APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Biomassa: uma alternativa aos combustíveis fósseis

.Saiba o que é a Biomassa e porque ela é uma fonte energética promissora e potencial alternativa aos combustíveis fósseis

Foto: iStock

A biomassa √© toda mat√©ria org√Ęnica, de origem vegetal ou animal, que pode ser utilizada na produ√ß√£o de energia. Ela √© obtida por meio da decomposi√ß√£o de uma variedade de recursos renov√°veis, como plantas, madeira, res√≠duos agr√≠colas, restos de alimentos, excrementos e at√© do lixo.

No setor elétrico, ela se torna uma alternativa promissora, destacando a cogeração no setor sucroalcooleiro e o carvão vegetal na siderurgia. Além disso, um aspecto interessante da biomassa como fonte energética é o fato de que, além de ser renovável, ela emite menos dióxido de carbono do que os combustíveis fósseis e contribui para a redução do efeito estufa, um dos grandes problemas ambientais da atualidade.

A utiliza√ß√£o do combust√≠vel produzido a partir da cana-de-a√ß√ļcar no lugar da gasolina (derivado do petr√≥leo) representa um grande avan√ßo social, econ√īmico e uma importante medida de preserva√ß√£o do meio ambiente. Outras plantas, como a mandioca, o baba√ßu e as oleaginosas tamb√©m podem ser utilizadas para a produ√ß√£o de ‚Äúcombust√≠vel verde‚ÄĚ, um bom exemplo √© o biodiesel.

A Cemig conta com parcerias para o desenvolvimento de tecnologias para geração de eletricidade por meio de gases de carvoaria e de resíduos do cultivo de florestas energéticas e da produção de carvão vegetal. Também está em andamento o projeto de geração de energia a partir de gaseificação de biomassa para acionamento de células a combustíveis.