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Informa√ß√Ķes de atendimento

.Conheça nossos canais de atendimento digital e o passo a passo para acessá-los

Para enfrentar o coronav√≠rus, √© preciso se proteger e ficar em casa. Por isso, nossas ag√™ncias de atendimento presencial est√£o fechadas, e os call centers (pelo 116) est√£o trabalhando com um n√ļmero reduzido de atendentes, com prioridade para as emerg√™ncias.

Mas não se preocupe, os serviços oferecidos pela empresa estão disponíveis nos nossos canais digitais de atendimento, e mais abaixo você encontra um passo a passo para acessá-los.

Para sua maior comodidade, cadastre-se para receber sua conta e outras informa√ß√Ķes por e-mail. Basta acessar o nosso site e clicar em “Quero ajudar”. Em apenas um minuto e sem sair de casa voc√™ faz o seu cadastro para receber informa√ß√Ķes e a conta por e-mail. E o melhor: a cada cadastro, a Cemig vai doar R$ 5 para ajudar hospitais p√ļblicos e filantr√≥picos da sua regi√£o. Voc√™ n√£o paga nada: quem faz a doa√ß√£o √© a Cemig.

Confira a lista de canais digitais de atendimento:

Cemig Atende Web
App Cemig Atende Рdisponível para Android e iOS.
Mensagem SMS: 29810
WhatsApp: (31) 3506-1160
Telegram: @cemigbot
Bot: @cemigbot (Web) – acesso no link.
Central de atendimento 116: prioridade para emerg√™ncias (alguns servi√ßos continuam dispon√≠veis no atendimento eletr√īnico).

CONFIRA NA LISTA ABAIXO COMO ACESSAR OS PRINCIPAIS SERVI√áOS NOS CANAIS DIGITAIS:‚Äč‚Äč

1 – Estou sem luz
Primeiramente, observe se o disjuntor da caixa de medi√ß√£o e disjuntores do quadro de distribui√ß√£o interno (quando existir) est√£o acionados. Desligue e acione-os novamente. Se durante esses testes o disjuntor desarmar com forte ru√≠do ou cheiro de ‚Äúqueimado‚ÄĚ, entre em contato com um eletricista particular para realiza√ß√£o de reparo nas instala√ß√Ķes.

Caso a energia tenha sido suspensa por falta de pagamento, verifique o servi√ßo “Religa√ß√£o”.

Caso o problema n√£o seja nas instala√ß√Ķes, e nem a energia tenha sido suspensa para a realiza√ß√£o de reparos no padr√£o, voc√™ pode avisar sobre a falta de luz. Um protocolo ser√° gerado, e uma equipe se deslocar√° at√© o local o mais r√°pido poss√≠vel para verificar.

Aten√ß√£o: durante o atendimento, se for constatado algum dos problemas listados, e essas instala√ß√Ķes da Cemig estiverem em perfeito estado, a concession√°ria poder√° cobrar servi√ßo de vistoria.

Você pode avisar a falta de energia pelos seguintes canais:

– Cemig Atende Web: Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Estou sem Luz”. Preencha o campo com o n√ļmero do seu celular, adicione uma “Observa√ß√£o ou Refer√™ncia” e clique em ENVIAR. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende: Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Estou sem Luz”. Voc√™ receber√° um aviso de que uma equipe se deslocar√° at√© o local para verificar. Caso queira continuar, escolha a op√ß√£o ‚ÄúSim‚ÄĚ. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– SMS: Envie um torpedo para 29810. O atendimento responder√° pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes e, ap√≥s a resposta autom√°tica, escolha a op√ß√£o 1 (Luz). O atendimento responder√° com o seu endere√ßo. Caso esteja correto, responda com SIM.

– Telegram: Busque o @cemigbot no app e clique em COME√áAR. Escolha o comando /cadastro e, em seguida, digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes. Depois, escolha o comando /luz. O bot responder√° com o seu endere√ßo. Caso esteja correto, responda com SIM.

