

Mesmo com o fim desse desconto previsto na MP 950, Ă© importante orientar que aqueles clientes da Cemig que tem direito Ă  tarifa social e que ainda nĂŁo se cadastraram, que o façam, para que possam usufruir do benefĂ­cio, que oferece a energia com valores mais baixos. Para ter direito Ă  tarifa social, as famĂ­lias devem atender a um desses trĂȘs requisitos:

– Estarem inscritas no Cadastro Único do Governo Federal – CADÚNICO, com renda familiar de atĂ© meio salĂĄrio mĂ­nimo por pessoa; ou

– Estarem inscritas no Cadastro Ășnico do Governo Federal – CADÚNICO, com renda mensal de atĂ© trĂȘs salĂĄrios mĂ­nimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento mĂ©dico requeira o uso continuado de aparelhos elĂ©tricos; ou

– Terem algum membro familiar que receba o BenefĂ­cio de Prestação Continuada da AssistĂȘncia Social (BPC).

Como solicitar o benefĂ­cio?
Um dos integrantes da família deve solicitar à Cemig, a classificação da unidade consumidora na subclasse residencial baixa renda, informando:

– Nome, CPF e Carteira de Identidade ou, na inexistĂȘncia desta, outro documento de identificação oficial com foto, ou ainda, o RANI, no caso de indĂ­genas;

– CĂłdigo da unidade consumidora a ser beneficiada;

– NĂșmero de identificação social – NIS e/ou o CĂłdigo Familiar no Cadastro Único ou o NĂșmero do BenefĂ­cio – NB quando do recebimento do BenefĂ­cio de Prestação Continuada – BPC; e

– Apresentar o relatĂłrio e atestado subscrito por profissional mĂ©dico, somente nos casos de famĂ­lias com uso continuado de aparelhos.

Dessa forma, a Cemig efetuarĂĄ consulta ao Cadastro Único ou ao Cadastro do BenefĂ­cio da Prestação Continuada para verificar as informaçÔes prestadas, sendo que a Ășltima atualização cadastral deve ter ocorrido em atĂ© dois anos.

Para informaçÔes sobre como se registrar no Cadastro Único entre em contato com o Centro de ReferĂȘncia de AssistĂȘncia Social (CRAS) da prefeitura local, ou acesse a pĂĄgina do MinistĂ©rio da Cidadania em cidadania.gov.br/.

Qual a documentação necessåria para requerer o benefício junto à Cemig?
Para ter direito ao benefĂ­cio da Tarifa Social de Energia ElĂ©trica, o interessado deve entrar na AgĂȘncia Virtual ​no site da Cemig​ e procurar o campo “Cadastramento da Tarifa Social”.

Nesta etapa, o cliente deve informar o nĂșmero de Identificação Social – NIS, ou no caso de recebimento do BPC, o NĂșmero do BenefĂ­cio – NB; fornecer tambĂ©m nome, CPF e Carteira de Identidade ou outro documento de identificação oficial com foto, ou ainda o Registro Administrativo de Nascimento de IndĂ­gena- RANI, no caso de indĂ­genas, e os dados da unidade consumidora a ser beneficiada.

Vale destacar que se o cliente se enquadrar nos critĂ©rios para recebimento da Tarifa Social de Energia ElĂ©trica – TSEE, o benefĂ­cio terĂĄ validade a partir do mĂȘs subsequente ao da anĂĄlise realizada pela distribuidora. Mais dĂșvidas, o cliente pode acessar o FAQ elaborada pela Aneel sobre o assunto”.

Como posso negociar meus débitos?

Vale destacar que Ă© muito importante que nossos clientes mantenham-se em dia com os pagamentos das contas, para evitar seu endividamento e contribuir com a estabilidade na prestação dos serviços para toda sociedade. A adimplĂȘncia por parte dos clientes garante a eficiĂȘncia e equilĂ­brio de todo o Sistema Interligado Nacional, sem risco de descontinuidade da prestação de serviço e garantia de segurança energĂ©tica para a população.

A empresa permite o parcelamento de dĂ©bitos dos seus clientes por meio da AgĂȘncia Virtual. Para fazer essa solicitação, basta acessar a opção “parcelamento de dĂ©bitos”.

Em caso de segunda via de fatura, os clientes podem utilizar o canal WhatsApp da companhia (adicionar o nĂșmero 31 3506-1160) ou por meio da AgĂȘncia Virtual​.