APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig é destaque no Observatório da Transparência

.Companhia é reconhecida pelas práticas demonstradas em seu Relatório Anual de Sustentabilidade

A Cemig acaba de ser incluída na lista da primeira pesquisa do Observatório da Transparência. O projeto – iniciativa da organização internacional Global Reporting Iniciative (GRI) no Brasil – tem o objetivo de reconhecer empresas que tenham mostrado boa aderência aos “Princípios GRI” em seu último Relatório Anual de Sustentabilidade, importante ferramenta direcionada à gestão adequada de indicadores ambientais, sociais e econômicos dentro das organizações, que impacta na forma como as empresas se comunicam com a sociedade e se apresentam ao mercado.

Dentre as empresas que compõem a seleta lista, além da Cemig, estão nomes como Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Eletrobrás e Petrobrás. A pesquisa partiu da lista das 100 maiores empresas no Brasil e de relatos ESG (sigla em inglês para “Ambiental, Social e Governança”, um indicador que pode ser usado para investimentos com critérios de sustentabilidade) da KPMG – organização global de firmas independentes que atuam na área de auditoria e consultoria.

É o que explica Adiéliton Galvão de Freitas, gerente de Sustentabilidade da Cemig, companhia que publica periodicamente o Relatório Anual de Sustentabilidade, documento que informa de maneira transparente os impactos causados pelas atividades cotidianas da empresa e que demonstra seu compromisso com uma economia sustentável. “Dessa lista inicial, foram destacadas 73 empresas com relatório anual, integrado ou de sustentabilidade no país. Em seguida, foram aplicados filtros desenvolvidos com base em princípios da GRI, como Confiabilidade, Completude, Exatidão e Clareza”, comenta Adiéliton. Desta forma, as empresas foram avaliadas por meio de uma comparação entre o conteúdo dos relatos ESG e informações publicadas na mídia. “A metodologia do filtro aplicado foi avaliada e aprovada pela GRI e por um comitê técnico externo formado por especialistas”, completa o gerente.

A presença na lista da pesquisa do Observatório da Transparência é mais uma evidência dos esforços que a Cemig vem implementando para se adequar às expectativas relacionadas à sustentabilidade, cobradas de todas as grandes empresas e corporações na atualidade. A inclusão também reafirma o alinhamento da companhia aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). “A Cemig acredita que ser sustentável é atuar com responsabilidade socioambiental, adotando práticas que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e que promovam o desenvolvimento econômico inclusivo e equilibrado”, finaliza Adiéliton.

Cemig reconhecida entre as mais sustentáveis do mundo

Em 2021, a Cemig também foi destaque mundial no Sustainability Yearbook 2021, ranking de sustentabilidade da Standard & Poor’s, que avaliou mais de 7 mil empresas. A companhia foi premiada por estar na categoria das empresas do setor elétrico mundial que obtiveram as melhores pontuações no Corporate Sustainability Assessment (CSA), questionário que é a base para vários índices ESG. Entre as 220 empresas do setor elétrico avaliadas no mundo, a Cemig ficou na 15ª posição. A distinção coloca a Cemig na lista das empresas mais sustentáveis do planeta, na visão do Dow Jones Sustainability Index (DJSI), um dos índices mais antigos e reconhecidos pelo mercado.

A Cemig também é classificada como “Prime” – categoria atribuída a empresas que possuem alta performance em ESG – desde o ano de 2016, pela Institutional Shareholder Services Inc. (ISS), fornecedora global de soluções de governança corporativa, investimento responsável, inteligência de mercado e conteúdo editorial para investidores institucionais e corporações em todo o mundo.

Recentemente, a Cemig conquistou também o Troféu Transparência Especial 25 anos, realizado pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, após análise da qualidade das suas demonstrações financeiras. Ainda em 2021, a companhia também foi contemplada com o Prêmio Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica, na categoria “Evolução do Desempenho”, que avalia a atual performance das distribuidoras de energia elétrica de todo o país. A premiação, realizada anualmente, visa orientar e aprimorar o modelo de gestão das concessionárias de distribuição de energia elétrica, promovendo melhorias para o desenvolvimento do setor.

 

Cemig é destaque no Observatório da Transparência

Cemig Divulgação

 

Marcas Cemig