– 116: Ligue para o n√ļmero gratuitamente. Ap√≥s ouvir a mensagem autom√°tica, digite a op√ß√£o 2 para notificar falta de luz ou acidentes com a rede el√©trica (como fio partido, por exemplo).

– Bot: Em nosso site, clique no canal @cemigbot (web) e escolha a primeira op√ß√£o: “Falta de energia”. Em seguida, digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). O sistema tamb√©m pedir√° o n√ļmero da instala√ß√£o (que consta em sua conta) e pedir√° para confirmar o endere√ßo. Siga as instru√ß√Ķes para finalizar a solicita√ß√£o.

2 – Segunda via
Sugerimos o cadastro da conta por e-mail; dessa forma, a conta de energia sempre estar√° dispon√≠vel facilmente em sua caixa de entrada, sem riscos de perda ou extravio. Basta acessar o nosso site e clicar em “Quero ajudar”.

Em apenas um minuto e sem sair de casa voc√™ faz o seu cadastro para receber informa√ß√Ķes e a conta por e-mail. E o melhor: a cada cadastro, a Cemig vai doar R$ 5 para ajudar hospitais p√ļblicos e filantr√≥picos da sua regi√£o. Voc√™ n√£o paga nada: quem faz a doa√ß√£o √© a Cemig.

Os clientes também podem solicitar uma segunda via de conta de energia pendente de pagamento de forma gratuita e rápida pelos nossos canais.

Nas contas de energia pagas em atraso, haverá cobrança de multas, juros moratórios e atualização financeira, que serão inseridos no próximo faturamento, depois da data de identificação do pagamento.

Para emiss√£o de contas j√° quitadas, o cliente deve optar pelo servi√ßo ‚ÄúHist√≥rico de Contas‚ÄĚ (op√ß√£o 9, nesta p√°gina).

Para instala√ß√£o com contrato encerrado, o cliente deve optar pelo servi√ßo ‚ÄúConsultar d√©bitos‚ÄĚ (op√ß√£o 5, nesta p√°gina).

Você pode solicitar segunda via pelos seguintes canais:

– Cemig Atende Web: Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Segunda Via”. Voc√™ ver√° a sua conta de energia em aberto (caso possua) e ter√° a op√ß√£o de envi√°-la para seu e-mail ou fazer download em PDF. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende: Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Segunda Via de Conta”. O cliente precisa escolher o endere√ßo para o atendimento e, em seguida, clicar no m√™s da conta de energia em aberto. Em seguida, o download da fatura em PDF ter√° in√≠cio autom√°tico.

No app, o cliente tamb√©m pode escolher a op√ß√£o “C√≥digo de barras” e seguir os mesmos procedimentos para segunda via. Ao final, o cliente pode copiar os n√ļmeros do c√≥digo de barras exibido, para pagamento r√°pido via internet banking.

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– WhatsApp: Envie uma mensagem para o n√ļmero (31) 3506-1160. Voc√™ receber√° uma resposta autom√°tica com op√ß√Ķes. Digite 2 para a op√ß√£o “Meus d√©bitos”. Em seguida, o sistema pedir√° o n√ļmero do CPF do titular (ou CNPJ, para empresas) ou N√ļmero do Cliente.

Digite os n√ļmeros sem nenhuma pontua√ß√£o. O sistema responder√° com seu nome, sua segunda via de conta de energia em aberto em PDF e o c√≥digo de barras para pagamento r√°pido por internet banking, al√©m de um n√ļmero de protocolo.

– Telegram: Busque o @cemigbot no app e clique em COME√áAR. Escolha o comando /cadastro e, em seguida, digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes. Depois, escolha o comando /conta.

O bot responder√° com seu n√ļmero de instala√ß√£o, sua segunda via de conta de energia em aberto em PDF e o c√≥digo de barras para pagamento r√°pido via internet banking, al√©m de um n√ļmero de protocolo.

