APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

No Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, a Cemig reforça o seu compromisso com energia de qualidade

Focada na sustentabilidade, ações da companhia são pautadas na responsabilidade socioambiental; comercialização de energia renovável é um dos exemplos

As mudanças climáticas são um dos grandes desafios mundiais da atualidade. O que antes era apenas falado, como efeito estufa e aquecimento global, agora é sentido por todos. Por isso, o Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas foi criado para chamar a atenção da população a refletir e se conscientizar sobre o tema e também para a realização de ações que contribuam para a redução do impacto dessas mudanças no planeta. A Cemig acredita que é possível manter o desenvolvimento de maneira sustentável para beneficiar a sociedade e preservar a natureza.

Uma das ações da empresa que merece destaque é a venda de energia renovável por meio da Usina de Emborcação, localizada em Araguari (MG), que foi certificada pelo sistema International Renewable Energy Certificate Standard (I-REC) – plataforma internacional de auditoria e emissão de Certificados de Energia Renovável. “O reconhecimento inédito para a Cemig reafirma o compromisso da companhia em oferecer aos clientes uma energia de alta qualidade e exclusivamente proveniente de fontes renováveis”, enfatiza Érika Silveira Torres, engenheira de Sustentabilidade Empresarial da Cemig.

A certificação significa que a energia da usina pode ser utilizada para neutralizar emissões de gases de efeito estufa (GEE) no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol – ferramenta desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI), método utilizado para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE.

Foco em Sustentabilidade

Estudos apontam que problemas causados pelas mudanças climáticas cada vez mais atingem a sociedade, os negócios e o meio ambiente, e que a população mais vulnerável é e será a mais afetada. Com essa preocupação, a Cemig realiza ações sustentáveis de prevenção e de combate aos impactos das mudanças do clima. Dessa forma, a companhia reafirma o compromisso em oferecer energia de qualidade aos seus milhões de clientes.

A engenheira de Sustentabilidade Empresarial da Cemig afirma que a companhia, em sua trajetória de sustentabilidade, sempre pautou suas iniciativas baseadas em responsabilidade socioambiental. “Dessa forma, a Cemig continua a desenvolver ações que fortalecem esse legado, impulsionando o mercado com o fornecimento de energia renovável, promovendo a inovação tecnológica com projetos de P&D com foco em descarbonização e armazenamento de energia, além de buscar oferecer para seus clientes serviços de melhor qualidade e eficiência”, argumenta.

Sintonia com ODS 13 da ONU

Entre outras práticas, a companhia também desenvolve programas de uso eficiente da energia elétrica e geração distribuída por meio da Cemig SIM. Oferece serviços de eficiência energética para diversas entidades, como hospitais, escolas e indústrias. Dessa forma, além manter o aumento da temperatura do planeta abaixo de 2ºC, a Cemig contribui para o cumprimento do ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“O modelo de negócio de baixo carbono está contribuindo para redução das emissões de GEE e também para mitigação dos impactos da mudança climática na sociedade”, complementa Érika Torres.

Outros reconhecimentos

ÍNDICE CARBONO EFICIENTE ICO2: A Cemig é integrante da Carteira 2020/2021 do Índice Carbono Eficiente ICO2 da B3. Esse índice avalia as práticas transparentes com relação a emissões de gases efeito estufa (GEE).

CDP DISCLOSURE INSIGHT ACTION – Questionário Mudança Climática: classificada na categoria de liderança (A list), a Cemig é a única empresa do setor elétrico da América Latina a obter essa pontuação. Reconhece a excelência na gestão dos recursos hídricos, sendo a única do setor elétrico brasileiro entre as empresas líderes em gestão de mudanças climáticas.

TOP 100 GREEN UTILITES: Este é um ranking das 100 principais empresas de geração de energia que possuem práticas focadas na geração de energia renovável e redução de emissões de gases de efeito estufa. A Cemig ocupa a 23ª posição, sendo que somente mais duas empresas brasileiras integram o índice.

Marcas Cemig