APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig alerta sobre segurança com a rede elétrica durante tempestades de verão

.População deve ficar atenta durante os temporais para evitar acidentes com a rede elétrica

A proximidade da chegada da esta√ß√£o mais quente do ano √© o momento de focar na preven√ß√£o. O ver√£o do Sudeste brasileiro √© caracterizado pelas tempestades que acontecem, principalmente, nos fins de tarde. Por isso, a Cemig alerta que a popula√ß√£o deve ficar atenta aos perigos desse fen√īmeno meteorol√≥gico, que geralmente √© acompanhado da ocorr√™ncia de raios, rajadas de ventos e inunda√ß√Ķes. Nessas condi√ß√Ķes, √© necess√°rio que as pessoas redobrem os cuidados com a rede el√©trica para evitar acidentes, choques ou perdas de equipamentos.

De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho Francis Nascimento, da Cemig, alguns procedimentos devem ser adotados pela população durante as tempestades, como desligar das tomadas os equipamentos elétricos, evitando o risco de queimá-los e também de colocar em risco a vida das pessoas.

‚ÄúDurante as chuvas, havendo descarga atmosf√©rica, esta pode cair nas proximidades da edifica√ß√£o ou at√© mesmo na rede el√©trica. Essa descarga pode chegar √†s resid√™ncias por meio de indu√ß√£o do raio na instala√ß√£o el√©trica da casa ou pela fia√ß√£o da rede el√©trica, podendo atingir os moradores ou seus equipamentos. √Č importante salientar que os equipamentos devem ser desligados antes de a tempestade come√ßar, pois, h√° risco de choque el√©trico se isso for feito durante a chuva‚ÄĚ, explica o engenheiro.

Em função da grande incidência de raios em Minas Gerais, o sistema elétrico da Cemig é equipado com para-raios de média tensão que protegem os equipamentos instalados ao longo dos circuitos, mas que também é possível o cliente adquirir a proteção para baixa tensão, que deve ser instalada no ponto de entrega (padrão), com o intuito de reduzir os riscos dentro da edificação. Há para-raios vendidos no mercado para instalação dentro das residências. Se essa for a decisão, procure um eletricista capacitado para realizar os serviços.

‚ÄúApesar disso, √© muito importante que durante as chuvas mais fortes e com muitos raios, os clientes desliguem os equipamentos eletroeletr√īnicos das tomadas para evitar que eles sejam danificados e at√© mesmo inutilizados‚ÄĚ, alerta.

Al√©m disso, o especialista da Cemig destaca que as pessoas n√£o devem jamais se aproximar de fios partidos. ‚ÄúCaso as pessoas se deparem com um fio partido, elas n√£o podem se aproximar ou tocar no cabeamento e, se poss√≠vel, n√£o devem permitir que outras pessoas se aproximem tamb√©m. A recomenda√ß√£o √© telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia‚ÄĚ, afirma. O especialista ressalta, ainda, que somente os profissionais autorizados pela companhia podem fazer interven√ß√Ķes na rede el√©trica.

O mesmo cuidado deve ser tomado em caso de queda de √°rvores sobre as vias p√ļblicas, pois elas podem cair sobre as redes el√©tricas e trazer consigo fios el√©tricos possivelmente energizados que ficam escondidos sob as folhas e podem causar acidentes graves.

Muito importante também não realizar quaisquer serviços em lajes ou telhados das residências. Além do risco de queda, há o risco de ser atingido por uma descarga atmosférica.

Se a residência estiver em área sujeita a alagamento é importante que, ao perceber o início de alagamento da residência, desligar imediatamente o disjuntor localizado no padrão de entrada para evitar problemas maiores.

Monitoramento de raios

A Cemig √© uma empresa do Setor El√©trico pioneira no monitoramento do tempo, consequentemente com a preocupa√ß√£o sobre as condi√ß√Ķes adversas do tempo. Como o Brasil est√° localizado em uma zona tropical, o clima quente favorece a forma√ß√£o de tempestades. No pa√≠s, √© registrada uma das maiores incid√™ncias de rel√Ęmpagos do planeta. Anualmente, mais de 1 milh√£o de raios s√£o contabilizados apenas em Minas Gerais, e essas descargas atmosf√©ricas podem causar acidentes com a popula√ß√£o e danos ao sistema el√©trico. Dessa forma, a empresa √© integrante do grupo que mant√©m um Sistema de Detec√ß√£o de Descargas Atmosf√©ricas.

Trata-se de uma rede de sensores que detectam a ocorrência de descargas atmosféricas. Após os sinais das descargas serem registrados pelos sensores, eles são enviados às centrais de processamento que identificam a localização e as características das descargas. Esses dados são disponibilizados para visualização em tempo real e armazenados para análises históricas.

Um dos produtos deste sistema é a aplicação no monitoramento do tempo. Esta atividade na Cemig tem quase três décadas, o que comprova a preocupação da empresa com os transtornos/prejuízos causados pelas tempestades. Além disso, a Cemig tem um setor de Meteorologia com equipe permanente.

‚ÄúOs meteorologistas mant√™m, com informa√ß√Ķes meteorol√≥gicas atualizadas, tanto a Cemig Distribui√ß√£o quanto a Cemig Gera√ß√£o e Transmiss√£o. No in√≠cio de cada semana s√£o realizadas reuni√Ķes com todos os setores da Cemig para apresentar a previs√£o do tempo para os pr√≥ximos dias. A partir deste momento, a equipe de meteorologia foca no monitoramento do tempo, que √© o acompanhamento dos sistemas atuantes. No monitoramento s√£o utilizados produtos do Sistema de Detec√ß√£o de Descargas Atmosf√©ricas, imagens de sat√©lite, informa√ß√Ķes de esta√ß√Ķes meteorol√≥gicas √† superf√≠cie, al√©m dos produtos do radar meteorol√≥gico‚ÄĚ, explica o meteorologista da Cemig Arthur Chaves.

Al√©m disso, a Cemig possui o Radar Meteorol√≥gico, que foi instalado no munic√≠pio de Mateus Leme, na Regi√£o Metropolitana de Belo Horizonte. Este instrumento atua no monitoramento de topos de nuvens para vigil√Ęncia meteorol√≥gica com alcance quantitativo de chuva e tempestades num raio de at√© 250 km e com alcance qualitativo at√© 450 km. O Radar beneficia cerca de 40 milh√Ķes de pessoas dentro da sua √°rea de abrang√™ncia de cerca de 500 mil km¬≤.

 

Fonte: Francis Nascimento, engenheiro de Segurança do Trabalho da Cemig
√Āudio: clique aqui

Marcas Cemig