– Bot: Em nosso site, clique no canal @cemigbot (web) e escolha a segunda op√ß√£o: “Segunda via de conta”. Em seguida, digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). O sistema tamb√©m pedir√° o n√ļmero da instala√ß√£o (que consta em sua conta) e pedir√° para confirmar o endere√ßo. Siga as instru√ß√Ķes para finalizar a solicita√ß√£o.

3 – Conta por e-mail
Sendo uma das empresas mais sustentáveis do mundo, estamos determinados a substituir o papel pelo meio digital. Assim, o cliente recebe sua conta de energia de modo seguro, prático e sustentável. Além disso, você evita o contato com papel, possível transmissor do coronavírus, assim como perdas e extravios. O serviço é gratuito e pode ser alterado pelos nossos canais a qualquer momento.

Basta acessar o nosso site e clicar em “Quero ajudar”. Em apenas um minuto e sem sair de casa voc√™ faz o seu cadastro para receber informa√ß√Ķes e a conta por e-mail. E o melhor: a cada cadastro, a Cemig vai doar R$ 5 para ajudar hospitais p√ļblicos e filantr√≥picos da sua regi√£o. Voc√™ n√£o paga nada: quem faz a doa√ß√£o √© a Cemig.

Recomendamos, para quem faz essa escolha, adicionar o domínio @faturacemig.com.br aos remetentes confiáveis no seu provedor de e-mails para evitar que as mensagens sejam enviadas para a lixeira e classificadas como Spam.

4 – Pagamento sem sair de casa
Para seguir as atuais recomenda√ß√Ķes dos √≥rg√£os de sa√ļde, sugerimos a conta de energia por e-mail e o pagamento por canais digitais ou d√©bito autom√°tico.

Para receber a sua conta por e-mail, confira o servi√ßo ‚ÄúConta por e-mail‚ÄĚ (op√ß√£o 3, nesta p√°gina).

Pagamento on-line com o código de barras da conta de energia

O pagamento on-line pode ser realizado pelo aplicativo ou site de internet banking do seu banco.

Se voc√™ j√° recebe a sua conta por e-mail, basta acessar a conta de energia, em formato PDF, que √© enviada anexa, ou copiar o c√≥digo de barras no corpo do e-mail. No internet banking ou aplicativo do seu banco, na se√ß√£o de ‚ÄúPagamentos‚ÄĚ, cole ou digite o c√≥digo de barras.
Se voc√™ n√£o recebe sua conta por e-mail e n√£o deseja aderir, voc√™ pode solicitar a segunda via digital, em formato PDF, ou o c√≥digo de barras de sua conta de energia pelos nossos canais digitais. Para tal, confira o servi√ßo ‚ÄúSegunda via‚ÄĚ (op√ß√£o 2, nesta p√°gina).
Débito automático

O cadastro da conta de energia em débito automático é gratuito e prático: evita multas por esquecimento, extravio da conta, entre outras vantagens.

Voc√™ pode solicitar o d√©bito autom√°tico pelo nosso site. Basta acessar e clicar em “Quero ajudar”. Em apenas um minuto e sem sair de casa voc√™ faz o seu cadastro para receber informa√ß√Ķes e a conta por e-mail. E o melhor: a cada cadastro, a Cemig vai doar R$ 5 para ajudar hospitais p√ļblicos e filantr√≥picos da sua regi√£o. Voc√™ n√£o paga nada: quem faz a doa√ß√£o √© a Cemig.

Ap√≥s a confirma√ß√£o da doa√ß√£o, voc√™ ver√° uma tela com a op√ß√£o de cadastro no d√©bito autom√°tico. Clique na marca do seu banco e siga as instru√ß√Ķes. Ap√≥s a confirma√ß√£o, ser√° necess√°ria a confirma√ß√£o do seu banco para o procedimento ser efetivado. Verifique a autoriza√ß√£o pelo app ou internet banking.

