APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

UHE Martins

UHE Martins

Hidrelétrica

 

Início da Construção

1941

In√≠cio das Opera√ß√Ķes

1946

Altura da Barragem

9m

Comprimento da Barragem

165m

Volume do Reservatório

0,032hm³

Potência Instalada

7,7MW

Unidades Geradoras

4

Localizada no rio Uberabinha, a PCH (pequena central hidrel√©trica) Martins conta com 4 unidades geradoras, totalizando 7,70 MW de pot√™ncia instalada. √Č de propriedade da Cemig Gera√ß√£o Oeste S.A. e foi constru√≠da entre os anos de 1941 e 1946 no munic√≠pio de Uberl√Ęndia, MG.

O empreendimento é constituído por barramento de concreto, com altura máxima de 9,00 m e 170,00 m de comprimento de crista. Seu reservatório possui, aproximadamente, 0,05 km² de área inundada e capacidade máxima de acumulação 0,046 hm³.

O sistema extravasor da PCH Martins é composto por um Vertedouro de Soleira Livre (VL) e um Vertedouro Controlado (VC), totalizando um vertimento máximo de 704,00 m³/s. Desta forma, o controle de vertimento é realizado mediante sete comportas do tipo Setor, acionadas por Pórtico Rolante.

Situado na margem esquerda, a Tomada d‚Äô√Āgua (TA) da PCH Martins √© do tipo gravidade, composta por 4 v√£os. A √°gua aduzida √© conduzida por um canal de adu√ß√£o, com cerca de 600 m de extens√£o, at√© a C√Ęmara de Carga, de onde saem dois condutos for√ßados com 2,00 m de di√Ęmetro e 156,00 m de comprimento. Cada um dos condutos se subdivide em dois, os quais alimentar√£o quatro unidades geradoras localizadas na casa de for√ßa da PCH Martins.