APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Veja como funciona o radar meteorológico da Cemig!

.Saiba com o radar meteorol√≥gico da Cemig instalado em Mateus Leme consegue obter informa√ß√Ķes importantes utilizadas na previs√£o do tempo em Minas Gerais!

Você já viu um radar meteorológico? Ele permite identificar, por meio da emissão e recepção de ondas, a formação de chuvas, tempestades e granizo. O nosso radar está instalado no Morro do Elefante, no município de Mateus Leme, em Minas Gerais. Sua localização estratégica, a cerca de 1.270 metros de altitude e quase sem barreiras em sua área de influência, possibilita uma ampla varredura.

Ele consegue monitorar, com efici√™ncia, um raio de 250 km, mas pode alcan√ßar at√© 350 km para avalia√ß√Ķes qualitativas de entradas de tempestades no Estado de Minas Gerais. Com a utiliza√ß√£o do radar, √© poss√≠vel prever com maior precis√£o a ocorr√™ncia e intensidade de chuvas e, assim, alertar a Defesa Civil sobre tempestades que poder√£o trazer consequ√™ncias s√©rias para a popula√ß√£o, permitindo uma atua√ß√£o preventiva.

Benefícios

Nossos tr√™s principais segmentos de neg√≥cios (gera√ß√£o, transmiss√£o e distribui√ß√£o) s√£o diretamente impactados pelos fen√īmenos meteorol√≥gicos. Esse foi um dos principais motivos para o investimento na implanta√ß√£o do radar meteorol√≥gico.

Com uma das maiores redes de distribui√ß√£o da Am√©rica Latina, temos nosso sistema el√©trico suscet√≠vel a fen√īmenos da natureza como descargas atmosf√©ricas, tempestades e ventos fortes. Esses fen√īmenos podem ocasionar indesej√°veis interrup√ß√Ķes no fornecimento de energia. Uma previs√£o sobre onde uma tempestade ocorrer√° n√£o evitar√° desligamentos s√ļbitos, mas ir√° permitir alocar, com anteced√™ncia, equipes de manuten√ß√£o nos lugares e hor√°rios necess√°rios, auxiliando a recompor o sistema rapidamente.

O radar tamb√©m √© estrat√©gico para o controle e opera√ß√£o dos reservat√≥rios das usinas hidrel√©tricas. Com a antecipa√ß√£o das informa√ß√Ķes sobre a dire√ß√£o de deslocamento e a intensidade das chuvas, pode-se estimar a quantidade de √°gua que chegar√° ao reservat√≥rio e ajustar sua opera√ß√£o hidr√°ulica para minimizar os efeitos das cheias para a popula√ß√£o e para o empreendimento.

Considerando a significativa relev√Ęncia dos alertas meteorol√≥gicos para a sociedade, a Cemig assinou conv√™nio com o Instituto Mineiro de Gest√£o das √Āguas (Igam) ***LINK****, que assumiu as fun√ß√Ķes de operar e manter o radar o meteorol√≥gico, al√©m de produzir alertas meteorol√≥gicos que s√£o repassados para a Defesa Civil do Estado e dos munic√≠pios mineiros.