APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

PCH Machado Mineiro

PCH Machado Mineiro

Hidrelétrica

 

Início da Construção

1989

In√≠cio das Opera√ß√Ķes

1992

Altura da Barragem

42m

Comprimento da Barragem

360m

Volume do Reservatório

205,97hm³

Potência Instalada

1,72MW

Unidades Geradoras

2

A PCH (pequena central hidrel√©trica) Machado Mineiro iniciou sua opera√ß√£o em 1992, no rio Pardo, entre os munic√≠pios de Ninheira e √Āguas Vermelhas, MG. Com 2 unidades geradoras, a usina oferece 1,72 MW de pot√™ncia instalada.

Composta por barramentos de terra, enrocamento com n√ļcleo de argila e concreto, a barragem da PCH Machado Mineiro possui cerca de 360 m de comprimento de crista e 42 m de altura m√°xima. Seu reservat√≥rio funciona a fio d‚Äô√°gua, possuindo cerca de 21,35 km¬≤ de √°rea inundada e capacidade m√°xima de acumula√ß√£o de 205,97 hm¬≥.
O sistema extravasor da PCH Machado Mineiro é composto por Vertedouro de Soleira Controlada (VS), provido de três comportas segmento de 10,50 m de altura e 8 m de largura, totalizando uma capacidade máxima de descarga de 2029 m³/s.

Constru√≠da em concreto, a Tomada d‚Äô√Āgua da PCH Machado Mineiro conta com tr√™s v√£os, totalizando 44,70 m de comprimento de crista. Sua concep√ß√£o foi realizada com o intuito de atender os sistemas de pereniza√ß√£o (3,78 m¬≥/s), irriga√ß√£o (4,60 m¬≥/s) e gera√ß√£o de energia (vaz√£o m√°xima de 12 m¬≥/s). A √°gua aduzida √© conduzida por dois conduto for√ßados, localizados dentro da galeria de adu√ß√£o, os quais alimentar√£o duas unidades geradoras localizadas na Casa de For√ßa da PCH Machado Mineiro.

Do tipo abrigada, a Casa de Força da PCH Machado Mineiro conta com duas turbinas do tipo Francis de eixo horizontal. A restituição da vazão turbinada ocorre por canal de fuga, no leito do rio Pardo.