Você pode também fazer a adesão ao débito automático diretamente pelo seu banco:

Entre no app ou site do seu banco e escolha a op√ß√£o “D√©bito Autom√°tico” (que pode estar dentro da op√ß√£o ‚ÄúPagamento‚ÄĚ). Dependendo do banco, ser√° necess√°rio informar o c√≥digo de barras de sua √ļltima conta ou escolher a Cemig entre as listas de conveniadas.
Para autorizar, o banco pedirá o código identificador para débito automático de sua fatura. Você pode localizar esse código de 12 dígitos na sua conta de energia, ao lado da data de vencimento, próximo ao código de barras.
O sistema do banco informará quantos dias serão necessários para confirmar o débito automático. Até que a confirmação se efetue, você deve continuar pagando suas contas da forma como fazia antes. E lembre-se: depois de autorizado, é de responsabilidade do cliente ter o saldo para que o débito seja efetuado, acarretando multas e juros caso não haja crédito suficiente em conta.

5 РConsultar débitos
Al√©m das op√ß√Ķes no servi√ßo ‚ÄúSegunda via‚ÄĚ (item 2, nesta p√°gina), voc√™ pode consultar o valor e a data de vencimento das suas contas de energia.

Para consultar contas de energia j√° vencidas, acesse o seguinte canal:

– Cemig Atende Web: Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Consultar D√©bitos Vencidos”. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua fatura.

Para consultar contas de energia em aberto, utilize os seguintes canais:

– App Cemig Atende: Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Meus d√©bitos” e clique no endere√ßo para o atendimento. Em seguida, o cliente poder√° ver o valor e a data de vencimento da sua conta de energia em aberto, al√©m do protocolo de atendimento. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– SMS: Envie um torpedo para 29810. O atendimento responder√° pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes e, ap√≥s a resposta autom√°tica, escolha a op√ß√£o 3 (Conta). Em seguida, o cliente poder√° ver o valor e a data de vencimento da sua conta de energia em aberto, al√©m do protocolo de atendimento.

– 116: No atendimento autom√°tico, escolha a op√ß√£o 4 para consultar o valor e a data de vencimento de sua conta de energia em aberto. Em seguida, digite a op√ß√£o 2 para consultar o valor. O atendimento responder√° pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes. Em seguida, o cliente poder√° ouvir o valor e a data de vencimento da sua conta de energia em aberto.

6 РReligação
Esse servi√ßo permite solicitar religa√ß√£o de instala√ß√£o de baixa tens√£o que esteja com o fornecimento suspenso por atraso no pagamento. Ap√≥s a regulariza√ß√£o, utilize os canais abaixo e siga as orienta√ß√Ķes.

Para outras situa√ß√Ķes de falta de energia, veja o servi√ßo ‚ÄúEstou sem Luz” (op√ß√£o 1, nesta p√°gina), exceto para a situa√ß√£o em que a energia tenha sido suspensa para a realiza√ß√£o de reparos no padr√£o.

Para que a unidade consumidora seja religada, é necessário que a Cemig tenha livre acesso ao padrão de energia. Após a solicitação, aguarde o prazo de religação, que é de até 24 horas na área urbana e 48 horas na área rural.

Você pode solicitar religação nos seguintes canais:

– Cemig Atende Web: Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Religa√ß√£o”. Confira os hor√°rios de atendimento e confirme ap√≥s o sistema informar o valor que ser√° cobrado da taxa de religa√ß√£o. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende: Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Religa√ß√£o”. Confirme ap√≥s o sistema informar o valor da taxa de religa√ß√£o que ser√° cobrado. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– 116: No atendimento autom√°tico, escolha a op√ß√£o 5 para solicitar religa√ß√£o. O atendimento responder√° pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes.

7 – Informar leitura
O servi√ßo est√° dispon√≠vel apenas para instala√ß√Ķes ligadas em baixa tens√£o e permite que o pr√≥prio cliente envie a leitura, quando n√£o √© poss√≠vel que o leiturista realize o servi√ßo.

