APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Choques elétricos têm aumentado no país e Cemig recomenda atenção para evitar acidentes

.Apenas nos primeiros seis meses deste ano, o Brasil registrou mais de 350 mortes causadas por choques elétricos

Mexer no celular enquanto ele est√° carregando na tomada parece um procedimento simples e corriqueiro, e muita gente j√° fez pelo menos uma vez na vida. Mas essa situa√ß√£o √© arriscada e pode causar acidentes graves com a energia el√©trica, com s√©rias les√Ķes e at√© levar a morte. Este √© s√≥ um exemplo dos perigos da energia el√©trica quando mal utilizada.

De acordo com dados da Associa√ß√£o Brasileira de Conscientiza√ß√£o para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), apenas no primeiro semestre de 2020 os choques el√©tricos somaram 434 ocorr√™ncias, que resultaram em 355 mortes em todo o pa√≠s. Os dados s√£o considerados alarmantes, pois os n√ļmeros s√£o superiores a todo o ano de 2019, quando foram registradas 228 mortes.

Somente em Minas Gerais, a Abracopel contabilizou, de janeiro a junho, 20 acidentes com choques elétricos, que causaram 18 mortes. Foram 11 ocorrências na rede aérea (com 9 mortes), 5 mortes na construção civil, uma morte em poste, uma morte em residência, uma morte na zona rural e uma morte em estabelecimento comercial.

Na constru√ß√£o civil, o maior risco de acidentes √© relacionado com as tarefas realizadas na mesma altura da rede de m√©dia tens√£o, como a reforma de telhado e constru√ß√£o de segundo e terceiro pavimentos, por exemplo. ‚Äú√Č preciso ter muito cuidado, porque na rede de m√©dia tens√£o n√£o √© necess√°rio nem o contato direto para se machucar. A simples aproxima√ß√£o j√° pode causar choque de at√© 13.800 volts, o que provoca queimaduras graves e at√© mesmo a morte‚ÄĚ, alerta o gerente de Sa√ļde e Seguran√ßa do trabalho da Cemig, Jo√£o Jos√© Magalh√£es Soares.

Os profissionais que utilizam cabos de rolo de pintura feitos de alum√≠nio ou de outros materiais condutores de eletricidade tamb√©m devem ser bem cautelosos na hora do manuseio. Mas o engenheiro da Cemig alerta que cabos de madeira tamb√©m conduzem eletricidade ao tocar ou se aproximar da rede de alta tens√£o e exp√Ķem as pessoas ao mesmo risco de choque el√©trico.

‚Äú√Č importante ressaltar que a utiliza√ß√£o de equipamentos de prote√ß√£o individuais e coletivos para impedir a queda de n√≠vel para trabalhos em altura tamb√©m s√£o indispens√°veis. Boa parte dos acidentes com a rede el√©trica √© provocada pela queda e n√£o pelo choque em si, inclusive as fatalidades. H√° relatos de trabalhadores que, ao se desequilibrarem de andaimes, tocaram na rede el√©trica e foram eletrocutados‚ÄĚ, explica Jo√£o Jos√© Magalh√£es Soares.

Cuidados nas residências

Com as pessoas ficando mais em casa, em fun√ß√£o do isolamento social por conta da pandemia do novo coronav√≠rus, a Cemig recomenda bastante cuidado para evitar a√ß√Ķes em rela√ß√£o √† energia el√©trica que podem causar acidentes com graves consequ√™ncias e at√© mesmo fatalidades, como a utiliza√ß√£o de ‚Äúbenjamins ou Ts‚ÄĚ ou outros adaptadores.

O gerente de Sa√ļde e Seguran√ßa da Cemig destaca que as ‚Äúgambiarras‚ÄĚ nas instala√ß√Ķes el√©tricas s√£o totalmente desaconselh√°veis e perigosas. ‚ÄúEsses improvisos s√£o inseguros e aumentam muito a chance de sobrecarga e consequentemente a possibilidade de acontecer acidentes‚ÄĚ, afirma.

Caso haja a necessidade de se ligar v√°rios equipamentos em uma mesma tomada, o ideal √© a utiliza√ß√£o de um filtro de linha que, em caso de sobrecarga de energia, ir√° se desligar automaticamente. Mas vale destacar que os filtros de linha podem ser utilizados desde que seu dispositivo interno de prote√ß√£o esteja operante e n√£o tenha sofrido altera√ß√Ķes.

A Cemig alerta também à população que, em caso de necessidade de qualquer manutenção na rede elétrica, é importante que o disjuntor da residência seja desligado para reduzir as chances de acidentes com a eletricidade. Além disso, é importante lembrar: sempre que for necessário esse tipo de manutenção, procure um profissional especializado.

Um item de grande import√Ęncia e aten√ß√£o s√£o os trilhos de cortina. H√° situa√ß√Ķes que esses tipos de trilhos n√£o cabem em elevadores ou escadas dos pr√©dios e as pessoas optam por i√ß√°-los pela janela. Mas, ao tentar colocar os trilhos pela janela, na altura da rede de energia el√©trica nos postes, ele se aproxima ou toca a rede el√©trica e causa acidentes graves ‚Äď podendo causar at√© a morte de quem os manuseia.

Dispositivos móveis

Outra recomendação importante é em relação aos dispositivos móveis, como celulares e tablets. Aparentemente inofensivos, esses equipamentos podem causar acidentes graves. Somente no ano passado, conforme dados da Abracopel, foram registrados 19 acidentes durante o carregamento de celulares que causaram 15 mortes.

O gerente de Sa√ļde e Seguran√ßa da Cemig alerta que o carregamento de tais aparelhos deve ser feito sobre uma superf√≠cie lisa e bem ventilada, livre de materiais combust√≠veis como tecidos de toalhas de mesa, colchas de camas e forros de sof√°s, dentre outros. ‚ÄúEm caso de princ√≠pio de inc√™ndio, os materiais queimar√£o com facilidade e propagar√£o as chamas a outros c√īmodos da casa ou do apartamento‚ÄĚ, explica.

Atenção especial no banheiro

A utiliza√ß√£o de equipamentos el√©tricos e eletr√īnicos no banheiro tamb√©m requer bastante cautela. ‚ÄúA √°gua √© grande condutora de energia el√©trica. Dessa forma, ap√≥s sair do chuveiro, as pessoas devem evitar fazer o uso de secadores, barbeadores el√©tricos e chapinhas enquanto estiverem molhados. Tamb√©m n√£o se pode deixar a fia√ß√£o desses aparelhos em superf√≠cies molhadas. Esse tipo de equipamento s√≥ deve ser utilizado quando a pessoa estiver totalmente seca‚ÄĚ, alerta Magalh√£es.

Trocar a resistência do chuveiro quando ocorre a queima da mesma é uma tarefa relativamente simples, mas, como qualquer execução de serviços na instalação elétrica, pode provocar acidentes com a rede elétrica, se os devidos cuidados não forem tomados. Por isso, o mais prudente é que sempre um profissional treinado realize o serviço.

Marcas Cemig