APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Projeto de P&D com participação da Cemig avalia visão de negócios do setor de distribuição de energia

.Iniciativa produziu material técnico e científico sobre as tarifas da distribuição no Brasil

A Cemig participou de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com o objetivo de avaliar a visão de negócios do setor de distribuição de energia e as metodologias de desenho de tarifas atuais, além de propor novas modalidades tarifárias para o setor elétrico brasileiro e avaliar os impactos destas propostas. Trata-se do P&D D647 – Modernização de Tarifas, projeto cooperado entre várias empresas do setor elétrico.

O projeto foi motivado pelo contexto global de forte mutação tecnológica, com significativas reduções de custos em algumas classes de tecnologias – como, por exemplo, os recursos energéticos distribuídos (RED) e as tecnologias de medição avançada e de comunicação bidirecional para consumidores varejistas. É o que explica o gerente de tarifas da Cemig, Giordano de Pinho Matos. “A ampliação das possibilidades de escolha dos consumidores finais criou condições para uma participação mais ativa desse consumidor na gestão do seu consumo de energia. Este cenário gera a necessidade de um novo marco regulatório de tarifas para o setor”, comenta o gerente, que é responsável pelo projeto por parte da companhia.

Giordano destaca que modelos de tarifação não podem ser adotados com base em metodologias prontas, importadas de outros países ou outras experiências. “Cada país possui a sua idiossincrasia no setor de distribuição de energia elétrica, o que demanda soluções específicas de tarifação. Espera-se, portanto, obter um sistema que atenda às principais premissas de um bom modelo tarifário”, avalia.

Resultados

A partir do projeto, foram publicados três livros com avaliação do novo cenário do setor elétrico e propostas de tarifação neste novo contexto: Recursos Energéticos Distribuídos e Suas Potencialidades; Visões Sobre o Futuro da Tarifa de Distribuição de Energia Elétrica e Repensando as Tarifas do Setor de Distribuição de Energia Elétrica. Os produtos do projeto incluem, ainda, vasto material técnico e científico, disponível no endereço tarifamoderna.com.br.

O projeto – iniciado no ano de 2018 e concluído em março de 2021 – foi proposto pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), dentro do Programa de P&D regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e teve como executoras as empresas Daimon, Siglasul, Gesel e PSR.

O custo total do projeto foi da ordem de R$ 7 milhões. A Cemig contribuiu com 9,23% desse valor, por meio de recursos do Programa de P&D regulado pela ANEEL.

Marcas Cemig