APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Abertura de comportas em Três Marias durante período de migração de peixes

Vertimento na UHE Três Marias em 07/04/2022 (acervo CEMIG)

Vertimento na UHE Três Marias em 07/04/2022 (acervo CEMIG)

A Cemig vem informar que na última quarta-feira, dia 06/04/2022, às 18h, a UHE Três Marias realizou uma pequena abertura do vertedouro com uma vazão de 300 m³/s. Nas últimas semanas, após o período significativo de cheias no rio São Francisco, o fenômeno de migração de peixes tem atraído uma quantidade significativa de espécimes ao canal de fuga da usina (local de saída da vazão turbinada).

Considerando a grande quantidade de peixes e o monitoramento constante da Cemig da condição de qualidade da água no local, foi necessário aumentar o valor liberado de vazão. Esse aumento visa trazer uma condição mais favorável para ictiofauna local, evitando possíveis impactos que possam ocorrer durante esse fenômeno de “migração de juvenis”. Ainda no início da tarde da quarta-feira (06/04), a geração da usina foi maximizada, passando a liberar 780 m³/s. Dado que não houve reflexo significativo na melhoria nas medições de oxigênio dissolvido, foi necessário abrir o vertedouro, com uma vazão pequena, a fim de avaliar resultados mais favoráveis. A vazão total liberada foi de 1.080 m³/s. Para esse patamar de vazão, não ocorre nenhum efeito de cheia para nenhuma das cidades ao longo do rio São Francisco, sendo um aumento normal de liberação de água. Este comunicado é realizado apenas em caráter informativo, não sendo necessárias ações extras das Defesas Civis locais.

Dado que já iniciamos um período de queda de vazões que alimentam o reservatório, no intuito de minimizar o seu uso, novos ajustes estão sendo realizados diariamente. Nessa quinta-feira, dia 07/04/2022, a usina opera com uma vazão turbinada (água liberada pelas turbinas de geração de energia) de 560 m³/s, mantendo o vertimento de 300 m³/s, ou seja, um total de 860 m³/s.

A Cemig reforça que, por meio de suas políticas ambientais, busca utilizar de forma racional todos os recursos naturais, tendo em conta a devida preservação do meio ambiente. A empresa trabalha tendo foco a redução, compensação ou eliminação dos impactos ambientais gerados pelas atividade da empresa, com o objetivo de garantir sempre o desenvolvimento sustentável.