O procedimento para informar a leitura é o seguinte:

Observe a data da próxima leitura, disponível na conta de luz do mês anterior, e realize a leitura entre três e cinco dias antes da data informada.
Anote os n√ļmeros registrados no medidor. Nos medidores com ponteiro, se o ponteiro estiver entre dois n√ļmeros, anote o que for menor.
Realize e envie a leitura em até três dias antes da data da próxima leitura, pelos seguintes canais:

– Cemig Atende Web: Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Informar leitura”. Em seguida, digite a leitura anotada e clique em ENVIAR. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende: Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Informar leitura”. Em seguida, digite a leitura anotada e clique em ENVIAR. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– SMS: Envie um torpedo para 29810. O atendimento responder√° pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes e, ap√≥s a resposta autom√°tica, escolha a op√ß√£o 2 (Leitura). Ap√≥s a resposta, digite a leitura anotada e envie.

– WhatsApp: Envie uma mensagem para o n√ļmero (31) 3506-1160. Voc√™ receber√° uma resposta autom√°tica com op√ß√Ķes. Digite 1 para a op√ß√£o “Informar leitura”. Em seguida, o sistema pedir√° o n√ļmero do CPF do titular (ou CNPJ, para empresas) ou N√ļmero do Cliente.

Digite os n√ļmeros sem nenhuma pontua√ß√£o. O sistema responder√° pedindo para confirmar seu endere√ßo. Caso esteja correto, responda SIM. Ap√≥s a resposta do sistema, digite a leitura anotada e envie.

– Telegram: Busque o @cemigbot no app e clique em COME√áAR. Escolha o comando /cadastro e em seguida digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes. Depois, escolha o comando /leitura.

O bot responderá com seu endereço e pedindo a leitura. Caso o endereço esteja correto, digite a leitura anotada e envie.

– 116: No atendimento autom√°tico, escolha a op√ß√£o 6 para informar leitura. O atendimento responder√° pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numera√ß√£o sem pontua√ß√Ķes. Em seguida, quando o atendimento pedir, responda com a leitura anotada.

– Bot: Em nosso site, clique no canal @cemigbot (web) e escolha a terceira op√ß√£o: “Informar Leitura”. Em seguida, digite o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). O sistema tamb√©m pedir√° o n√ļmero da instala√ß√£o (que consta em sua conta) e pedir√° para confirmar o endere√ßo. Siga as instru√ß√Ķes para finalizar a solicita√ß√£o.

Aten√ß√£o: caso o cliente n√£o envie a autoleitura, e o trabalho do leiturista n√£o seja poss√≠vel por algum motivo, a conta ser√° calculada por estimativa de consumo com base na m√©dia registrada nos √ļltimos 12 meses.

Para saber como est√° sendo feito o procedimento de leitura durante a pandemia, assista ao v√≠‚Äčdeo.

‚Äč8 – Andamento de Servi√ßo
Voc√™ pode consultar todos os protocolos de atendimento das solicita√ß√Ķes registradas nos canais de relacionamento pelos seguintes canais:

– Cemig Atende Web: Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Consulta a Protocolos de Atendimento”. Na lista, o protocolo relacionado √† solicita√ß√£o de servi√ßo exibe o n√ļmero da Nota de Servi√ßo e o respectivo andamento.

Para verificar o status e o detalhamento de atendimentos comerciais e emerg√™ncias solicitados nos √ļltimos 90 dias e tamb√©m o estado das obras no sistema el√©trico, acesse a op√ß√£o “Andamento de Servi√ßos”.

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende: Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Hist√≥rico de atendimento”. Ser√° exibida uma lista com n√ļmeros de protocolos, servi√ßos e datas dos atendimentos das solicita√ß√Ķes registradas nos canais de relacionamento nos √ļltimos 30 dias. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

9 РHistórico de contas
Esse servi√ßo permite verificar o hist√≥rico de suas contas de energia dos √ļltimos 12 meses. Voc√™ pode ter acesso pelos seguintes canais:

– Cemig Atende Web: Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Hist√≥rico de contas”. O sistema exibir√° uma lista com as suas √ļltimas 12 faturas, apresentando:

