APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Entenda o funcionamento da energia solar

.Aprenda mais sobre como é possível coletar a energia emitida pelo sol e transformá-la em eletricidade limpa para qualquer tipo de aplicação.

foto: iStock

A energia solar é aquela que é obtida por meio da luz e do calor emitidos pelo Sol. Ela pode ser aproveitada de forma fotovoltaica ou térmica, gerando energia elétrica e térmica, respectivamente. Considerada uma fonte de energia limpa, a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética.

Mas como funciona a energia solar? A luz solar pode ser captada por meio de diversas tecnologias, como painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares, por exemplo. Logo, ao ser captada, essa luz é convertida em energia:

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Essa conversão é realizada pelas chamadas células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor, normalmente o silício. Ao incidir sobre as células, a luz solar provoca a movimentação dos elétrons do material condutor, transportando-os pelo material até serem captados por um campo elétrico (formado por uma diferença de potencial existente entre os semicondutores). Dessa forma, gera-se eletricidade.

Energia solar heliotérmica

J√° no sistema heliot√©rmico, s√£o utilizados pain√©is solares (espelhos, coletores, heli√≥statos), que refletem a luz solar, concentrando-a em um √ļnico ponto no qual h√° um receptor. Esse receptor √© formado por um l√≠quido, que √© por sua vez √© aquecido pela luz solar refletida nos pain√©is. Esse l√≠quido √© respons√°vel pelo armazenamento de calor, aquecendo a √°gua nas usinas e, assim, produzindo o vapor que movimenta as turbinas nas usinas, provocando o acionamento de geradores, que produzem energia el√©trica.

Apesar do crescimento do uso da energia solar nos √ļltimos anos, essa forma energ√©tica representa apenas 1,3% da energia el√©trica gerada no mundo. A China se destaca no ranking de pa√≠ses que investem nesse setor, representando cerca de 26% das instala√ß√Ķes de energia solar do mundo.