Mês/Ano
Consumo (em kWh)
Valor
Data de vencimento
Status de pagamento
Opção para enviar a respectiva conta de energia por e-mail
Opção para fazer download da respectiva conta de energia em PDF
Detalhamento da composição tarifária da conta
O sistema tamb√©m exibe um gr√°fico com o hist√≥rico do seu consumo e a m√©dia dos √ļltimos 12 meses. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende: Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Hist√≥rico de contas” e, em seguida, selecione seu endere√ßo. O sistema exibir√° uma lista com as suas √ļltimas 12 contas de energia, apresentando:

Mês/Ano
Status de pagamento
Ao clicar, você poderá ver os seguintes detalhamentos da conta de energia:

Consumo (em kWh)
Valor
Data de vencimento
Data de pagamento
Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

10 РAlteração de titular
Para alterar o titular de uma instala√ß√£o, em caso de mudan√ßa para novo endere√ßo, por exemplo, acesse Cemig Atende Web e escolha a op√ß√£o “Troca de Titularidade”.

Nessa opção, o cliente verá uma lista com os documentos que devem ser anexados.

Ao fim da p√°gina, clique na op√ß√£o “Aceito os termos do contrato de ades√£o dispon√≠vel no portal da Cemig”, ap√≥s a leitura do contrato.

Abaixo, o cliente dever√° preencher o n√ļmero da instala√ß√£o ou medidor (dispon√≠vel na conta de luz) que ser√° assumido por ele e clicar em VERIFICAR.

Siga as instru√ß√Ķes seguintes do sistema para concluir. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

11 РLigação nova
O servi√ßo permite solicitar uma nova liga√ß√£o urbana de baixa tens√£o. Para tal, acesse a op√ß√£o “Liga√ß√£o Nova”, no Cemig Atende Web.

Nessa opção, o cliente verá uma lista com os documentos que devem ser anexados.

Ao fim da p√°gina, clique na op√ß√£o “Aceito os termos do contrato de ades√£o dispon√≠vel no portal da Cemig”, ap√≥s a leitura do contrato, e clique no bot√£o CONTINUAR.

Preencha todos os campos do formulário da página e anexe os respectivos documentos. Clique em SALVAR ao final, para registrar sua solicitação.

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

12 РParcelamento de débitos
Os clientes inadimplentes poder√£o ver as contas de energia que est√£o vencidas e solicitar o parcelamento.

Acesse o canal Cemig Atende Web, v√° √† op√ß√£o “Parcelamento de D√©bitos” e leia com aten√ß√£o as principais regras e os termos do TARD – Termo de Acordo e Reconhecimento de D√≠vidas.

Ao final do serviço, serão disponibilizados um arquivo em PDF do TARD РTermo de Acordo e Reconhecimento de Dívida e o boleto para pagamento da entrada. A entrada do parcelamento deve ser paga na data de sua emissão.

Quando a unidade consumidora estiver desligada, será necessário solicitar a religação e apresentar o comprovante de pagamento da entrada ao eletricista na unidade consumidora.

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

13 – Alterar data de vencimento da fatura
Você pode alterar a data de vencimento da conta de energia conforme sua necessidade e conveniência.

Informamos que, devido ao ajuste que o sistema faz para alterar a data, existe a possibilidade de ocorrer o vencimento de duas faturas durante o mês.

Alertamos também que, alterando a data de vencimento agora, uma nova alteração somente poderá ser feita após 12 meses.

Para solicitar a alteração, utilize os seguintes canais:

– Cemig Atende Web: Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Alterar Data de Vencimento da Fatura”. Em seguida, escolha uma das datas dispon√≠veis no calend√°rio e clique em SOLICITAR.

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende: Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Altera√ß√£o de vencimento” e, em seguida, selecione seu endere√ßo. O sistema exibir√° a lista com as datas dispon√≠veis. Clique na data desejada. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

14 РAtualizar endereço
O servi√ßo permite alterar o endere√ßo de entrega da conta de energia para outro local de Minas Gerais. Para simplificar, recomendamos que fa√ßa a ades√£o da conta por e-mail, conforme instru√ß√Ķes do servi√ßo “Conta por e-mail” (op√ß√£o 3, nesta p√°gina).

Para instala√ß√Ķes localizadas em √°rea urbana, caso haja op√ß√£o de receber a conta de luz em endere√ßo alternativo ao do local do padr√£o de entrada de energia el√©trica, ser√° cobrado mensalmente o valor correspondente √†s despesas com o envio postal pelos Correios, conforme previsto na Resolu√ß√£o Normativa da ANEEL ‚Äď Ag√™ncia Nacional de Energia El√©trica n¬ļ 414/2010.

Você pode alterar pelos seguintes canais:

– Cemig Atende Web: Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Atualizar Endere√ßo de Entrega da Conta”. Em seguida, escolha uma das op√ß√Ķes de altera√ß√£o, digite os dados de acordo com a escolha e clique em SOLICITAR.

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende: Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Alterar Endere√ßo de Entrega” e, em seguida, selecione seu endere√ßo. O sistema exibir√° em qual endere√ßo a conta de energia √© entregue atualmente. Caso deseje, clique em ALTERAR. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

15 – Atualizar dados
O servi√ßo permite o encaminhamento da solicita√ß√£o de corre√ß√£o cadastral nos dados do cliente pela op√ß√£o “Atualiza√ß√£o de Cadastro do Cliente”, no Cemig Atende Web.

Preencha seus dados corretamente, anexe os documentos comprobatórios dos seus dados e clique em SALVAR.

Recomendamos manter seu cadastro sempre atualizado para ser informado dos serviços da Cemig.

Voc√™ tamb√©m pode atualizar o seu cadastro pelo nosso site, clicando em “Quero ajudar”. Em apenas um minuto e sem sair de casa voc√™ faz o seu cadastro para receber informa√ß√Ķes e a conta por e-mail. E o melhor: a cada cadastro, a Cemig vai doar R$ 5 para ajudar hospitais p√ļblicos e filantr√≥picos da sua regi√£o. Voc√™ n√£o paga nada: quem faz a doa√ß√£o √© a Cemig.

16 – Informar conta paga
O cliente pode informar que a sua fatura foi paga e evitar a suspens√£o da energia caso o vencimento tenha ocorrido h√° menos de 15 dias.

Após 15 dias de atraso no pagamento, a ordem de corte já pode ter sido expedida, e o cliente deve apresentar a fatura paga à equipe da Cemig, quando esta chegar ao local.

Você pode informar a conta paga pelos seguintes canais:

– Cemig Atende Web: Acesse o site e, ap√≥s fazer o login, escolha a op√ß√£o “Informar Conta Paga”. Siga as instru√ß√Ķes do sistema. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

– App Cemig Atende: Ap√≥s fazer o login no app, escolha a op√ß√£o “Informar Conta Paga” e, em seguida, selecione seu endere√ßo. Siga as instru√ß√Ķes do sistema. Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

17 – Cancelamento de contrato
Esse serviço possibilita o encerramento de contrato de instalação vinculada ao cliente. O serviço está disponível apenas para o titular da conta.

Acesse o canal Cemig Atende Web e selecione a op√ß√£o “Encerramento de contrato” e leia as instru√ß√Ķes com cuidado.

Voc√™ pode fazer o encerramento informando a leitura do seu medidor pelo sistema ou fazendo o c√°lculo pela m√©dia de consumo dos √ļltimos 12 meses.

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.

18 – Den√ļncias
Pela op√ß√£o “Manifesta√ß√£o do Cliente”, no Cemig Atende Web, o cliente pode encaminhar den√ļncia, elogio ou sugest√£o. Por essa op√ß√£o √© poss√≠vel denunciar liga√ß√Ķes clandestinas.

Caso n√£o seja cadastrado, ser√° necess√°rio criar um login com os dados do titular da conta e as informa√ß√Ķes presentes na sua conta de energia.